A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA NOS CURRÍCULOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Tiago Nunes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bossle, Cibele Biehl, Bossle, Fabiano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8367
Resumo: O presente estudo de cunho qualitativo objetivou compreender como a temática “Educação Física nos currículos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia” vem sendo tratada na produção acadêmica científica. Realizamos um estudo de revisão de literatura no Catálogo de Dissertações e Teses da CAPES e no Portal de Periódicos da CAPES, utilizando os termos de busca: “Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia”, “Educação Física” e “Currículo”. Encontramos uma baixa produção sobre a temática tanto no Catálogo de Teses e Dissertações quanto no Portal de Periódicos da CAPES. Contudo, identificamos uma produção acadêmica qualificada da Revista Holos, sendo este periódico científico o principal meio de socialização do conhecimento produzido nos Institutos Federais sobre a temática estudada. Por meio da revisão de literatura empreendida, foi possível compreender que os estudos encontrados são pautados por reflexões que demonstram haver um esforço significativo da Educação Física, área de conhecimento, de se localizar como componente curricular, no sentido de consolidar a proposta pedagógica dos Cursos Técnicos de Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais, além de ressignificar o modo como os conteúdos são desenvolvidos e estabelecer sentido ao que se aprende e como se aprende.
id IFRN-3_3f54bf350ff419bf6b91e38f1d0d4fc8
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/8367
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA NOS CURRÍCULOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIAEducação FísicaInstituto Federal de EducaçãoCiência e TecnologiaCurrículo.O presente estudo de cunho qualitativo objetivou compreender como a temática “Educação Física nos currículos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia” vem sendo tratada na produção acadêmica científica. Realizamos um estudo de revisão de literatura no Catálogo de Dissertações e Teses da CAPES e no Portal de Periódicos da CAPES, utilizando os termos de busca: “Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia”, “Educação Física” e “Currículo”. Encontramos uma baixa produção sobre a temática tanto no Catálogo de Teses e Dissertações quanto no Portal de Periódicos da CAPES. Contudo, identificamos uma produção acadêmica qualificada da Revista Holos, sendo este periódico científico o principal meio de socialização do conhecimento produzido nos Institutos Federais sobre a temática estudada. Por meio da revisão de literatura empreendida, foi possível compreender que os estudos encontrados são pautados por reflexões que demonstram haver um esforço significativo da Educação Física, área de conhecimento, de se localizar como componente curricular, no sentido de consolidar a proposta pedagógica dos Cursos Técnicos de Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais, além de ressignificar o modo como os conteúdos são desenvolvidos e estabelecer sentido ao que se aprende e como se aprende.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2019-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/836710.15628/holos.2019.8367HOLOS; v. 5 (2019); 1-201807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8367/pdfCopyright (c) 2019 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Tiago NunesBossle, Cibele BiehlBossle, Fabiano2022-05-01T19:18:37Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/8367Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:18:37Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA NOS CURRÍCULOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
title A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA NOS CURRÍCULOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
spellingShingle A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA NOS CURRÍCULOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Medeiros, Tiago Nunes
Educação Física
Instituto Federal de Educação
Ciência e Tecnologia
Currículo.
title_short A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA NOS CURRÍCULOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
title_full A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA NOS CURRÍCULOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
title_fullStr A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA NOS CURRÍCULOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
title_full_unstemmed A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA NOS CURRÍCULOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
title_sort A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA NOS CURRÍCULOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
author Medeiros, Tiago Nunes
author_facet Medeiros, Tiago Nunes
Bossle, Cibele Biehl
Bossle, Fabiano
author_role author
author2 Bossle, Cibele Biehl
Bossle, Fabiano
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Tiago Nunes
Bossle, Cibele Biehl
Bossle, Fabiano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Instituto Federal de Educação
Ciência e Tecnologia
Currículo.
topic Educação Física
Instituto Federal de Educação
Ciência e Tecnologia
Currículo.
description O presente estudo de cunho qualitativo objetivou compreender como a temática “Educação Física nos currículos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia” vem sendo tratada na produção acadêmica científica. Realizamos um estudo de revisão de literatura no Catálogo de Dissertações e Teses da CAPES e no Portal de Periódicos da CAPES, utilizando os termos de busca: “Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia”, “Educação Física” e “Currículo”. Encontramos uma baixa produção sobre a temática tanto no Catálogo de Teses e Dissertações quanto no Portal de Periódicos da CAPES. Contudo, identificamos uma produção acadêmica qualificada da Revista Holos, sendo este periódico científico o principal meio de socialização do conhecimento produzido nos Institutos Federais sobre a temática estudada. Por meio da revisão de literatura empreendida, foi possível compreender que os estudos encontrados são pautados por reflexões que demonstram haver um esforço significativo da Educação Física, área de conhecimento, de se localizar como componente curricular, no sentido de consolidar a proposta pedagógica dos Cursos Técnicos de Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais, além de ressignificar o modo como os conteúdos são desenvolvidos e estabelecer sentido ao que se aprende e como se aprende.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8367
10.15628/holos.2019.8367
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8367
identifier_str_mv 10.15628/holos.2019.8367
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8367/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 5 (2019); 1-20
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951624676212736