POLITICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: IMPACTO DAS PROPOSTAS CURRICULARES NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UNOESC- SC NA VISÃO DOS DOCENTES
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
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Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4934 |
Resumo: | Fruto de pesquisa PIBIC – CNPq e vinculada à Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior, em parceria com o GIEPES da UNICAMP, o texto apresenta os resultados parciais dos impactos das políticas curriculares na formação do pedagogo na visão dos docentes dos cursos de dois campi da UNOESC. Coletou os dados com o encuestafacil.com e usou a metodologia qualitativa/quantitativa, baseada na análise de conteúdo, via Lawrence Bardin. Dos entrevistados, a maioria tem consciência de que a matriz curricular forma o pedagogo para o mercado e não para o mundo do trabalho. A minoria sugere mudanças, refletindo sobre a autonomia intelectual e a conscientização de si, do outro e da classe, com conteúdo voltado para a emancipação da educação e não somente para a regulação da educação básica. |
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POLITICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: IMPACTO DAS PROPOSTAS CURRICULARES NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UNOESC- SC NA VISÃO DOS DOCENTESPolíticas de Educação SuperiorPolíticas de Formação de professoresPedagogiaUniversidadeFormação de ProfessoresFruto de pesquisa PIBIC – CNPq e vinculada à Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior, em parceria com o GIEPES da UNICAMP, o texto apresenta os resultados parciais dos impactos das políticas curriculares na formação do pedagogo na visão dos docentes dos cursos de dois campi da UNOESC. Coletou os dados com o encuestafacil.com e usou a metodologia qualitativa/quantitativa, baseada na análise de conteúdo, via Lawrence Bardin. Dos entrevistados, a maioria tem consciência de que a matriz curricular forma o pedagogo para o mercado e não para o mundo do trabalho. A minoria sugere mudanças, refletindo sobre a autonomia intelectual e a conscientização de si, do outro e da classe, com conteúdo voltado para a emancipação da educação e não somente para a regulação da educação básica.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2019-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/493410.15628/holos.2019.4934HOLOS; v. 4 (2019); 1-81807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4934/pdfCopyright (c) 2019 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessALMEIDA, MARIA DE LOURDES PINTO DEDOS SANTOS NETO, JOAO TOMAZ2022-05-01T19:18:51Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/4934Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:18:51Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
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