Novas tecnologias e seus efeitos no processo de ensino-aprendizagem da EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/324 |
Resumo: | Pautado em uma perspectiva discursiva, este estudo busca compreender como o sujeito-aluno, com mais de 30 anos, matriculado em uma escola estadual no interior do Mato Grosso, bem como seus professores significam as novas tecnologias utilizadas na Educação de Jovens e Adultos. O corpus de pesquisa resultou de entrevistas semiestruturadas, realizadas com alunos de séries variadas e com dois professores desses alunos. A análise empreendida sugere que os professores, preocupados em abraçar o “novo”, ou seja, uma metodologia de “ponta”, repleta de recursos audiovisuais e tecnológicos, deixam de lado o que deveria estar no centro do processo de ensino-aprendizagem: o aluno e seus anseios. |
id |
USF_7a428f54d1de365888a8d3a14ca22d43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/324 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Novas tecnologias e seus efeitos no processo de ensino-aprendizagem da EJAEducação de Jovens e Adultos (EJA)Novas TecnologiasPerspectiva DiscursivaPautado em uma perspectiva discursiva, este estudo busca compreender como o sujeito-aluno, com mais de 30 anos, matriculado em uma escola estadual no interior do Mato Grosso, bem como seus professores significam as novas tecnologias utilizadas na Educação de Jovens e Adultos. O corpus de pesquisa resultou de entrevistas semiestruturadas, realizadas com alunos de séries variadas e com dois professores desses alunos. A análise empreendida sugere que os professores, preocupados em abraçar o “novo”, ou seja, uma metodologia de “ponta”, repleta de recursos audiovisuais e tecnológicos, deixam de lado o que deveria estar no centro do processo de ensino-aprendizagem: o aluno e seus anseios.Universidade São Francisco2016-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEntrevista semiestruturadaapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/32410.24933/horizontes.v34i3.324Horizontes; v. 34 n. 3 (2016): Educação de jovens e adultos: múltiplos olhares; 49-582317-109X0103-770610.24933/horizontes.v34i3reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/324/175Cavallari, Juliana SantanaSalles, Virgínia Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-20T20:43:56Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/324Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:01.012391Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Novas tecnologias e seus efeitos no processo de ensino-aprendizagem da EJA |
title |
Novas tecnologias e seus efeitos no processo de ensino-aprendizagem da EJA |
spellingShingle |
Novas tecnologias e seus efeitos no processo de ensino-aprendizagem da EJA Cavallari, Juliana Santana Educação de Jovens e Adultos (EJA) Novas Tecnologias Perspectiva Discursiva |
title_short |
Novas tecnologias e seus efeitos no processo de ensino-aprendizagem da EJA |
title_full |
Novas tecnologias e seus efeitos no processo de ensino-aprendizagem da EJA |
title_fullStr |
Novas tecnologias e seus efeitos no processo de ensino-aprendizagem da EJA |
title_full_unstemmed |
Novas tecnologias e seus efeitos no processo de ensino-aprendizagem da EJA |
title_sort |
Novas tecnologias e seus efeitos no processo de ensino-aprendizagem da EJA |
author |
Cavallari, Juliana Santana |
author_facet |
Cavallari, Juliana Santana Salles, Virgínia Neves |
author_role |
author |
author2 |
Salles, Virgínia Neves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavallari, Juliana Santana Salles, Virgínia Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos (EJA) Novas Tecnologias Perspectiva Discursiva |
topic |
Educação de Jovens e Adultos (EJA) Novas Tecnologias Perspectiva Discursiva |
description |
Pautado em uma perspectiva discursiva, este estudo busca compreender como o sujeito-aluno, com mais de 30 anos, matriculado em uma escola estadual no interior do Mato Grosso, bem como seus professores significam as novas tecnologias utilizadas na Educação de Jovens e Adultos. O corpus de pesquisa resultou de entrevistas semiestruturadas, realizadas com alunos de séries variadas e com dois professores desses alunos. A análise empreendida sugere que os professores, preocupados em abraçar o “novo”, ou seja, uma metodologia de “ponta”, repleta de recursos audiovisuais e tecnológicos, deixam de lado o que deveria estar no centro do processo de ensino-aprendizagem: o aluno e seus anseios. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Entrevista semiestruturada |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/324 10.24933/horizontes.v34i3.324 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/324 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v34i3.324 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/324/175 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 34 n. 3 (2016): Educação de jovens e adultos: múltiplos olhares; 49-58 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v34i3 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051439005040640 |