A confiança interorganizacional nas compras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tacconi,Marli de Fátima Ferraz da Silva
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Lopes,Fernando Dias, Mól,Anderson Luiz Rezende, Tacconi Neto,Ernesto Alexandre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2014000100014
Resumo: O conceito de confiança interorganizacional apresenta lacunas que requerem maior número de pesquisas para que se possa construir uma teoria coerente que apoie as estratégias de cooperação e integração da cadeia de suprimentos. Esta pesquisa tem o intuito de explicar os antecedentes da confiança interorganizacional pela relação entre os construtos desempenho operacional, características organizacionais, compartilhamento de valores e relacionamento interpessoal nas compras realizadas pelas indústrias de transformação. No que se refere aos aspectos metodológicos, o estudo assume a forma de uma pesquisa descritiva, do tipo survey, e causal, de cunho teórico-empírico, com caráter explicativo, desenvolvida por meio da modelagem de equações estruturais. Os questionários foram aplicados entre os informantes-chave, utilizando-se uma amostragem aleatória simples desenvolvida nas indústrias de transformação (CNAE 10 a 33) localizadas na região da Grande Natal, que constituem um importante setor de atividade econômica com capacidade de gerar dinamismo na economia. Os primeiros resultados das análises demonstram o fenômeno da confiança interorganizacional, a qual consiste em empresas compradoras acreditarem na empresa fornecedora, sentirem-se seguras em relação a esta. O modelo inicial proposto não apresentou ajustamento, precisando ser reespecificado. Esse modelo reespecificado demonstra que os resultados suportam a explicação de que a confiança interorganizacional nas compras depende diretamente do relacionamento interpessoal, do compartilhamento de valores e do desempenho operacional. Conclui-se que essa confiança pode ser explicada por um conjunto de interações entre esses três determinantes, sendo o ponto central o relacionamento interpessoal, que apresentou o maior coeficiente de trajetória para o fator.
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