NARRAÇÃO AUTOBIOGRÁFICA: MEIO PARA CONSTRUIR A VOCAÇÃO E RECONFIGURAR A IDENTIDADE DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VILLEGAS, Margarita
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: GONZÁLEZ, Fredy Enrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11956
Resumo: O objetivo deste trabalho foi examinar a relação entre narração autobiográfica, vocação e reconfiguração da identidade docente, caracterizando esses fenômenos existencialmente. A vocação e identidade docente tem sido objeto de várias discussões com as quais afirmam ser herdadas ou como um processo em construção. A metodologia fenomenológica interpretativa favoreceu seu estudo, realizado com base na releitura analítica de fragmentos extraídos de pesquisas anteriores, através do exercício de reinterpretação desses dados, buscando revelar elementos que sustentariam a abordagem atual. O produto dessa reinterpretação reconhece que a vocação e a identidade do professor são dimensões dinamicamente construídas e em permanente processo de reconfiguração, favorecidas pela narração de suas experiências e experiências suscitadas em sua própria prática.
id IFRN-3_4d4907237d78025c8eeff8a2705f49db
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/11956
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling NARRAÇÃO AUTOBIOGRÁFICA: MEIO PARA CONSTRUIR A VOCAÇÃO E RECONFIGURAR A IDENTIDADE DOCENTEnarração autobiográficaformação de professoresexperiências.O objetivo deste trabalho foi examinar a relação entre narração autobiográfica, vocação e reconfiguração da identidade docente, caracterizando esses fenômenos existencialmente. A vocação e identidade docente tem sido objeto de várias discussões com as quais afirmam ser herdadas ou como um processo em construção. A metodologia fenomenológica interpretativa favoreceu seu estudo, realizado com base na releitura analítica de fragmentos extraídos de pesquisas anteriores, através do exercício de reinterpretação desses dados, buscando revelar elementos que sustentariam a abordagem atual. O produto dessa reinterpretação reconhece que a vocação e a identidade do professor são dimensões dinamicamente construídas e em permanente processo de reconfiguração, favorecidas pela narração de suas experiências e experiências suscitadas em sua própria prática. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2021-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1195610.15628/holos.2021.11956HOLOS; v. 8 (2021); 1-241807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11956/pdfCopyright (c) 2021 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessVILLEGAS, MargaritaGONZÁLEZ, Fredy Enrique2023-04-07T00:02:08Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/11956Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2023-04-07T00:02:08Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv NARRAÇÃO AUTOBIOGRÁFICA: MEIO PARA CONSTRUIR A VOCAÇÃO E RECONFIGURAR A IDENTIDADE DOCENTE
title NARRAÇÃO AUTOBIOGRÁFICA: MEIO PARA CONSTRUIR A VOCAÇÃO E RECONFIGURAR A IDENTIDADE DOCENTE
spellingShingle NARRAÇÃO AUTOBIOGRÁFICA: MEIO PARA CONSTRUIR A VOCAÇÃO E RECONFIGURAR A IDENTIDADE DOCENTE
VILLEGAS, Margarita
narração autobiográfica
formação de professores
experiências.
title_short NARRAÇÃO AUTOBIOGRÁFICA: MEIO PARA CONSTRUIR A VOCAÇÃO E RECONFIGURAR A IDENTIDADE DOCENTE
title_full NARRAÇÃO AUTOBIOGRÁFICA: MEIO PARA CONSTRUIR A VOCAÇÃO E RECONFIGURAR A IDENTIDADE DOCENTE
title_fullStr NARRAÇÃO AUTOBIOGRÁFICA: MEIO PARA CONSTRUIR A VOCAÇÃO E RECONFIGURAR A IDENTIDADE DOCENTE
title_full_unstemmed NARRAÇÃO AUTOBIOGRÁFICA: MEIO PARA CONSTRUIR A VOCAÇÃO E RECONFIGURAR A IDENTIDADE DOCENTE
title_sort NARRAÇÃO AUTOBIOGRÁFICA: MEIO PARA CONSTRUIR A VOCAÇÃO E RECONFIGURAR A IDENTIDADE DOCENTE
author VILLEGAS, Margarita
author_facet VILLEGAS, Margarita
GONZÁLEZ, Fredy Enrique
author_role author
author2 GONZÁLEZ, Fredy Enrique
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv VILLEGAS, Margarita
GONZÁLEZ, Fredy Enrique
dc.subject.por.fl_str_mv narração autobiográfica
formação de professores
experiências.
topic narração autobiográfica
formação de professores
experiências.
description O objetivo deste trabalho foi examinar a relação entre narração autobiográfica, vocação e reconfiguração da identidade docente, caracterizando esses fenômenos existencialmente. A vocação e identidade docente tem sido objeto de várias discussões com as quais afirmam ser herdadas ou como um processo em construção. A metodologia fenomenológica interpretativa favoreceu seu estudo, realizado com base na releitura analítica de fragmentos extraídos de pesquisas anteriores, através do exercício de reinterpretação desses dados, buscando revelar elementos que sustentariam a abordagem atual. O produto dessa reinterpretação reconhece que a vocação e a identidade do professor são dimensões dinamicamente construídas e em permanente processo de reconfiguração, favorecidas pela narração de suas experiências e experiências suscitadas em sua própria prática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11956
10.15628/holos.2021.11956
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11956
identifier_str_mv 10.15628/holos.2021.11956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11956/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 8 (2021); 1-24
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951616087326720