DESAFIOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: ESTUDO DE CASO NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Edineia Aparecida Gomes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11485
Resumo: O objetivo desse estudo foi analisar os desafios e as práticas pedagógicas adotadas pelos professores de uma Escola do Campo durante o período da emergência de saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O estudo é de natureza qualitativa e de cunho exploratório, por meio da aplicação de um questionário online, utiliza como método a análise de conteúdo para verificar os manifestos de comunicação de 19 professores que trabalham na escola selecionada. Os resultados indicam que apesar de os professores receberem apoio didático e pedagógico da gestão escolar, os desafios ainda são inúmeros para a organização de uma prática pedagógica que promova a equidade no processo de ensino e aprendizagem, que vão desde as dificuldades de acesso e falta de recursos midiáticos até a desigualdade social enfrentada pelos estudantes. Consideramos que é necessário maior investimento para integração das novas tecnologias digitais nas ações curriculares da Escola do Campo, e desta forma, no período de pós- pandemia a inclusão digital poderia ser uma prioridade para diminuir o distanciamento entre a educação do campo e educação urbana.
id IFRN-3_3efe6441df7bf2d0663c3ded80ec4def
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/11485
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling DESAFIOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: ESTUDO DE CASO NA REGIÃO NORTE DO PARANÁEscola do CampoPrática pedagógicaCOVID-19O objetivo desse estudo foi analisar os desafios e as práticas pedagógicas adotadas pelos professores de uma Escola do Campo durante o período da emergência de saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O estudo é de natureza qualitativa e de cunho exploratório, por meio da aplicação de um questionário online, utiliza como método a análise de conteúdo para verificar os manifestos de comunicação de 19 professores que trabalham na escola selecionada. Os resultados indicam que apesar de os professores receberem apoio didático e pedagógico da gestão escolar, os desafios ainda são inúmeros para a organização de uma prática pedagógica que promova a equidade no processo de ensino e aprendizagem, que vão desde as dificuldades de acesso e falta de recursos midiáticos até a desigualdade social enfrentada pelos estudantes. Consideramos que é necessário maior investimento para integração das novas tecnologias digitais nas ações curriculares da Escola do Campo, e desta forma, no período de pós- pandemia a inclusão digital poderia ser uma prioridade para diminuir o distanciamento entre a educação do campo e educação urbana.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2022-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11485HOLOS; v. 3 (2022)1807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11485/3543Copyright (c) 2022 HOLOShttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Edineia Aparecida Gomes2023-03-05T14:39:39Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/11485Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2023-03-05T14:39:39Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv DESAFIOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: ESTUDO DE CASO NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ
title DESAFIOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: ESTUDO DE CASO NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ
spellingShingle DESAFIOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: ESTUDO DE CASO NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ
Ribeiro, Edineia Aparecida Gomes
Escola do Campo
Prática pedagógica
COVID-19
title_short DESAFIOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: ESTUDO DE CASO NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ
title_full DESAFIOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: ESTUDO DE CASO NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ
title_fullStr DESAFIOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: ESTUDO DE CASO NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ
title_full_unstemmed DESAFIOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: ESTUDO DE CASO NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ
title_sort DESAFIOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19: ESTUDO DE CASO NA REGIÃO NORTE DO PARANÁ
author Ribeiro, Edineia Aparecida Gomes
author_facet Ribeiro, Edineia Aparecida Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Edineia Aparecida Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Escola do Campo
Prática pedagógica
COVID-19
topic Escola do Campo
Prática pedagógica
COVID-19
description O objetivo desse estudo foi analisar os desafios e as práticas pedagógicas adotadas pelos professores de uma Escola do Campo durante o período da emergência de saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O estudo é de natureza qualitativa e de cunho exploratório, por meio da aplicação de um questionário online, utiliza como método a análise de conteúdo para verificar os manifestos de comunicação de 19 professores que trabalham na escola selecionada. Os resultados indicam que apesar de os professores receberem apoio didático e pedagógico da gestão escolar, os desafios ainda são inúmeros para a organização de uma prática pedagógica que promova a equidade no processo de ensino e aprendizagem, que vão desde as dificuldades de acesso e falta de recursos midiáticos até a desigualdade social enfrentada pelos estudantes. Consideramos que é necessário maior investimento para integração das novas tecnologias digitais nas ações curriculares da Escola do Campo, e desta forma, no período de pós- pandemia a inclusão digital poderia ser uma prioridade para diminuir o distanciamento entre a educação do campo e educação urbana.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11485
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11485/3543
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 HOLOS
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 HOLOS
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 3 (2022)
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951616071598080