GAMIFICAÇÃO E FORMAÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO JOGO DE CAÇA AO TESOURO VIRTUAL PARA O ENSINO DE CITOLOGIA DE FORMA REMOTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Leonardo Rafael
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lima, João Vitor Melo de, Silva, Suelione Fernandes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/12652
Resumo: O uso de jogos em sala de aula tem trazido grandes avanços para a área da Educação, assim estudos que discutam a importância da gamificação no ensino de ciências são necessários, sobretudo em um contexto de ensino remoto. O objetivo deste trabalho foi avaliar a aplicação do jogo Caça ao Tesouro Virtual como uma alternativa de proposta metodológica para o ensino remoto de citologia a licenciandos. O jogo foi aplicado a estudantes de Licenciatura em Química na disciplina de Biologia para o Ensino de Ciências em dois campi do IFRN. A proposta apresentou cinco etapas, envolvendo distribuição de pistas, problemas lógicos e minijogos em plataformas digitais. Os resultados evidenciaram que o jogo foi exitoso, conferindo dinamismo e proporcionando uma aprendizagem significativa. A gamificação nesta pesquisa contribuiu para uma autorreflexão pelos licenciandos sobre o fazer docente, pois demonstraram interesse em incorporar essas possibilidades inovadoras em sua futura atuação como professores.
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