TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO: AS INTERAÇÕES EM SALA DE AULA SOB A ÓTICA DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1616 |
Resumo: | Considerando o desafio de propiciar um ensino de melhor qualidade e uma aprendizagem significativa para os alunos do Ensino Médio, este artigo tem por objetivo descrever e analisar uma prática de ensino de Trigonometria no triângulo retângulo, considerando as interações que ocorrem entre os sujeitos do processo educativo sob a ótica da Teoria das Situações Didáticas, de Guy Brousseau. O estudo, de natureza qualitativa, envolveu alunos de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, e os dados foram coletados por observação das atividades em sala de aula e registrados por meio de gravação das falas dos alunos e do professor e de um diário de campo. Este trabalho pretende mostrar a importância de dar voz aos alunos, elencando as estratégias usadas na busca pela construção do conhecimento, baseadas nas interações mediadas pelo professor e pelo diálogo entre as partes. Os resultados mostram que as etapas de devolução, ação, formulação, validação e institucionalização são importantes elementos das situações didáticas e que, através delas, os processos de ensino e aprendizagem contribuem para a construção do conhecimento. |
id |
IFRN-3_47b057d70dca54f6559cf1b7a60e3e98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/1616 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO: AS INTERAÇÕES EM SALA DE AULA SOB A ÓTICA DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICASConsiderando o desafio de propiciar um ensino de melhor qualidade e uma aprendizagem significativa para os alunos do Ensino Médio, este artigo tem por objetivo descrever e analisar uma prática de ensino de Trigonometria no triângulo retângulo, considerando as interações que ocorrem entre os sujeitos do processo educativo sob a ótica da Teoria das Situações Didáticas, de Guy Brousseau. O estudo, de natureza qualitativa, envolveu alunos de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, e os dados foram coletados por observação das atividades em sala de aula e registrados por meio de gravação das falas dos alunos e do professor e de um diário de campo. Este trabalho pretende mostrar a importância de dar voz aos alunos, elencando as estratégias usadas na busca pela construção do conhecimento, baseadas nas interações mediadas pelo professor e pelo diálogo entre as partes. Os resultados mostram que as etapas de devolução, ação, formulação, validação e institucionalização são importantes elementos das situações didáticas e que, através delas, os processos de ensino e aprendizagem contribuem para a construção do conhecimento.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2015-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/161610.15628/holos.2015.1616HOLOS; v. 1 (2015); 253-2791807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1616/pdf_164Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessReis, Luciano André CarvalhoALLEVATO, N. S. G.2022-05-01T20:26:27Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/1616Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:26:27Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO: AS INTERAÇÕES EM SALA DE AULA SOB A ÓTICA DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS |
title |
TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO: AS INTERAÇÕES EM SALA DE AULA SOB A ÓTICA DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS |
spellingShingle |
TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO: AS INTERAÇÕES EM SALA DE AULA SOB A ÓTICA DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS Reis, Luciano André Carvalho |
title_short |
TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO: AS INTERAÇÕES EM SALA DE AULA SOB A ÓTICA DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS |
title_full |
TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO: AS INTERAÇÕES EM SALA DE AULA SOB A ÓTICA DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS |
title_fullStr |
TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO: AS INTERAÇÕES EM SALA DE AULA SOB A ÓTICA DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS |
title_full_unstemmed |
TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO: AS INTERAÇÕES EM SALA DE AULA SOB A ÓTICA DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS |
title_sort |
TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO: AS INTERAÇÕES EM SALA DE AULA SOB A ÓTICA DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS |
author |
Reis, Luciano André Carvalho |
author_facet |
Reis, Luciano André Carvalho ALLEVATO, N. S. G. |
author_role |
author |
author2 |
ALLEVATO, N. S. G. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Luciano André Carvalho ALLEVATO, N. S. G. |
description |
Considerando o desafio de propiciar um ensino de melhor qualidade e uma aprendizagem significativa para os alunos do Ensino Médio, este artigo tem por objetivo descrever e analisar uma prática de ensino de Trigonometria no triângulo retângulo, considerando as interações que ocorrem entre os sujeitos do processo educativo sob a ótica da Teoria das Situações Didáticas, de Guy Brousseau. O estudo, de natureza qualitativa, envolveu alunos de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, e os dados foram coletados por observação das atividades em sala de aula e registrados por meio de gravação das falas dos alunos e do professor e de um diário de campo. Este trabalho pretende mostrar a importância de dar voz aos alunos, elencando as estratégias usadas na busca pela construção do conhecimento, baseadas nas interações mediadas pelo professor e pelo diálogo entre as partes. Os resultados mostram que as etapas de devolução, ação, formulação, validação e institucionalização são importantes elementos das situações didáticas e que, através delas, os processos de ensino e aprendizagem contribuem para a construção do conhecimento. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1616 10.15628/holos.2015.1616 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1616 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2015.1616 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1616/pdf_164 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 1 (2015); 253-279 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951619757342720 |