CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DO COTIDIANO À REFLEXÃO SOBRE SER/TORNAR-SE ESTUDANTE: PERTENCIMENTO E EXCLUSÃO NO ESPAÇO-TEMPO DA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Paula Almeida
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Caetano, Marcio Rodrigo Vale, Goulart, Treyce Ellen Silva, Castro, Amanda Motta Ângelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5257
Resumo: Neste artigo, debateremos os sentidos produzidos em torno das vivências escolares por estudantes com dificuldades de leitura e escrita de uma escola pública do estado da Paraíba. Para tanto, foi utilizada a abordagem dos estudos do cotidiano para compreender os sentidos dos fazeres, deveres e saberes conduzidos/as pelos/as discentes em torno do processo de ser/tornar-se estudante. Os resultados apontam para a compreensão de que os processos de aprender e ensinar apresentam-se imbricados pela construção de sentidos à permanência na escola e sentimentos de pertença que não se encerram nos conteúdos disciplinares dispostos nos currículos. Dessa forma, é nossa intenção questionar os mecanismos sutis de exclusão escolar e, nesse sentido, refletir sobre o papel da escola em uma perspectiva inclusiva.
id IFRN-3_4e4e67146a6e5ad7767fa809ceb5c997
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/5257
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DO COTIDIANO À REFLEXÃO SOBRE SER/TORNAR-SE ESTUDANTE: PERTENCIMENTO E EXCLUSÃO NO ESPAÇO-TEMPO DA ESCOLAEstudos do cotidianoIdentidadeExclusãoNeste artigo, debateremos os sentidos produzidos em torno das vivências escolares por estudantes com dificuldades de leitura e escrita de uma escola pública do estado da Paraíba. Para tanto, foi utilizada a abordagem dos estudos do cotidiano para compreender os sentidos dos fazeres, deveres e saberes conduzidos/as pelos/as discentes em torno do processo de ser/tornar-se estudante. Os resultados apontam para a compreensão de que os processos de aprender e ensinar apresentam-se imbricados pela construção de sentidos à permanência na escola e sentimentos de pertença que não se encerram nos conteúdos disciplinares dispostos nos currículos. Dessa forma, é nossa intenção questionar os mecanismos sutis de exclusão escolar e, nesse sentido, refletir sobre o papel da escola em uma perspectiva inclusiva.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2018-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/525710.15628/holos.2018.5257HOLOS; v. 4 (2018); 156-1711807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5257/pdfCopyright (c) 2018 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Paula AlmeidaCaetano, Marcio Rodrigo ValeGoulart, Treyce Ellen SilvaCastro, Amanda Motta Ângelo2022-05-01T19:31:08Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/5257Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:31:08Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DO COTIDIANO À REFLEXÃO SOBRE SER/TORNAR-SE ESTUDANTE: PERTENCIMENTO E EXCLUSÃO NO ESPAÇO-TEMPO DA ESCOLA
title CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DO COTIDIANO À REFLEXÃO SOBRE SER/TORNAR-SE ESTUDANTE: PERTENCIMENTO E EXCLUSÃO NO ESPAÇO-TEMPO DA ESCOLA
spellingShingle CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DO COTIDIANO À REFLEXÃO SOBRE SER/TORNAR-SE ESTUDANTE: PERTENCIMENTO E EXCLUSÃO NO ESPAÇO-TEMPO DA ESCOLA
Castro, Paula Almeida
Estudos do cotidiano
Identidade
Exclusão
title_short CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DO COTIDIANO À REFLEXÃO SOBRE SER/TORNAR-SE ESTUDANTE: PERTENCIMENTO E EXCLUSÃO NO ESPAÇO-TEMPO DA ESCOLA
title_full CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DO COTIDIANO À REFLEXÃO SOBRE SER/TORNAR-SE ESTUDANTE: PERTENCIMENTO E EXCLUSÃO NO ESPAÇO-TEMPO DA ESCOLA
title_fullStr CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DO COTIDIANO À REFLEXÃO SOBRE SER/TORNAR-SE ESTUDANTE: PERTENCIMENTO E EXCLUSÃO NO ESPAÇO-TEMPO DA ESCOLA
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DO COTIDIANO À REFLEXÃO SOBRE SER/TORNAR-SE ESTUDANTE: PERTENCIMENTO E EXCLUSÃO NO ESPAÇO-TEMPO DA ESCOLA
title_sort CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DO COTIDIANO À REFLEXÃO SOBRE SER/TORNAR-SE ESTUDANTE: PERTENCIMENTO E EXCLUSÃO NO ESPAÇO-TEMPO DA ESCOLA
author Castro, Paula Almeida
author_facet Castro, Paula Almeida
Caetano, Marcio Rodrigo Vale
Goulart, Treyce Ellen Silva
Castro, Amanda Motta Ângelo
author_role author
author2 Caetano, Marcio Rodrigo Vale
Goulart, Treyce Ellen Silva
Castro, Amanda Motta Ângelo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Paula Almeida
Caetano, Marcio Rodrigo Vale
Goulart, Treyce Ellen Silva
Castro, Amanda Motta Ângelo
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos do cotidiano
Identidade
Exclusão
topic Estudos do cotidiano
Identidade
Exclusão
description Neste artigo, debateremos os sentidos produzidos em torno das vivências escolares por estudantes com dificuldades de leitura e escrita de uma escola pública do estado da Paraíba. Para tanto, foi utilizada a abordagem dos estudos do cotidiano para compreender os sentidos dos fazeres, deveres e saberes conduzidos/as pelos/as discentes em torno do processo de ser/tornar-se estudante. Os resultados apontam para a compreensão de que os processos de aprender e ensinar apresentam-se imbricados pela construção de sentidos à permanência na escola e sentimentos de pertença que não se encerram nos conteúdos disciplinares dispostos nos currículos. Dessa forma, é nossa intenção questionar os mecanismos sutis de exclusão escolar e, nesse sentido, refletir sobre o papel da escola em uma perspectiva inclusiva.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5257
10.15628/holos.2018.5257
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5257
identifier_str_mv 10.15628/holos.2018.5257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5257/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 4 (2018); 156-171
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951623172554752