UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A INSERÇÃO DA NATUREZA DA CIÊNCIA NA SALA DE AULA EM REVISTAS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3138 |
Resumo: | Estudos apresentados nas últimas décadas a respeito do tema Natureza da Ciência (NdC) têm mostrado a visão empírica que recaí sobre tais conteúdos que podem ser aplicados em sala de aula. O trabalho apresenta uma análise qualitativa e quantitativa feita em revistas da área de Ensino de Ciência. Ele teve o objetivo de analisar as metodologias utilizadas para a inserção do tema Natureza da Ciência nelas. Neste sentido, foi feita uma triagem de artigos em quatro (4) revistas nacionais e internacionais, que publicam artigos nesta direção. Nesta triagem encontramos 719 trabalhos que apresentam o termo Natureza da Ciência em seus resumos. Destes, somente 15 artigos passaram por uma análise, a qual tinha por objetivo incluí-los ou não no estudo. Como resultados, podemos notar que a maioria das intervenções didáticas sobre a NdC se dão na formação de professores, com destaque aos cursos de Física. Outro ponto relevante é a tentativa de inserção desta temática no ensino médio. Entretanto, um dado que chama a atenção, de forma negativa, é a falta de intervenções sobre a NdC no ensino fundamental, o que denota um possível campo de estudos futuros. |
id |
IFRN-3_cb2b3d22558d3a911a413bb97f8257d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/3138 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A INSERÇÃO DA NATUREZA DA CIÊNCIA NA SALA DE AULA EM REVISTAS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIASEnsino de CiênciasNatureza da CiênciaRevistasSala de AulaEstudos apresentados nas últimas décadas a respeito do tema Natureza da Ciência (NdC) têm mostrado a visão empírica que recaí sobre tais conteúdos que podem ser aplicados em sala de aula. O trabalho apresenta uma análise qualitativa e quantitativa feita em revistas da área de Ensino de Ciência. Ele teve o objetivo de analisar as metodologias utilizadas para a inserção do tema Natureza da Ciência nelas. Neste sentido, foi feita uma triagem de artigos em quatro (4) revistas nacionais e internacionais, que publicam artigos nesta direção. Nesta triagem encontramos 719 trabalhos que apresentam o termo Natureza da Ciência em seus resumos. Destes, somente 15 artigos passaram por uma análise, a qual tinha por objetivo incluí-los ou não no estudo. Como resultados, podemos notar que a maioria das intervenções didáticas sobre a NdC se dão na formação de professores, com destaque aos cursos de Física. Outro ponto relevante é a tentativa de inserção desta temática no ensino médio. Entretanto, um dado que chama a atenção, de forma negativa, é a falta de intervenções sobre a NdC no ensino fundamental, o que denota um possível campo de estudos futuros.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2016-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/313810.15628/holos.2016.3138HOLOS; v. 7 (2016); 266-2801807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3138/1604Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Boniek Venceslau da CruzSousa Azevedo, Elisangela da CostaNascimento, Lucas Albuquerque doCarvalho, Hermano Ribeiro de2022-05-01T20:20:07Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/3138Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:20:07Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A INSERÇÃO DA NATUREZA DA CIÊNCIA NA SALA DE AULA EM REVISTAS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS |
title |
UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A INSERÇÃO DA NATUREZA DA CIÊNCIA NA SALA DE AULA EM REVISTAS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS |
spellingShingle |
UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A INSERÇÃO DA NATUREZA DA CIÊNCIA NA SALA DE AULA EM REVISTAS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS Silva, Boniek Venceslau da Cruz Ensino de Ciências Natureza da Ciência Revistas Sala de Aula |
title_short |
UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A INSERÇÃO DA NATUREZA DA CIÊNCIA NA SALA DE AULA EM REVISTAS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_full |
UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A INSERÇÃO DA NATUREZA DA CIÊNCIA NA SALA DE AULA EM REVISTAS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_fullStr |
UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A INSERÇÃO DA NATUREZA DA CIÊNCIA NA SALA DE AULA EM REVISTAS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_full_unstemmed |
UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A INSERÇÃO DA NATUREZA DA CIÊNCIA NA SALA DE AULA EM REVISTAS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_sort |
UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A INSERÇÃO DA NATUREZA DA CIÊNCIA NA SALA DE AULA EM REVISTAS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS |
author |
Silva, Boniek Venceslau da Cruz |
author_facet |
Silva, Boniek Venceslau da Cruz Sousa Azevedo, Elisangela da Costa Nascimento, Lucas Albuquerque do Carvalho, Hermano Ribeiro de |
author_role |
author |
author2 |
Sousa Azevedo, Elisangela da Costa Nascimento, Lucas Albuquerque do Carvalho, Hermano Ribeiro de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Boniek Venceslau da Cruz Sousa Azevedo, Elisangela da Costa Nascimento, Lucas Albuquerque do Carvalho, Hermano Ribeiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências Natureza da Ciência Revistas Sala de Aula |
topic |
Ensino de Ciências Natureza da Ciência Revistas Sala de Aula |
description |
Estudos apresentados nas últimas décadas a respeito do tema Natureza da Ciência (NdC) têm mostrado a visão empírica que recaí sobre tais conteúdos que podem ser aplicados em sala de aula. O trabalho apresenta uma análise qualitativa e quantitativa feita em revistas da área de Ensino de Ciência. Ele teve o objetivo de analisar as metodologias utilizadas para a inserção do tema Natureza da Ciência nelas. Neste sentido, foi feita uma triagem de artigos em quatro (4) revistas nacionais e internacionais, que publicam artigos nesta direção. Nesta triagem encontramos 719 trabalhos que apresentam o termo Natureza da Ciência em seus resumos. Destes, somente 15 artigos passaram por uma análise, a qual tinha por objetivo incluí-los ou não no estudo. Como resultados, podemos notar que a maioria das intervenções didáticas sobre a NdC se dão na formação de professores, com destaque aos cursos de Física. Outro ponto relevante é a tentativa de inserção desta temática no ensino médio. Entretanto, um dado que chama a atenção, de forma negativa, é a falta de intervenções sobre a NdC no ensino fundamental, o que denota um possível campo de estudos futuros. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3138 10.15628/holos.2016.3138 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3138 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2016.3138 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3138/1604 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 7 (2016); 266-280 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951621402558464 |