Avaliação na educação infantil de Curitiba : uma análise sobre os pareceres descritivos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/71771 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. João Paulo Pooli |
id |
UFPR_385d2fa476a6c74ab6f35107b426f694 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/71771 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Sangaletti, Vânia Lúcia Pereira Cintra, 1982-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de EnsinoPooli, João Paulo, 1955-2021-09-22T17:48:21Z2021-09-22T17:48:21Z2021https://hdl.handle.net/1884/71771Orientador: Prof. Dr. João Paulo PooliDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 26/02/2021Inclui referências: p. 170-182Resumo: Esta dissertação intitulada avaliação na Educação Infantil de Curitiba: Uma análise sobre os pareceres descritivos teve como objetivo geral investigar e analisar os limites e as possibilidades dos pareceres descritivos por meio do discurso das professoras da Educação Infantil do Município de Curitiba. A pesquisa problematizou a educação das crianças e a avaliação escolar, após tratou-se das bases legais, a legislação sobre a avaliação, além de fazer uma breve genealogia sobre a avaliação na Educação Infantil de Curitiba. Também foram problematizados os pareceres descritivos, principalmente, questões referentes à sua elaboração. A pesquisa é de abordagem qualitativa do tipo descritiva fundamentada principalmente em Michel Foucault, Norbert Elias e seus interpretadores, autores que compartilham do mesmo modo de pensar. Para a produção dos dados realizaram-se entrevistas semiestruturadas com uma amostragem de 10 professoras participantes da pesquisa. Para a análise dos dados utilizou-se a caixa de ferramentas do filósofo Michel Foucault. Primeiramente, como objeto de análise, utilizei trechos de pareceres descritivos os quais foram relacionados com os objetivos das Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba para fundamentar a ideia da Educação Infantil como agência civilizadora, observando o entrelaçamento entre discurso, prática e avaliação. Defendi a escola como agência civilizadora, pois objetivos civilizadores são transformados em práticas que são avaliadas e materializadas nos pareceres descritivos, à vista disso, ficou claro que o CMEI é uma instituição que tem um importante papel na manutenção do processo civilizador individual e social das crianças desde tenra idade, percebeu-se que a internalização de certas regras ou padrões na estrutura psicológica da criança altera seu comportamento, a individualidade torna-se mais autorregulada, mais civilizada. A partir do tratamento do material empírico produzido constatou-se que o parecer descritivo é um dispositivo de governamento capaz de conduzir as professoras a realizar outras práticas sobre si e sobre as crianças, uma tecnologia do eu capaz de produzir efeitos regulativos como a autoavaliação, autovisualização, autonarração, autodecifração, dominar-se, transformar-se, entre outros. Como possibilidade, as análises demonstraram que o parecer descritivo é uma prática de si, ou seja, é um instrumento de autoconhecimento e reflexão do trabalho das professoras, de sua experiência de si. Os limites dos pareceres descritivos estão na sua elaboração, na sua escrita, na sua descrição porque as professoras ainda não internalizam as regras de produção desse discurso. Outro fator limitante está na sua utilização nas transições, talvez, porque não tenha ainda uma cultura de leitura dos mesmos.Abstract: This dissertation entitled evaluation in early childhood education in Curitiba: An analysis of descriptive opinions had as its aim to investigate and analyse the limits and possibilities of descriptive opinions through the speech of teachers from Kindergarten in the Municipality of Curitiba. The research problematized children's education and school evaluation, after dealing with the legal bases, the legislation on evaluation, in addition to constructing a brief genealogy about the evaluation in the Kindergarten of Curitiba. Descriptive opinions were also problematized, mainly questions related to their elaboration. The research has a descriptive qualitative approach based mainly on Michel Foucault, Norbert Elias and their interpreters, authors who share the same way of thinking. For the production of the data, semi-structured interviews were conducted with a sample of 10 teachers participating in the research. For data analysis, the toolbox of the philosopher Michel Foucault was used. Firstly, as an aim of the analysis, extracts from descriptive opinions were used which were related to the objectives of the Curricular Guidelines for Municipal Education in