NARRAÇÃO AUTOBIOGRÁFICA: MEIO PARA CONSTRUIR A VOCAÇÃO E RECONFIGURAR A IDENTIDADE DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11956 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi examinar a relação entre narração autobiográfica, vocação e reconfiguração da identidade docente, caracterizando esses fenômenos existencialmente. A vocação e identidade docente tem sido objeto de várias discussões com as quais afirmam ser herdadas ou como um processo em construção. A metodologia fenomenológica interpretativa favoreceu seu estudo, realizado com base na releitura analítica de fragmentos extraídos de pesquisas anteriores, através do exercício de reinterpretação desses dados, buscando revelar elementos que sustentariam a abordagem atual. O produto dessa reinterpretação reconhece que a vocação e a identidade do professor são dimensões dinamicamente construídas e em permanente processo de reconfiguração, favorecidas pela narração de suas experiências e experiências suscitadas em sua própria prática. |
id |
IFRN-3_4d4907237d78025c8eeff8a2705f49db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/11956 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
NARRAÇÃO AUTOBIOGRÁFICA: MEIO PARA CONSTRUIR A VOCAÇÃO E RECONFIGURAR A IDENTIDADE DOCENTEnarração autobiográficaformação de professoresexperiências.O objetivo deste trabalho foi examinar a relação entre narração autobiográfica, vocação e reconfiguração da identidade docente, caracterizando esses fenômenos existencialmente. A vocação e identidade docente tem sido objeto de várias discussões com as quais afirmam ser herdadas ou como um processo em construção. A metodologia fenomenológica interpretativa favoreceu seu estudo, realizado com base na releitura analítica de fragmentos extraídos de pesquisas anteriores, através do exercício de reinterpretação desses dados, buscando revelar elementos que sustentariam a abordagem atual. O produto dessa reinterpretação reconhece que a vocação e a identidade do professor são dimensões dinamicamente construídas e em permanente processo de reconfiguração, favorecidas pela narração de suas experiências e experiências suscitadas em sua própria prática. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2021-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1195610.15628/holos.2021.11956HOLOS; v. 8 (2021); 1-241807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11956/pdfCopyright (c) 2021 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessVILLEGAS, MargaritaGONZÁLEZ, Fredy Enrique2023-04-07T00:02:08Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/11956Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2023-04-07T00:02:08Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
NARRAÇÃO AUTOBIOGRÁFICA: MEIO PARA CONSTRUIR A VOCAÇÃO E RECONFIGURAR A IDENTIDADE DOCENTE |
title |
NARRAÇÃO AUTOBIOGRÁFICA: MEIO PARA CONSTRUIR A VOCAÇÃO E RECONFIGURAR A IDENTIDADE DOCENTE |
spellingShingle |
NARRAÇÃO AUTOBIOGRÁFICA: MEIO PARA CONSTRUIR A VOCAÇÃO E RECONFIGURAR A IDENTIDADE DOCENTE VILLEGAS, Margarita narração autobiográfica formação de professores experiências. |
title_short |
NARRAÇÃO AUTOBIOGRÁFICA: MEIO PARA CONSTRUIR A VOCAÇÃO E RECONFIGURAR A IDENTIDADE DOCENTE |
title_full |
NARRAÇÃO AUTOBIOGRÁFICA: MEIO PARA CONSTRUIR A VOCAÇÃO E RECONFIGURAR A IDENTIDADE DOCENTE |
title_fullStr |
NARRAÇÃO AUTOBIOGRÁFICA: MEIO PARA CONSTRUIR A VOCAÇÃO E RECONFIGURAR A IDENTIDADE DOCENTE |
title_full_unstemmed |
NARRAÇÃO AUTOBIOGRÁFICA: MEIO PARA CONSTRUIR A VOCAÇÃO E RECONFIGURAR A IDENTIDADE DOCENTE |
title_sort |
NARRAÇÃO AUTOBIOGRÁFICA: MEIO PARA CONSTRUIR A VOCAÇÃO E RECONFIGURAR A IDENTIDADE DOCENTE |
author |
VILLEGAS, Margarita |
author_facet |
VILLEGAS, Margarita GONZÁLEZ, Fredy Enrique |
author_role |
author |
author2 |
GONZÁLEZ, Fredy Enrique |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VILLEGAS, Margarita GONZÁLEZ, Fredy Enrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
narração autobiográfica formação de professores experiências. |
topic |
narração autobiográfica formação de professores experiências. |
description |
O objetivo deste trabalho foi examinar a relação entre narração autobiográfica, vocação e reconfiguração da identidade docente, caracterizando esses fenômenos existencialmente. A vocação e identidade docente tem sido objeto de várias discussões com as quais afirmam ser herdadas ou como um processo em construção. A metodologia fenomenológica interpretativa favoreceu seu estudo, realizado com base na releitura analítica de fragmentos extraídos de pesquisas anteriores, através do exercício de reinterpretação desses dados, buscando revelar elementos que sustentariam a abordagem atual. O produto dessa reinterpretação reconhece que a vocação e a identidade do professor são dimensões dinamicamente construídas e em permanente processo de reconfiguração, favorecidas pela narração de suas experiências e experiências suscitadas em sua própria prática. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11956 10.15628/holos.2021.11956 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11956 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2021.11956 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11956/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 8 (2021); 1-24 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951616087326720 |