RELAÇÕES ENTRE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José Moisés Nunes da
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Correia, Valdenêr Avelino, Gomes, Charlon Silles de Souza, Melo, Débora Ionara Rodrigues de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/346
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar uma distinção clara e objetiva entre os processos de ensinar e aprender. Nessa perspectiva, primeiramente destaca a educação no contexto e como parte integrante dos processos de transformações do mundo contemporâneo. Em seguida, sustentado por diversos autores, discute-se a distinção entre ensinar e aprender. Espera-se contribuir para uma reflexão sobre a prática pedagógica docente e da necessidade de melhoria do processo de ensino e aprendizagem a fim de possibilitar uma educação em consonância com a concepção de formação integral do cidadão, à medida que tal distinção seja introjetada pelos professores. PALAVRAS-CHAVE: Ensinar. Aprender. Aprendizagem do jovem e do adulto.
id IFRN-3_3567e92721f3fe4c554a8ef28e87aa4c
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/346
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling RELAÇÕES ENTRE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EJAEste artigo tem por objetivo apresentar uma distinção clara e objetiva entre os processos de ensinar e aprender. Nessa perspectiva, primeiramente destaca a educação no contexto e como parte integrante dos processos de transformações do mundo contemporâneo. Em seguida, sustentado por diversos autores, discute-se a distinção entre ensinar e aprender. Espera-se contribuir para uma reflexão sobre a prática pedagógica docente e da necessidade de melhoria do processo de ensino e aprendizagem a fim de possibilitar uma educação em consonância com a concepção de formação integral do cidadão, à medida que tal distinção seja introjetada pelos professores. PALAVRAS-CHAVE: Ensinar. Aprender. Aprendizagem do jovem e do adulto.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2010-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/34610.15628/holos.2009.346HOLOS; v. 4 (2009); 57-611807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/346/286Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, José Moisés Nunes daCorreia, Valdenêr AvelinoGomes, Charlon Silles de SouzaMelo, Débora Ionara Rodrigues de2022-05-01T20:48:39Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/346Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:48:39Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv RELAÇÕES ENTRE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EJA
title RELAÇÕES ENTRE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EJA
spellingShingle RELAÇÕES ENTRE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EJA
Silva, José Moisés Nunes da
title_short RELAÇÕES ENTRE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EJA
title_full RELAÇÕES ENTRE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EJA
title_fullStr RELAÇÕES ENTRE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EJA
title_full_unstemmed RELAÇÕES ENTRE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EJA
title_sort RELAÇÕES ENTRE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EJA
author Silva, José Moisés Nunes da
author_facet Silva, José Moisés Nunes da
Correia, Valdenêr Avelino
Gomes, Charlon Silles de Souza
Melo, Débora Ionara Rodrigues de
author_role author
author2 Correia, Valdenêr Avelino
Gomes, Charlon Silles de Souza
Melo, Débora Ionara Rodrigues de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, José Moisés Nunes da
Correia, Valdenêr Avelino
Gomes, Charlon Silles de Souza
Melo, Débora Ionara Rodrigues de
description Este artigo tem por objetivo apresentar uma distinção clara e objetiva entre os processos de ensinar e aprender. Nessa perspectiva, primeiramente destaca a educação no contexto e como parte integrante dos processos de transformações do mundo contemporâneo. Em seguida, sustentado por diversos autores, discute-se a distinção entre ensinar e aprender. Espera-se contribuir para uma reflexão sobre a prática pedagógica docente e da necessidade de melhoria do processo de ensino e aprendizagem a fim de possibilitar uma educação em consonância com a concepção de formação integral do cidadão, à medida que tal distinção seja introjetada pelos professores. PALAVRAS-CHAVE: Ensinar. Aprender. Aprendizagem do jovem e do adulto.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/346
10.15628/holos.2009.346
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/346
identifier_str_mv 10.15628/holos.2009.346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/346/286
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 4 (2009); 57-61
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951617957986304