A HISTÓRIA E A FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: A VISÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE FÍSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/494 |
Resumo: | A importância da História e da Filosofia da Ciência tem sido constantemente discutida e apontada tanto em periódicos especializados como em congressos da área de ensino de Ciências, de forma geral, e, de Física, de forma específica. Um dos principais resultados destas discussões é que a incorporação de aspectos históricos e filosóficos pode favorecer uma educação científica de melhor qualidade a população. Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma investigação feita com 50 licenciandos em Física de diferentes universidades do nordeste do Brasil, participantes de um curso de curta duração ofertado no encontro de físicos do norte e nordeste. Dentre os principais resultados, podemos notar que apesar do interesse em inserir discussões de tal natureza no ensino médio, ainda faltam subsídios aos licenciandos de Física no que diz respeito à inserção de tais discussões no ensino Médio. |
id |
IFRN-3_30ed0748ab46c8e0f38f3c60961aed9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/494 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
A HISTÓRIA E A FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: A VISÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE FÍSICAA importância da História e da Filosofia da Ciência tem sido constantemente discutida e apontada tanto em periódicos especializados como em congressos da área de ensino de Ciências, de forma geral, e, de Física, de forma específica. Um dos principais resultados destas discussões é que a incorporação de aspectos históricos e filosóficos pode favorecer uma educação científica de melhor qualidade a população. Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma investigação feita com 50 licenciandos em Física de diferentes universidades do nordeste do Brasil, participantes de um curso de curta duração ofertado no encontro de físicos do norte e nordeste. Dentre os principais resultados, podemos notar que apesar do interesse em inserir discussões de tal natureza no ensino médio, ainda faltam subsídios aos licenciandos de Física no que diz respeito à inserção de tais discussões no ensino Médio.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2011-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/49410.15628/holos.2011.494HOLOS; v. 1 (2011); 155-1671807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/494/424Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Boniek Venceslau da Cruz2022-05-01T20:44:38Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/494Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:44:38Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A HISTÓRIA E A FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: A VISÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE FÍSICA |
title |
A HISTÓRIA E A FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: A VISÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE FÍSICA |
spellingShingle |
A HISTÓRIA E A FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: A VISÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE FÍSICA Silva, Boniek Venceslau da Cruz |
title_short |
A HISTÓRIA E A FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: A VISÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE FÍSICA |
title_full |
A HISTÓRIA E A FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: A VISÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE FÍSICA |
title_fullStr |
A HISTÓRIA E A FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: A VISÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE FÍSICA |
title_full_unstemmed |
A HISTÓRIA E A FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: A VISÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE FÍSICA |
title_sort |
A HISTÓRIA E A FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: A VISÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE FÍSICA |
author |
Silva, Boniek Venceslau da Cruz |
author_facet |
Silva, Boniek Venceslau da Cruz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Boniek Venceslau da Cruz |
description |
A importância da História e da Filosofia da Ciência tem sido constantemente discutida e apontada tanto em periódicos especializados como em congressos da área de ensino de Ciências, de forma geral, e, de Física, de forma específica. Um dos principais resultados destas discussões é que a incorporação de aspectos históricos e filosóficos pode favorecer uma educação científica de melhor qualidade a população. Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma investigação feita com 50 licenciandos em Física de diferentes universidades do nordeste do Brasil, participantes de um curso de curta duração ofertado no encontro de físicos do norte e nordeste. Dentre os principais resultados, podemos notar que apesar do interesse em inserir discussões de tal natureza no ensino médio, ainda faltam subsídios aos licenciandos de Física no que diz respeito à inserção de tais discussões no ensino Médio. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/494 10.15628/holos.2011.494 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/494 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2011.494 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/494/424 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 1 (2011); 155-167 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951618064941056 |