ENTREVISTA COM O PROFESSOR JOSÉ CARLOS LIBÂNEO – O CURSO DE PEDAGOGIA NO BALANÇO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Libâneo, José Carlos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ferreira, Liliana Soares, Medeiros, Emerson Augusto de, Araújo, Osmar Hélio Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4250
Resumo: Em entrevista especial para esta edição, o Prof. Dr. José Carlos Libâneo, cuja obra é reconhecida nacional e internacionalmente, apresenta uma leitura sobre o curso de Pedagogia no Brasil, circunscrito no contexto das políticas educacionais, com ênfase para a sua trajetória e identidade. O professor, em sua obra, contribui e aprofunda o estudo a respeito da Pedagogia, do curso de Pedagogia e da didática, entre outros temas, na área de Educação. Nesta entrevista, particularmente, demarca seu posicionamento teórico, filosófico e político sobre o curso de Pedagogia no que toca à sua identidade, ao perfil profissional a ser formado nessa graduação, a proposta formativa e curricular do curso, entre outras questões. Alerta também a respeito da necessidade de uma unidade de posicionamento, no campo progressista, em torno de uma pauta comum de resistência às políticas educacionais neoliberais destinadas ao curso de Pedagogia no Brasil.
id UERN-5_a554ff62a90e016861e1201774e5812a
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4250
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling ENTREVISTA COM O PROFESSOR JOSÉ CARLOS LIBÂNEO – O CURSO DE PEDAGOGIA NO BALANÇO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS Curso de PedagogiaPedagogiaPolítica EducacionalFormação de ProfessoresEm entrevista especial para esta edição, o Prof. Dr. José Carlos Libâneo, cuja obra é reconhecida nacional e internacionalmente, apresenta uma leitura sobre o curso de Pedagogia no Brasil, circunscrito no contexto das políticas educacionais, com ênfase para a sua trajetória e identidade. O professor, em sua obra, contribui e aprofunda o estudo a respeito da Pedagogia, do curso de Pedagogia e da didática, entre outros temas, na área de Educação. Nesta entrevista, particularmente, demarca seu posicionamento teórico, filosófico e político sobre o curso de Pedagogia no que toca à sua identidade, ao perfil profissional a ser formado nessa graduação, a proposta formativa e curricular do curso, entre outras questões. Alerta também a respeito da necessidade de uma unidade de posicionamento, no campo progressista, em torno de uma pauta comum de resistência às políticas educacionais neoliberais destinadas ao curso de Pedagogia no Brasil.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2022-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4250Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 27 (2022): Dossiê: O curso de Pedagogia no balanço das polí­ticas educacionais2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4250/3328Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLibâneo, José CarlosFerreira, Liliana SoaresMedeiros, Emerson Augusto deAraújo, Osmar Hélio Alves2022-11-29T19:59:25Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/4250Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2022-11-29T19:59:25Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv ENTREVISTA COM O PROFESSOR JOSÉ CARLOS LIBÂNEO – O CURSO DE PEDAGOGIA NO BALANÇO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
title ENTREVISTA COM O PROFESSOR JOSÉ CARLOS LIBÂNEO – O CURSO DE PEDAGOGIA NO BALANÇO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
spellingShingle ENTREVISTA COM O PROFESSOR JOSÉ CARLOS LIBÂNEO – O CURSO DE PEDAGOGIA NO BALANÇO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Libâneo, José Carlos
Curso de Pedagogia
Pedagogia
Política Educacional
Formação de Professores
title_short ENTREVISTA COM O PROFESSOR JOSÉ CARLOS LIBÂNEO – O CURSO DE PEDAGOGIA NO BALANÇO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
title_full ENTREVISTA COM O PROFESSOR JOSÉ CARLOS LIBÂNEO – O CURSO DE PEDAGOGIA NO BALANÇO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
title_fullStr ENTREVISTA COM O PROFESSOR JOSÉ CARLOS LIBÂNEO – O CURSO DE PEDAGOGIA NO BALANÇO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
title_full_unstemmed ENTREVISTA COM O PROFESSOR JOSÉ CARLOS LIBÂNEO – O CURSO DE PEDAGOGIA NO BALANÇO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
title_sort ENTREVISTA COM O PROFESSOR JOSÉ CARLOS LIBÂNEO – O CURSO DE PEDAGOGIA NO BALANÇO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
author Libâneo, José Carlos
author_facet Libâneo, José Carlos
Ferreira, Liliana Soares
Medeiros, Emerson Augusto de
Araújo, Osmar Hélio Alves
author_role author
author2 Ferreira, Liliana Soares
Medeiros, Emerson Augusto de
Araújo, Osmar Hélio Alves
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Libâneo, José Carlos
Ferreira, Liliana Soares
Medeiros, Emerson Augusto de
Araújo, Osmar Hélio Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Curso de Pedagogia
Pedagogia
Política Educacional
Formação de Professores
topic Curso de Pedagogia
Pedagogia
Política Educacional
Formação de Professores
description Em entrevista especial para esta edição, o Prof. Dr. José Carlos Libâneo, cuja obra é reconhecida nacional e internacionalmente, apresenta uma leitura sobre o curso de Pedagogia no Brasil, circunscrito no contexto das políticas educacionais, com ênfase para a sua trajetória e identidade. O professor, em sua obra, contribui e aprofunda o estudo a respeito da Pedagogia, do curso de Pedagogia e da didática, entre outros temas, na área de Educação. Nesta entrevista, particularmente, demarca seu posicionamento teórico, filosófico e político sobre o curso de Pedagogia no que toca à sua identidade, ao perfil profissional a ser formado nessa graduação, a proposta formativa e curricular do curso, entre outras questões. Alerta também a respeito da necessidade de uma unidade de posicionamento, no campo progressista, em torno de uma pauta comum de resistência às políticas educacionais neoliberais destinadas ao curso de Pedagogia no Brasil.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4250
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4250/3328
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 8 n. 27 (2022): Dossiê: O curso de Pedagogia no balanço das polí­ticas educacionais
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751127093575680