VIABILIDADE DE APP DE CARONA COMPARTILHADA PARA SERVIDORES DO IFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Vitória Paula
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Trindade da Silva, Maria Alzira, de Souza Maggi, Bruno, da Silva, Helber Wagner
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11810
Resumo: Uma parcela dos(as) servidores(as) do Campus Canguaretama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) articulam entre si uma iniciativa de revezamento de carros no deslocamento entre residência e campus. Contudo, essa iniciativa de carona compartilhada mostra-se limitada na dificuldade em gerenciar o revezamento dos carros ao longo dos dias da semana e na otimização da ocupação das vagas, contribuindo para o aumento da poluição do ar e do gasto financeiro com combustível. À luz disso, este trabalho apresenta uma análise da viabilidade de um aplicativo (app) de carona compartilhada focado na rotina de deslocamento dos(as) servidores(as) e capaz de propor um revezamento otimizado dos carros. Para alcançar esse objetivo, seguimos uma abordagem interdisciplinar no escopo da metodologia de desenvolvimento de software denominada Double Diamond que nos permitiu verificar que 53.4% dos(as) servidores(as) vão sozinhos(as) ao campus nos seus carros na maior parte da semana e que 84.4% deles(as) usaria o app de carona compartilhada. Com base nisso, elaboramos um conjunto de requisitos funcionais prioritários para o app e especificamos uma jornada do usuário, na forma de um wireframe do seu protótipo inicial usando a ferramenta de design Figma.
id IFRN-3_3c1f9d98f8b913f409d19048d6d81704
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/11810
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling VIABILIDADE DE APP DE CARONA COMPARTILHADA PARA SERVIDORES DO IFRNMudanças climáticasRevezamento de carrosAplicativoUma parcela dos(as) servidores(as) do Campus Canguaretama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) articulam entre si uma iniciativa de revezamento de carros no deslocamento entre residência e campus. Contudo, essa iniciativa de carona compartilhada mostra-se limitada na dificuldade em gerenciar o revezamento dos carros ao longo dos dias da semana e na otimização da ocupação das vagas, contribuindo para o aumento da poluição do ar e do gasto financeiro com combustível. À luz disso, este trabalho apresenta uma análise da viabilidade de um aplicativo (app) de carona compartilhada focado na rotina de deslocamento dos(as) servidores(as) e capaz de propor um revezamento otimizado dos carros. Para alcançar esse objetivo, seguimos uma abordagem interdisciplinar no escopo da metodologia de desenvolvimento de software denominada Double Diamond que nos permitiu verificar que 53.4% dos(as) servidores(as) vão sozinhos(as) ao campus nos seus carros na maior parte da semana e que 84.4% deles(as) usaria o app de carona compartilhada. Com base nisso, elaboramos um conjunto de requisitos funcionais prioritários para o app e especificamos uma jornada do usuário, na forma de um wireframe do seu protótipo inicial usando a ferramenta de design Figma.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2021-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1181010.15628/holos.2021.11810HOLOS; v. 6 (2021); 1-161807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11810/pdfCopyright (c) 2021 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Vitória PaulaTrindade da Silva, Maria Alzirade Souza Maggi, Brunoda Silva, Helber Wagner2023-04-07T00:03:28Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/11810Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2023-04-07T00:03:28Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv VIABILIDADE DE APP DE CARONA COMPARTILHADA PARA SERVIDORES DO IFRN
title VIABILIDADE DE APP DE CARONA COMPARTILHADA PARA SERVIDORES DO IFRN
spellingShingle VIABILIDADE DE APP DE CARONA COMPARTILHADA PARA SERVIDORES DO IFRN
da Silva, Vitória Paula
Mudanças climáticas
Revezamento de carros
Aplicativo
title_short VIABILIDADE DE APP DE CARONA COMPARTILHADA PARA SERVIDORES DO IFRN
title_full VIABILIDADE DE APP DE CARONA COMPARTILHADA PARA SERVIDORES DO IFRN
title_fullStr VIABILIDADE DE APP DE CARONA COMPARTILHADA PARA SERVIDORES DO IFRN
title_full_unstemmed VIABILIDADE DE APP DE CARONA COMPARTILHADA PARA SERVIDORES DO IFRN
title_sort VIABILIDADE DE APP DE CARONA COMPARTILHADA PARA SERVIDORES DO IFRN
author da Silva, Vitória Paula
author_facet da Silva, Vitória Paula
Trindade da Silva, Maria Alzira
de Souza Maggi, Bruno
da Silva, Helber Wagner
author_role author
author2 Trindade da Silva, Maria Alzira
de Souza Maggi, Bruno
da Silva, Helber Wagner
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Vitória Paula
Trindade da Silva, Maria Alzira
de Souza Maggi, Bruno
da Silva, Helber Wagner
dc.subject.por.fl_str_mv Mudanças climáticas
Revezamento de carros
Aplicativo
topic Mudanças climáticas
Revezamento de carros
Aplicativo
description Uma parcela dos(as) servidores(as) do Campus Canguaretama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) articulam entre si uma iniciativa de revezamento de carros no deslocamento entre residência e campus. Contudo, essa iniciativa de carona compartilhada mostra-se limitada na dificuldade em gerenciar o revezamento dos carros ao longo dos dias da semana e na otimização da ocupação das vagas, contribuindo para o aumento da poluição do ar e do gasto financeiro com combustível. À luz disso, este trabalho apresenta uma análise da viabilidade de um aplicativo (app) de carona compartilhada focado na rotina de deslocamento dos(as) servidores(as) e capaz de propor um revezamento otimizado dos carros. Para alcançar esse objetivo, seguimos uma abordagem interdisciplinar no escopo da metodologia de desenvolvimento de software denominada Double Diamond que nos permitiu verificar que 53.4% dos(as) servidores(as) vão sozinhos(as) ao campus nos seus carros na maior parte da semana e que 84.4% deles(as) usaria o app de carona compartilhada. Com base nisso, elaboramos um conjunto de requisitos funcionais prioritários para o app e especificamos uma jornada do usuário, na forma de um wireframe do seu protótipo inicial usando a ferramenta de design Figma.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11810
10.15628/holos.2021.11810
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11810
identifier_str_mv 10.15628/holos.2021.11810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11810/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 6 (2021); 1-16
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951616083132416