EDUCAÇÃO DO CAMPO: PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CLASSE MULTISSERIADA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7142 |
Resumo: | A participação dos movimentos sociais do campo, em especial o MST, na elaboração de uma educação orientada para seus interesses é crescente desde a década de 1980, bem como, a reivindicação da construção de escolas públicas em assentamentos de Reforma Agrária. Este trabalho tem como intenção aprofundar a discussão sobre Educação do Campo no Brasil, em específico, nos assentamentos de Reforma Agrária no Estado do Paraná, buscando compreender seus aspectos a partir da análise da prática do professor em classe multisseriada da Escola Municipal Padre Ezequiel Ramin localizada no assentamento Rio D'Areia de Cima no município de Teixeira Soares. Os procedimentos metodológicos utilizados para a elaboração da pesquisa foram: revisão bibliográfica e trabalho de campo composto por entrevistas com os assentados, com o professor, observação em sala de aula e análise da documentação da escola. Foram utilizadas como fundamentação teórica obras que discutem os movimentos sociais, movimentos sociais do campo, a formação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) no Brasil, escola do campo e produção literária produzida pelo próprio MST sobre sua proposta de ensino. Não há a presença do setor de Educação do MST no acompanhamento e na efetivação das Diretrizes Operacionais para a Educação do Campo na escola do assentamento. A escola multisseriada estudada apresentou-se como uma possibilidade de produção de conhecimento, pois, o professor estimula o uso da pesquisa nas aulas permitindo que o aluno questione os conteúdos estudados e produza um conhecimento significativo e útil a sua realidade. A estrutura da classe multisseriada possibilita a construção de relações sociais baseadas na tolerância e respeito ao diferente. O professor é de origem campesina e sua prática pedagógica não está dicotomizada da realidade socioeconômica dos seus alunos, havendo a preocupação com a formação para cidadania. |
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