O PLANEJAMENTO E A REVISÃO DE TEXTOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5634 |
Resumo: | Objetivou-se analisar a prática pedagógica destinada à produção de textos a fim de identificar as estratégias didáticas adotadas para o planejamento e a revisão da produção dos estudantes. Foram realizadas trinta e uma horas de observação da prática de professoras de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Verificou-se que nas atividades de planejamento as professoras propiciaram a leitura de diferentes textos e promoveram discussões sobre os conteúdos que seriam abordados nas produções. As atividades de revisão foram prevalentes após o término da primeira versão dos textos. Conclui-se que os encaminhamentos observados não possibilitaram aos estudantes relevante melhoria no desempenho em relação à coesão e à coerência nos textos produzidos e, principalmente, na gestão consciente dos elementos constitutivos dos diferentes gêneros textuais. Infere-se que o planejamento e a revisão são atividades metatextuais que contribuem para o desempenho na escrita e, portanto, são ações que precisam ser contempladas na prática pedagógica para um eficiente processo de ensino-aprendizagem da produção textual. |
id |
IFRN-3_4e8d288b637458808e56de042c3e9c4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/5634 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
O PLANEJAMENTO E A REVISÃO DE TEXTOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTALProcesso de produção textualRevisão de textosHabilidades metatextuais.Objetivou-se analisar a prática pedagógica destinada à produção de textos a fim de identificar as estratégias didáticas adotadas para o planejamento e a revisão da produção dos estudantes. Foram realizadas trinta e uma horas de observação da prática de professoras de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Verificou-se que nas atividades de planejamento as professoras propiciaram a leitura de diferentes textos e promoveram discussões sobre os conteúdos que seriam abordados nas produções. As atividades de revisão foram prevalentes após o término da primeira versão dos textos. Conclui-se que os encaminhamentos observados não possibilitaram aos estudantes relevante melhoria no desempenho em relação à coesão e à coerência nos textos produzidos e, principalmente, na gestão consciente dos elementos constitutivos dos diferentes gêneros textuais. Infere-se que o planejamento e a revisão são atividades metatextuais que contribuem para o desempenho na escrita e, portanto, são ações que precisam ser contempladas na prática pedagógica para um eficiente processo de ensino-aprendizagem da produção textual.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2020-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/563410.15628/holos.2020.5634HOLOS; v. 1 (2020); 1-211807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5634/pdfCopyright (c) 2020 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Thalita FolmannGuimarães, Sandra Regina Kirchner2022-05-01T19:17:26Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/5634Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:17:26Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PLANEJAMENTO E A REVISÃO DE TEXTOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
O PLANEJAMENTO E A REVISÃO DE TEXTOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
O PLANEJAMENTO E A REVISÃO DE TEXTOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL da Silva, Thalita Folmann Processo de produção textual Revisão de textos Habilidades metatextuais. |
title_short |
O PLANEJAMENTO E A REVISÃO DE TEXTOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
O PLANEJAMENTO E A REVISÃO DE TEXTOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
O PLANEJAMENTO E A REVISÃO DE TEXTOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
O PLANEJAMENTO E A REVISÃO DE TEXTOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
O PLANEJAMENTO E A REVISÃO DE TEXTOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
da Silva, Thalita Folmann |
author_facet |
da Silva, Thalita Folmann Guimarães, Sandra Regina Kirchner |
author_role |
author |
author2 |
Guimarães, Sandra Regina Kirchner |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Thalita Folmann Guimarães, Sandra Regina Kirchner |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo de produção textual Revisão de textos Habilidades metatextuais. |
topic |
Processo de produção textual Revisão de textos Habilidades metatextuais. |
description |
Objetivou-se analisar a prática pedagógica destinada à produção de textos a fim de identificar as estratégias didáticas adotadas para o planejamento e a revisão da produção dos estudantes. Foram realizadas trinta e uma horas de observação da prática de professoras de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Verificou-se que nas atividades de planejamento as professoras propiciaram a leitura de diferentes textos e promoveram discussões sobre os conteúdos que seriam abordados nas produções. As atividades de revisão foram prevalentes após o término da primeira versão dos textos. Conclui-se que os encaminhamentos observados não possibilitaram aos estudantes relevante melhoria no desempenho em relação à coesão e à coerência nos textos produzidos e, principalmente, na gestão consciente dos elementos constitutivos dos diferentes gêneros textuais. Infere-se que o planejamento e a revisão são atividades metatextuais que contribuem para o desempenho na escrita e, portanto, são ações que precisam ser contempladas na prática pedagógica para um eficiente processo de ensino-aprendizagem da produção textual. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5634 10.15628/holos.2020.5634 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5634 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2020.5634 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5634/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 1 (2020); 1-21 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951623284752384 |