A IMPORTÂNCIA DA CONFIANÇA NAS COMPRAS ORGANIZACIONAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/360 |
Resumo: | O mundo é constituído por diversas organizações e o responsável pela ligação da empresa com o ambiente externo é a área de compras, que torna possível o funcionamento cotidiano da empresa. Para as organizações a função compras é considerada parte do processo de logística, deixando de ser tratada como um setor superficial e de custos, e passando a ser o centro dos lucros, especialmente para o comércio, onde o volume das compras é bem significativo. Nesse sentido, o presente artigo se propõe a apresentar uma revisão teórica sobre o fenômeno social da confiança nas compras interorganizacionais. A metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico, onde inicialmente buscou-se compreender as origens das relações de troca – o comércio. Em seguida, são apresentados aspectos conceituais sobre logística, compras e confiança e, por fim, discute-se que um relacionamento mútuo, pautado na confiança, possibilita uma vantagem comercial nas compras, e pode acarretar grandes lucros e especialmente permite criar diferenciais no mercado que são difíceis de serem copiados, visando ressaltar a importância de conscientizar para a necessidade de um maior número de estudos que abordem essa questão. PALAVRAS-CHAVE: Confiança, organizações, comércio, compras. |
id |
IFRN-3_3bcc60528f459bf98144998e75ff0097 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/360 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
A IMPORTÂNCIA DA CONFIANÇA NAS COMPRAS ORGANIZACIONAISO mundo é constituído por diversas organizações e o responsável pela ligação da empresa com o ambiente externo é a área de compras, que torna possível o funcionamento cotidiano da empresa. Para as organizações a função compras é considerada parte do processo de logística, deixando de ser tratada como um setor superficial e de custos, e passando a ser o centro dos lucros, especialmente para o comércio, onde o volume das compras é bem significativo. Nesse sentido, o presente artigo se propõe a apresentar uma revisão teórica sobre o fenômeno social da confiança nas compras interorganizacionais. A metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico, onde inicialmente buscou-se compreender as origens das relações de troca – o comércio. Em seguida, são apresentados aspectos conceituais sobre logística, compras e confiança e, por fim, discute-se que um relacionamento mútuo, pautado na confiança, possibilita uma vantagem comercial nas compras, e pode acarretar grandes lucros e especialmente permite criar diferenciais no mercado que são difíceis de serem copiados, visando ressaltar a importância de conscientizar para a necessidade de um maior número de estudos que abordem essa questão. PALAVRAS-CHAVE: Confiança, organizações, comércio, compras.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2010-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/36010.15628/holos.2009.360HOLOS; v. 4 (2009); 166-1731807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/360/300Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Mayara Carolline Marinho dosTacconi, Marli de Fátima Ferraz da Silva2022-05-01T20:48:39Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/360Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:48:39Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A IMPORTÂNCIA DA CONFIANÇA NAS COMPRAS ORGANIZACIONAIS |
title |
A IMPORTÂNCIA DA CONFIANÇA NAS COMPRAS ORGANIZACIONAIS |
spellingShingle |
A IMPORTÂNCIA DA CONFIANÇA NAS COMPRAS ORGANIZACIONAIS Santos, Mayara Carolline Marinho dos |
title_short |
A IMPORTÂNCIA DA CONFIANÇA NAS COMPRAS ORGANIZACIONAIS |
title_full |
A IMPORTÂNCIA DA CONFIANÇA NAS COMPRAS ORGANIZACIONAIS |
title_fullStr |
A IMPORTÂNCIA DA CONFIANÇA NAS COMPRAS ORGANIZACIONAIS |
title_full_unstemmed |
A IMPORTÂNCIA DA CONFIANÇA NAS COMPRAS ORGANIZACIONAIS |
title_sort |
A IMPORTÂNCIA DA CONFIANÇA NAS COMPRAS ORGANIZACIONAIS |
author |
Santos, Mayara Carolline Marinho dos |
author_facet |
Santos, Mayara Carolline Marinho dos Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Mayara Carolline Marinho dos Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da Silva |
description |
O mundo é constituído por diversas organizações e o responsável pela ligação da empresa com o ambiente externo é a área de compras, que torna possível o funcionamento cotidiano da empresa. Para as organizações a função compras é considerada parte do processo de logística, deixando de ser tratada como um setor superficial e de custos, e passando a ser o centro dos lucros, especialmente para o comércio, onde o volume das compras é bem significativo. Nesse sentido, o presente artigo se propõe a apresentar uma revisão teórica sobre o fenômeno social da confiança nas compras interorganizacionais. A metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico, onde inicialmente buscou-se compreender as origens das relações de troca – o comércio. Em seguida, são apresentados aspectos conceituais sobre logística, compras e confiança e, por fim, discute-se que um relacionamento mútuo, pautado na confiança, possibilita uma vantagem comercial nas compras, e pode acarretar grandes lucros e especialmente permite criar diferenciais no mercado que são difíceis de serem copiados, visando ressaltar a importância de conscientizar para a necessidade de um maior número de estudos que abordem essa questão. PALAVRAS-CHAVE: Confiança, organizações, comércio, compras. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/360 10.15628/holos.2009.360 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/360 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2009.360 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/360/300 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 4 (2009); 166-173 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951617976860672 |