DESAFIOS EMERGENTES NA AÇÃO EDUCATIVO-AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA EM CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CURITIBA – PR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1698 |
Resumo: | A inserção da Educação Ambiental nos cenários educativo-institucionais aponta para a criação de alternativas necessárias frente às evidências de uma crise ambiental. Com esta perspectiva, a análise da práxis dos docentes é importante para avaliar as propostas educativas desenvolvidas em Centros de Educação Infantil, tomando como referência o ponto de vista e a ação dos professores. O objetivo deste trabalho foi a elaboração de um conjunto de estratégias de intervenção estimuladoras de um diálogo efetivo entre as acadêmicas do curso de Pedagogia e a realidade profissional que as professoras vivenciam em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Curitiba, através da análise de práticas e discursos das docentes no que se refere à temática educativo-ambiental. A compreensão da proposta pedagógica da escola foi o ponto de partida para estruturar nossa proposta de intervenção e o estabelecimento de diálogo com as profissionais que atuam no CMEI. Através de entrevistas e aplicação de questionários a dez professoras, foi possível identificar as características das prática de Educação Ambiental elaboradas pelas professoras e educadoras. As professoras se manifestaram positivamente sobre a necessidade de que iniciativas como essa sejam repetidas nos próximos anos e que o número de CMEIs participantes fosse ampliado. Acredita-se que os resultados obtidos por meio desta pesquisa possam contribuir para repensar o processo de inserção da Educação Ambiental no contexto educativo institucional e para a elaboração de políticas públicas coerentes com as necessidades manifestadas pelas profissionais que participaram do projeto. |
id |
IFRN-3_3ce0036584f3ce349874c5968ee1d1d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/1698 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
DESAFIOS EMERGENTES NA AÇÃO EDUCATIVO-AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA EM CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CURITIBA – PREducaçãoeducação ambientaleducação infantilCuritibaA inserção da Educação Ambiental nos cenários educativo-institucionais aponta para a criação de alternativas necessárias frente às evidências de uma crise ambiental. Com esta perspectiva, a análise da práxis dos docentes é importante para avaliar as propostas educativas desenvolvidas em Centros de Educação Infantil, tomando como referência o ponto de vista e a ação dos professores. O objetivo deste trabalho foi a elaboração de um conjunto de estratégias de intervenção estimuladoras de um diálogo efetivo entre as acadêmicas do curso de Pedagogia e a realidade profissional que as professoras vivenciam em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Curitiba, através da análise de práticas e discursos das docentes no que se refere à temática educativo-ambiental. A compreensão da proposta pedagógica da escola foi o ponto de partida para estruturar nossa proposta de intervenção e o estabelecimento de diálogo com as profissionais que atuam no CMEI. Através de entrevistas e aplicação de questionários a dez professoras, foi possível identificar as características das prática de Educação Ambiental elaboradas pelas professoras e educadoras. As professoras se manifestaram positivamente sobre a necessidade de que iniciativas como essa sejam repetidas nos próximos anos e que o número de CMEIs participantes fosse ampliado. Acredita-se que os resultados obtidos por meio desta pesquisa possam contribuir para repensar o processo de inserção da Educação Ambiental no contexto educativo institucional e para a elaboração de políticas públicas coerentes com as necessidades manifestadas pelas profissionais que participaram do projeto.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2015-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/169810.15628/holos.2015.1698HOLOS; v. 5 (2015); 119-1291807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1698/1139Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Marília Andrade ToralesCarvalho, Andrea Macedônio de2022-05-01T20:25:10Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/1698Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:25:10Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESAFIOS EMERGENTES NA AÇÃO EDUCATIVO-AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA EM CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CURITIBA – PR |
title |
DESAFIOS EMERGENTES NA AÇÃO EDUCATIVO-AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA EM CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CURITIBA – PR |
spellingShingle |
DESAFIOS EMERGENTES NA AÇÃO EDUCATIVO-AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA EM CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CURITIBA – PR Campos, Marília Andrade Torales Educação educação ambiental educação infantil Curitiba |
title_short |
DESAFIOS EMERGENTES NA AÇÃO EDUCATIVO-AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA EM CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CURITIBA – PR |
title_full |
DESAFIOS EMERGENTES NA AÇÃO EDUCATIVO-AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA EM CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CURITIBA – PR |
title_fullStr |
DESAFIOS EMERGENTES NA AÇÃO EDUCATIVO-AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA EM CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CURITIBA – PR |
title_full_unstemmed |
DESAFIOS EMERGENTES NA AÇÃO EDUCATIVO-AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA EM CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CURITIBA – PR |
title_sort |
DESAFIOS EMERGENTES NA AÇÃO EDUCATIVO-AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA EM CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CURITIBA – PR |
author |
Campos, Marília Andrade Torales |
author_facet |
Campos, Marília Andrade Torales Carvalho, Andrea Macedônio de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Andrea Macedônio de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Marília Andrade Torales Carvalho, Andrea Macedônio de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação educação ambiental educação infantil Curitiba |
topic |
Educação educação ambiental educação infantil Curitiba |
description |
A inserção da Educação Ambiental nos cenários educativo-institucionais aponta para a criação de alternativas necessárias frente às evidências de uma crise ambiental. Com esta perspectiva, a análise da práxis dos docentes é importante para avaliar as propostas educativas desenvolvidas em Centros de Educação Infantil, tomando como referência o ponto de vista e a ação dos professores. O objetivo deste trabalho foi a elaboração de um conjunto de estratégias de intervenção estimuladoras de um diálogo efetivo entre as acadêmicas do curso de Pedagogia e a realidade profissional que as professoras vivenciam em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Curitiba, através da análise de práticas e discursos das docentes no que se refere à temática educativo-ambiental. A compreensão da proposta pedagógica da escola foi o ponto de partida para estruturar nossa proposta de intervenção e o estabelecimento de diálogo com as profissionais que atuam no CMEI. Através de entrevistas e aplicação de questionários a dez professoras, foi possível identificar as características das prática de Educação Ambiental elaboradas pelas professoras e educadoras. As professoras se manifestaram positivamente sobre a necessidade de que iniciativas como essa sejam repetidas nos próximos anos e que o número de CMEIs participantes fosse ampliado. Acredita-se que os resultados obtidos por meio desta pesquisa possam contribuir para repensar o processo de inserção da Educação Ambiental no contexto educativo institucional e para a elaboração de políticas públicas coerentes com as necessidades manifestadas pelas profissionais que participaram do projeto. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1698 10.15628/holos.2015.1698 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1698 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2015.1698 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1698/1139 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 5 (2015); 119-129 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951619809771520 |