ORIENTAÇÃO DOCENTE E MODELOS TEÓRICOS DE ORIENTAÇÃO COM FOCO NO TCC DE PEDAGOGOS(AS) EM FORMAÇÃO INICIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Claudionor Reanto da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Revista Brasileira Multidisciplinar
Texto Completo: http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/431
Resumo: As produções no campo da educação, sobre a orientação científica docente do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) vem aumentando consideravelmente e se concentram nas áreas da Educação à Distância e Educação em Ciências e Matemática. Contudo, estas produções, no seu conjunto, exigem uma organização e delineamento urgentes referente ao rigor científico da produção de conhecimento; se necessita de uma epistemologia sobre a orientação docente. Na tentativa de acrescentar um item reflexivo no campo educacional, este ensaio, se debruça sobre o tema, tecendo considerações sobre a orientação docente do TCC na formação inicial de pedagogos(as), privilegiando algumas linhas conceituais e teóricas: 1) teoria da afetividade na orientação; 2) teoria motivacional. Com o uso do método bibliográfico atende-se à seguinte pergunta de pesquisa: de que forma algumas linhas conceituais vêm apontando a articulação entre orientação docente, TCC e pesquisa educacional, em cursos de pedagogia e como elas se apresentam como recursos sadios e produtivos na relação orientador(a)/orientando? Ao se apresentarem as duas linhas teóricas se propõem alternativas à orientação docente e à produção dos orientandos(as). Finaliza-se o ensaio com a reflexão sobre o que se configura um “bom” TCC e o aspecto da publicização, e, para isto, se apresenta a Teoria das Restrições como modelo de gestão da produção do TCC em cursos de pedagogia para se atingir a práxis educativa com a transformação da realidade, pela pesquisa.
id UNIARA_0d5fbb7fff891577202ff4f5b80c5b7f
oai_identifier_str oai:ojs.revistarebram.com:article/431
network_acronym_str UNIARA
network_name_str Revista Brasileira Multidisciplinar
repository_id_str
spelling ORIENTAÇÃO DOCENTE E MODELOS TEÓRICOS DE ORIENTAÇÃO COM FOCO NO TCC DE PEDAGOGOS(AS) EM FORMAÇÃO INICIALOrientação docente. TCC. Pedagogia.As produções no campo da educação, sobre a orientação científica docente do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) vem aumentando consideravelmente e se concentram nas áreas da Educação à Distância e Educação em Ciências e Matemática. Contudo, estas produções, no seu conjunto, exigem uma organização e delineamento urgentes referente ao rigor científico da produção de conhecimento; se necessita de uma epistemologia sobre a orientação docente. Na tentativa de acrescentar um item reflexivo no campo educacional, este ensaio, se debruça sobre o tema, tecendo considerações sobre a orientação docente do TCC na formação inicial de pedagogos(as), privilegiando algumas linhas conceituais e teóricas: 1) teoria da afetividade na orientação; 2) teoria motivacional. Com o uso do método bibliográfico atende-se à seguinte pergunta de pesquisa: de que forma algumas linhas conceituais vêm apontando a articulação entre orientação docente, TCC e pesquisa educacional, em cursos de pedagogia e como elas se apresentam como recursos sadios e produtivos na relação orientador(a)/orientando? Ao se apresentarem as duas linhas teóricas se propõem alternativas à orientação docente e à produção dos orientandos(as). Finaliza-se o ensaio com a reflexão sobre o que se configura um “bom” TCC e o aspecto da publicização, e, para isto, se apresenta a Teoria das Restrições como modelo de gestão da produção do TCC em cursos de pedagogia para se atingir a práxis educativa com a transformação da realidade, pela pesquisa.Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM2020-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/43110.25061/2527-2675/ReBraM/2017.v20i2.431Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 20 n. 2 (2017): Julho-Dezembro2527-26751415-3580reponame:Revista Brasileira Multidisciplinarinstname:Universidade de Araraquara (UNIARA)instacron:UNIARACopyright (c) 2020 Revista Brasileira Multidisciplinarinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Claudionor Reanto da2020-06-18T12:42:47Zoai:ojs.revistarebram.com:article/431Revistahttp://revistarebram.com/index.php/revistauniaraPRIhttps://revistarebram.com/index.php/revistauniara/oairevistauniara@uniara.com||2527-26752527-2675opendoar:2020-06-18T12:42:47Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)false
dc.title.none.fl_str_mv ORIENTAÇÃO DOCENTE E MODELOS TEÓRICOS DE ORIENTAÇÃO COM FOCO NO TCC DE PEDAGOGOS(AS) EM FORMAÇÃO INICIAL
title ORIENTAÇÃO DOCENTE E MODELOS TEÓRICOS DE ORIENTAÇÃO COM FOCO NO TCC DE PEDAGOGOS(AS) EM FORMAÇÃO INICIAL
spellingShingle ORIENTAÇÃO DOCENTE E MODELOS TEÓRICOS DE ORIENTAÇÃO COM FOCO NO TCC DE PEDAGOGOS(AS) EM FORMAÇÃO INICIAL
Silva, Claudionor Reanto da
Orientação docente. TCC. Pedagogia.
