DESAFIOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: ESTUDO DE CASO NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11485 |
Resumo: | O objetivo desse estudo foi analisar os desafios e as práticas pedagógicas adotadas pelos professores de uma Escola do Campo durante o período da emergência de saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O estudo é de natureza qualitativa e de cunho exploratório, por meio da aplicação de um questionário online, utiliza como método a análise de conteúdo para verificar os manifestos de comunicação de 19 professores que trabalham na escola selecionada. Os resultados indicam que apesar de os professores receberem apoio didático e pedagógico da gestão escolar, os desafios ainda são inúmeros para a organização de uma prática pedagógica que promova a equidade no processo de ensino e aprendizagem, que vão desde as dificuldades de acesso e falta de recursos midiáticos até a desigualdade social enfrentada pelos estudantes. Consideramos que é necessário maior investimento para integração das novas tecnologias digitais nas ações curriculares da Escola do Campo, e desta forma, no período de pós- pandemia a inclusão digital poderia ser uma prioridade para diminuir o distanciamento entre a educação do campo e educação urbana. |
id |
IFRN-3_3efe6441df7bf2d0663c3ded80ec4def |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/11485 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
DESAFIOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: ESTUDO DE CASO NA REGIÃO NORTE DO PARANÁEscola do CampoPrática pedagógicaCOVID-19O objetivo desse estudo foi analisar os desafios e as práticas pedagógicas adotadas pelos professores de uma Escola do Campo durante o período da emergência de saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O estudo é de natureza qualitativa e de cunho exploratório, por meio da aplicação de um questionário online, utiliza como método a análise de conteúdo para verificar os manifestos de comunicação de 19 professores que trabalham na escola selecionada. Os resultados indicam que apesar de os professores receberem apoio didático e pedagógico da gestão escolar, os desafios ainda são inúmeros para a organização de uma prática pedagógica que promova a equidade no processo de ensino e aprendizagem, que vão desde as dificuldades de acesso e falta de recursos midiáticos até a desigualdade social enfrentada pelos estudantes. Consideramos que é necessário maior investimento para integração das novas tecnologias digitais nas ações curriculares da Escola do Campo, e desta forma, no período de pós- pandemia a inclusão digital poderia ser uma prioridade para diminuir o distanciamento entre a educação do campo e educação urbana.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2022-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11485HOLOS; v. 3 (2022)1807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11485/3543Copyright (c) 2022 HOLOShttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Edineia Aparecida Gomes2023-03-05T14:39:39Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/11485Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2023-03-05T14:39:39Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESAFIOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: ESTUDO DE CASO NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ |
title |
DESAFIOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: ESTUDO DE CASO NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ |
spellingShingle |
DESAFIOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: ESTUDO DE CASO NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ Ribeiro, Edineia Aparecida Gomes Escola do Campo Prática pedagógica COVID-19 |
title_short |
DESAFIOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: ESTUDO DE CASO NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ |
title_full |
DESAFIOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: ESTUDO DE CASO NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ |
title_fullStr |
DESAFIOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: ESTUDO DE CASO NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ |
title_full_unstemmed |
DESAFIOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: ESTUDO DE CASO NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ |
title_sort |
DESAFIOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: ESTUDO DE CASO NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ |
author |
Ribeiro, Edineia Aparecida Gomes |
author_facet |
Ribeiro, Edineia Aparecida Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Edineia Aparecida Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola do Campo Prática pedagógica COVID-19 |
topic |
Escola do Campo Prática pedagógica COVID-19 |
description |
O objetivo desse estudo foi analisar os desafios e as práticas pedagógicas adotadas pelos professores de uma Escola do Campo durante o período da emergência de saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O estudo é de natureza qualitativa e de cunho exploratório, por meio da aplicação de um questionário online, utiliza como método a análise de conteúdo para verificar os manifestos de comunicação de 19 professores que trabalham na escola selecionada. Os resultados indicam que apesar de os professores receberem apoio didático e pedagógico da gestão escolar, os desafios ainda são inúmeros para a organização de uma prática pedagógica que promova a equidade no processo de ensino e aprendizagem, que vão desde as dificuldades de acesso e falta de recursos midiáticos até a desigualdade social enfrentada pelos estudantes. Consideramos que é necessário maior investimento para integração das novas tecnologias digitais nas ações curriculares da Escola do Campo, e desta forma, no período de pós- pandemia a inclusão digital poderia ser uma prioridade para diminuir o distanciamento entre a educação do campo e educação urbana. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11485 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11485 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11485/3543 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 HOLOS https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 HOLOS https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 3 (2022) 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951616071598080 |