Curitiba to support the idea of Kindergarten as a civilizing agency, observing the interlacing between discourse, practice and evaluation. The school was defended as a civilizing agency, since civilizing objectives are transformed into practices that are evaluated and materialized in the descriptive opinions. Thus, it was clear that the CMEI is an institution that has an important role in maintaining the individual and a social civilizing process of children from an early age. It was likewise noticed that the internalization of certain rules or patterns in the psychological structure of the child alters their behavior, individuality becomes more self-regulated, more civilized. From the treatment of the empirical material produced, it transpired that the descriptive opinion is a governance device capable of leading teachers to conduct other practices on themselves and on children, a technology of the self capable of producing regulatory effects such as selfassessment, self-visualization, self-narration, self-deciphering, dominating, transforming, among others. As a probability, the analysis demonstrates that the descriptive opinion is a practice of the self, hence it is an instrument of self-knowledge and reflection of the teacher's work, of his experience of himself. The limits of descriptive opinions are in their elaboration, in their writing, in their description because the teachers continue not to internalize the rules of production of this discourse. A supplementary limiting factor is its utilization in transitions, probably because it still does not have a culture of reading them.1 arquivo (185 p.) : il.application/pdfEducação e EstadoEducação infantil - Curitiba (PR)Escolas municipais - Curitiba (PR)Avaliação educacional - Aspectos sociaisEducaçãoAvaliação na educação infantil de Curitiba : uma análise sobre os pareceres descritivosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - VANIA LUCIA PEREIRA CINTRA SANGALETTI.pdfapplication/pdf3254354https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71771/1/R%20-%20D%20-%20VANIA%20LUCIA%20PEREIRA%20CINTRA%20SANGALETTI.pdf1b3fff8728424a965bcac49fc112accfMD51open access1884/717712021-09-22 14:48:21.757open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/71771Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-09-22T17:48:21Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação na educação infantil de Curitiba : uma análise sobre os pareceres descritivos |
title |
Avaliação na educação infantil de Curitiba : uma análise sobre os pareceres descritivos |
spellingShingle |
Avaliação na educação infantil de Curitiba : uma análise sobre os pareceres descritivos Sangaletti, Vânia Lúcia Pereira Cintra, 1982- Educação e Estado Educação infantil - Curitiba (PR) Escolas municipais - Curitiba (PR) Avaliação educacional - Aspectos sociais Educação |
title_short |
Avaliação na educação infantil de Curitiba : uma análise sobre os pareceres descritivos |
title_full |
Avaliação na educação infantil de Curitiba : uma análise sobre os pareceres descritivos |
title_fullStr |
Avaliação na educação infantil de Curitiba : uma análise sobre os pareceres descritivos |
title_full_unstemmed |
Avaliação na educação infantil de Curitiba : uma análise sobre os pareceres descritivos |
title_sort |
Avaliação na educação infantil de Curitiba : uma análise sobre os pareceres descritivos |
author |
Sangaletti, Vânia Lúcia Pereira Cintra, 1982- |
author_facet |
Sangaletti, Vânia Lúcia Pereira Cintra, 1982- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sangaletti, Vânia Lúcia Pereira Cintra, 1982- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pooli, João Paulo, 1955- |
contributor_str_mv |
Pooli, João Paulo, 1955- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação e Estado Educação infantil - Curitiba (PR) Escolas municipais - Curitiba (PR) Avaliação educacional - Aspectos sociais Educação |
topic |
Educação e Estado Educação infantil - Curitiba (PR) Escolas municipais - Curitiba (PR) Avaliação educacional - Aspectos sociais Educação |
description |
Orientador: Prof. Dr. João Paulo Pooli |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-22T17:48:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-09-22T17:48:21Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/71771 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/71771 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo (185 p.) : il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71771/1/R%20-%20D%20-%20VANIA%20LUCIA%20PEREIRA%20CINTRA%20SANGALETTI.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1b3fff8728424a965bcac49fc112accf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860438762192896 |