Novas tecnologias e seus efeitos no processo de ensino-aprendizagem da EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavallari, Juliana Santana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Salles, Virgínia Neves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/324
Resumo: Pautado em uma perspectiva discursiva, este estudo busca compreender como o sujeito-aluno, com mais de 30 anos, matriculado em uma escola estadual no interior do Mato Grosso, bem como seus professores significam as novas tecnologias utilizadas na Educação de Jovens e Adultos. O corpus de pesquisa resultou de entrevistas semiestruturadas, realizadas com alunos de séries variadas e com dois professores desses alunos. A análise empreendida sugere que os professores, preocupados em abraçar o “novo”, ou seja, uma metodologia de “ponta”, repleta de recursos audiovisuais e tecnológicos, deixam de lado o que deveria estar no centro do processo de ensino-aprendizagem: o aluno e seus anseios.
id USF_7a428f54d1de365888a8d3a14ca22d43
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/324
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Novas tecnologias e seus efeitos no processo de ensino-aprendizagem da EJAEducação de Jovens e Adultos (EJA)Novas TecnologiasPerspectiva DiscursivaPautado em uma perspectiva discursiva, este estudo busca compreender como o sujeito-aluno, com mais de 30 anos, matriculado em uma escola estadual no interior do Mato Grosso, bem como seus professores significam as novas tecnologias utilizadas na Educação de Jovens e Adultos. O corpus de pesquisa resultou de entrevistas semiestruturadas, realizadas com alunos de séries variadas e com dois professores desses alunos. A análise empreendida sugere que os professores, preocupados em abraçar o “novo”, ou seja, uma metodologia de “ponta”, repleta de recursos audiovisuais e tecnológicos, deixam de lado o que deveria estar no centro do processo de ensino-aprendizagem: o aluno e seus anseios.Universidade São Francisco2016-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEntrevista semiestruturadaapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/32410.24933/horizontes.v34i3.324Horizontes; v. 34 n. 3 (2016): Educação de jovens e adultos: múltiplos olhares; 49-582317-109X0103-770610.24933/horizontes.v34i3reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/324/175Cavallari, Juliana SantanaSalles, Virgínia Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:43:56Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/324Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:01.012391Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Novas tecnologias e seus efeitos no processo de ensino-aprendizagem da EJA
title Novas tecnologias e seus efeitos no processo de ensino-aprendizagem da EJA
spellingShingle Novas tecnologias e seus efeitos no processo de ensino-aprendizagem da EJA
Cavallari, Juliana Santana
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Novas Tecnologias
Perspectiva Discursiva
title_short Novas tecnologias e seus efeitos no processo de ensino-aprendizagem da EJA
title_full Novas tecnologias e seus efeitos no processo de ensino-aprendizagem da EJA
title_fullStr Novas tecnologias e seus efeitos no processo de ensino-aprendizagem da EJA
title_full_unstemmed Novas tecnologias e seus efeitos no processo de ensino-aprendizagem da EJA
title_sort Novas tecnologias e seus efeitos no processo de ensino-aprendizagem da EJA
author Cavallari, Juliana Santana
author_facet Cavallari, Juliana Santana
Salles, Virgínia Neves
author_role author
author2 Salles, Virgínia Neves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavallari, Juliana Santana
Salles, Virgínia Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Novas Tecnologias
Perspectiva Discursiva
topic Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Novas Tecnologias
Perspectiva Discursiva
description Pautado em uma perspectiva discursiva, este estudo busca compreender como o sujeito-aluno, com mais de 30 anos, matriculado em uma escola estadual no interior do Mato Grosso, bem como seus professores significam as novas tecnologias utilizadas na Educação de Jovens e Adultos. O corpus de pesquisa resultou de entrevistas semiestruturadas, realizadas com alunos de séries variadas e com dois professores desses alunos. A análise empreendida sugere que os professores, preocupados em abraçar o “novo”, ou seja, uma metodologia de “ponta”, repleta de recursos audiovisuais e tecnológicos, deixam de lado o que deveria estar no centro do processo de ensino-aprendizagem: o aluno e seus anseios.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Entrevista semiestruturada
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/324
10.24933/horizontes.v34i3.324
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/324
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v34i3.324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/324/175
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 34 n. 3 (2016): Educação de jovens e adultos: múltiplos olhares; 49-58
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v34i3
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051439005040640