title_short ORIENTAÇÃO DOCENTE E MODELOS TEÓRICOS DE ORIENTAÇÃO COM FOCO NO TCC DE PEDAGOGOS(AS) EM FORMAÇÃO INICIAL
title_full ORIENTAÇÃO DOCENTE E MODELOS TEÓRICOS DE ORIENTAÇÃO COM FOCO NO TCC DE PEDAGOGOS(AS) EM FORMAÇÃO INICIAL
title_fullStr ORIENTAÇÃO DOCENTE E MODELOS TEÓRICOS DE ORIENTAÇÃO COM FOCO NO TCC DE PEDAGOGOS(AS) EM FORMAÇÃO INICIAL
title_full_unstemmed ORIENTAÇÃO DOCENTE E MODELOS TEÓRICOS DE ORIENTAÇÃO COM FOCO NO TCC DE PEDAGOGOS(AS) EM FORMAÇÃO INICIAL
title_sort ORIENTAÇÃO DOCENTE E MODELOS TEÓRICOS DE ORIENTAÇÃO COM FOCO NO TCC DE PEDAGOGOS(AS) EM FORMAÇÃO INICIAL
author Silva, Claudionor Reanto da
author_facet Silva, Claudionor Reanto da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Claudionor Reanto da
dc.subject.por.fl_str_mv Orientação docente. TCC. Pedagogia.
topic Orientação docente. TCC. Pedagogia.
description As produções no campo da educação, sobre a orientação científica docente do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) vem aumentando consideravelmente e se concentram nas áreas da Educação à Distância e Educação em Ciências e Matemática. Contudo, estas produções, no seu conjunto, exigem uma organização e delineamento urgentes referente ao rigor científico da produção de conhecimento; se necessita de uma epistemologia sobre a orientação docente. Na tentativa de acrescentar um item reflexivo no campo educacional, este ensaio, se debruça sobre o tema, tecendo considerações sobre a orientação docente do TCC na formação inicial de pedagogos(as), privilegiando algumas linhas conceituais e teóricas: 1) teoria da afetividade na orientação; 2) teoria motivacional. Com o uso do método bibliográfico atende-se à seguinte pergunta de pesquisa: de que forma algumas linhas conceituais vêm apontando a articulação entre orientação docente, TCC e pesquisa educacional, em cursos de pedagogia e como elas se apresentam como recursos sadios e produtivos na relação orientador(a)/orientando? Ao se apresentarem as duas linhas teóricas se propõem alternativas à orientação docente e à produção dos orientandos(as). Finaliza-se o ensaio com a reflexão sobre o que se configura um “bom” TCC e o aspecto da publicização, e, para isto, se apresenta a Teoria das Restrições como modelo de gestão da produção do TCC em cursos de pedagogia para se atingir a práxis educativa com a transformação da realidade, pela pesquisa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/431
10.25061/2527-2675/ReBraM/2017.v20i2.431
url http://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/431
identifier_str_mv 10.25061/2527-2675/ReBraM/2017.v20i2.431
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira Multidisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira Multidisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - ReBraM; v. 20 n. 2 (2017): Julho-Dezembro
2527-2675
1415-3580
reponame:Revista Brasileira Multidisciplinar
instname:Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron:UNIARA
instname_str Universidade de Araraquara (UNIARA)
instacron_str UNIARA
institution UNIARA
reponame_str Revista Brasileira Multidisciplinar
collection Revista Brasileira Multidisciplinar
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira Multidisciplinar - Universidade de Araraquara (UNIARA)
repository.mail.fl_str_mv revistauniara@uniara.com||
_version_ 1797174605963591680