RELAÇÕES ENTRE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/346 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo apresentar uma distinção clara e objetiva entre os processos de ensinar e aprender. Nessa perspectiva, primeiramente destaca a educação no contexto e como parte integrante dos processos de transformações do mundo contemporâneo. Em seguida, sustentado por diversos autores, discute-se a distinção entre ensinar e aprender. Espera-se contribuir para uma reflexão sobre a prática pedagógica docente e da necessidade de melhoria do processo de ensino e aprendizagem a fim de possibilitar uma educação em consonância com a concepção de formação integral do cidadão, à medida que tal distinção seja introjetada pelos professores. PALAVRAS-CHAVE: Ensinar. Aprender. Aprendizagem do jovem e do adulto. |
id |
IFRN-3_3567e92721f3fe4c554a8ef28e87aa4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/346 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
RELAÇÕES ENTRE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EJAEste artigo tem por objetivo apresentar uma distinção clara e objetiva entre os processos de ensinar e aprender. Nessa perspectiva, primeiramente destaca a educação no contexto e como parte integrante dos processos de transformações do mundo contemporâneo. Em seguida, sustentado por diversos autores, discute-se a distinção entre ensinar e aprender. Espera-se contribuir para uma reflexão sobre a prática pedagógica docente e da necessidade de melhoria do processo de ensino e aprendizagem a fim de possibilitar uma educação em consonância com a concepção de formação integral do cidadão, à medida que tal distinção seja introjetada pelos professores. PALAVRAS-CHAVE: Ensinar. Aprender. Aprendizagem do jovem e do adulto.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2010-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/34610.15628/holos.2009.346HOLOS; v. 4 (2009); 57-611807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/346/286Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, José Moisés Nunes daCorreia, Valdenêr AvelinoGomes, Charlon Silles de SouzaMelo, Débora Ionara Rodrigues de2022-05-01T20:48:39Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/346Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:48:39Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RELAÇÕES ENTRE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EJA |
title |
RELAÇÕES ENTRE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EJA |
spellingShingle |
RELAÇÕES ENTRE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EJA Silva, José Moisés Nunes da |
title_short |
RELAÇÕES ENTRE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EJA |
title_full |
RELAÇÕES ENTRE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EJA |
title_fullStr |
RELAÇÕES ENTRE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EJA |
title_full_unstemmed |
RELAÇÕES ENTRE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EJA |
title_sort |
RELAÇÕES ENTRE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EJA |
author |
Silva, José Moisés Nunes da |
author_facet |
Silva, José Moisés Nunes da Correia, Valdenêr Avelino Gomes, Charlon Silles de Souza Melo, Débora Ionara Rodrigues de |
author_role |
author |
author2 |
Correia, Valdenêr Avelino Gomes, Charlon Silles de Souza Melo, Débora Ionara Rodrigues de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, José Moisés Nunes da Correia, Valdenêr Avelino Gomes, Charlon Silles de Souza Melo, Débora Ionara Rodrigues de |
description |
Este artigo tem por objetivo apresentar uma distinção clara e objetiva entre os processos de ensinar e aprender. Nessa perspectiva, primeiramente destaca a educação no contexto e como parte integrante dos processos de transformações do mundo contemporâneo. Em seguida, sustentado por diversos autores, discute-se a distinção entre ensinar e aprender. Espera-se contribuir para uma reflexão sobre a prática pedagógica docente e da necessidade de melhoria do processo de ensino e aprendizagem a fim de possibilitar uma educação em consonância com a concepção de formação integral do cidadão, à medida que tal distinção seja introjetada pelos professores. PALAVRAS-CHAVE: Ensinar. Aprender. Aprendizagem do jovem e do adulto. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/346 10.15628/holos.2009.346 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/346 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2009.346 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/346/286 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 4 (2009); 57-61 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951617957986304 |