SATISFAÇÃO DE DISCENTES SOBRE A FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL EM INSTITUIÇÕES PÚBLICA E PRIVADA (RIO GRANDE DO SUL, 2013)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1771 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi avaliar a satisfação dos alunos do último semestre de curso de nível técnico em Administração e Contabilidade de duas instituições - pública e privada - de Santa Maria, Rio Grande do Sul, quanto ao curso escolhido, atendimento, capacitação dos professores, métodos de ensino, atitude, conteúdo e infraestrutura. Os dados foram coletados por meio de um questionário segundo o modelo Kano modificado. Os resultados demonstram que, na instituição privada, os atributos laboratório de impressão e a modernidade dos laboratórios de informática têm maior impacto na satisfação dos alunos. Na instituição pública, o atributo laboratório de impressão e atualização dos professores são considerados os de maior impacto na satisfação. Em termos gerais, o Índice de Satisfação do Cliente Americano - ACSI -, considerando os 19 atributos deste estudo, mostra que a instituição privada apresenta um índice de 51,6%, enquanto a pública exibe um índice de 62,1%. Por fim, a pesquisa aponta uma maior satisfação dos alunos na instituição pública, enquanto na instituição privada estabelece-se uma dualidade entre o ensino, recursos humanos e infraestrutura. |
id |
IFRN-3_473411e612720aa36dcac035fb178340 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/1771 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
SATISFAÇÃO DE DISCENTES SOBRE A FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL EM INSTITUIÇÕES PÚBLICA E PRIVADA (RIO GRANDE DO SUL, 2013)O objetivo do estudo foi avaliar a satisfação dos alunos do último semestre de curso de nível técnico em Administração e Contabilidade de duas instituições - pública e privada - de Santa Maria, Rio Grande do Sul, quanto ao curso escolhido, atendimento, capacitação dos professores, métodos de ensino, atitude, conteúdo e infraestrutura. Os dados foram coletados por meio de um questionário segundo o modelo Kano modificado. Os resultados demonstram que, na instituição privada, os atributos laboratório de impressão e a modernidade dos laboratórios de informática têm maior impacto na satisfação dos alunos. Na instituição pública, o atributo laboratório de impressão e atualização dos professores são considerados os de maior impacto na satisfação. Em termos gerais, o Índice de Satisfação do Cliente Americano - ACSI -, considerando os 19 atributos deste estudo, mostra que a instituição privada apresenta um índice de 51,6%, enquanto a pública exibe um índice de 62,1%. Por fim, a pesquisa aponta uma maior satisfação dos alunos na instituição pública, enquanto na instituição privada estabelece-se uma dualidade entre o ensino, recursos humanos e infraestrutura.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2015-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/177110.15628/holos.2015.1771HOLOS; v. 3 (2015); 166-1811807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1771/1116Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessRedin, EzequielReimche, Geovane BoschmannLixinski, Guilherme MatiasStivanin, Jaqueline BassoSilva, Elvio Izaias daQuadros, Claudemir de2022-05-01T20:25:48Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/1771Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:25:48Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SATISFAÇÃO DE DISCENTES SOBRE A FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL EM INSTITUIÇÕES PÚBLICA E PRIVADA (RIO GRANDE DO SUL, 2013) |
title |
SATISFAÇÃO DE DISCENTES SOBRE A FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL EM INSTITUIÇÕES PÚBLICA E PRIVADA (RIO GRANDE DO SUL, 2013) |
spellingShingle |
SATISFAÇÃO DE DISCENTES SOBRE A FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL EM INSTITUIÇÕES PÚBLICA E PRIVADA (RIO GRANDE DO SUL, 2013) Redin, Ezequiel |
title_short |
SATISFAÇÃO DE DISCENTES SOBRE A FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL EM INSTITUIÇÕES PÚBLICA E PRIVADA (RIO GRANDE DO SUL, 2013) |
title_full |
SATISFAÇÃO DE DISCENTES SOBRE A FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL EM INSTITUIÇÕES PÚBLICA E PRIVADA (RIO GRANDE DO SUL, 2013) |
title_fullStr |
SATISFAÇÃO DE DISCENTES SOBRE A FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL EM INSTITUIÇÕES PÚBLICA E PRIVADA (RIO GRANDE DO SUL, 2013) |
title_full_unstemmed |
SATISFAÇÃO DE DISCENTES SOBRE A FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL EM INSTITUIÇÕES PÚBLICA E PRIVADA (RIO GRANDE DO SUL, 2013) |
title_sort |
SATISFAÇÃO DE DISCENTES SOBRE A FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL EM INSTITUIÇÕES PÚBLICA E PRIVADA (RIO GRANDE DO SUL, 2013) |
author |
Redin, Ezequiel |
author_facet |
Redin, Ezequiel Reimche, Geovane Boschmann Lixinski, Guilherme Matias Stivanin, Jaqueline Basso Silva, Elvio Izaias da Quadros, Claudemir de |
author_role |
author |
author2 |
Reimche, Geovane Boschmann Lixinski, Guilherme Matias Stivanin, Jaqueline Basso Silva, Elvio Izaias da Quadros, Claudemir de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Redin, Ezequiel Reimche, Geovane Boschmann Lixinski, Guilherme Matias Stivanin, Jaqueline Basso Silva, Elvio Izaias da Quadros, Claudemir de |
description |
O objetivo do estudo foi avaliar a satisfação dos alunos do último semestre de curso de nível técnico em Administração e Contabilidade de duas instituições - pública e privada - de Santa Maria, Rio Grande do Sul, quanto ao curso escolhido, atendimento, capacitação dos professores, métodos de ensino, atitude, conteúdo e infraestrutura. Os dados foram coletados por meio de um questionário segundo o modelo Kano modificado. Os resultados demonstram que, na instituição privada, os atributos laboratório de impressão e a modernidade dos laboratórios de informática têm maior impacto na satisfação dos alunos. Na instituição pública, o atributo laboratório de impressão e atualização dos professores são considerados os de maior impacto na satisfação. Em termos gerais, o Índice de Satisfação do Cliente Americano - ACSI -, considerando os 19 atributos deste estudo, mostra que a instituição privada apresenta um índice de 51,6%, enquanto a pública exibe um índice de 62,1%. Por fim, a pesquisa aponta uma maior satisfação dos alunos na instituição pública, enquanto na instituição privada estabelece-se uma dualidade entre o ensino, recursos humanos e infraestrutura. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1771 10.15628/holos.2015.1771 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1771 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2015.1771 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1771/1116 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 3 (2015); 166-181 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951620157898752 |