EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA OS JOVENS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA 1ª DÉCADA DO SÉCULO XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Erika Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Francisca Natália da, Silva, Lenina Lopes Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3185
Resumo: No Brasil são considerados jovens os cidadãos e cidadãs com idade compreendida entre os 15 e os 29 anos. São sujeitos de direitos e deveres e devem ter sua autonomia e identidade respeitadas. Na sociedade brasileira a maioria dos jovens das classes menos favorecidas economicamente já assume responsabilidades ligadas à provisão do próprio domicílio. Assim sendo, são vários os jovens que não concluem a Educação Básica, ou tem negada a possibilidade de ingressar no Ensino Superior. Para esses jovens poderiam ser oferecidas condições e oportunidades de acesso à Educação Profissional articulada à Educação Básica. É nesse sentido que se discute, neste artigo, a Educação Profissional para os jovens no Brasil, com ênfase nas políticas educacionais, articuladas à Educação Básica desenvolvidas na 1ª década do século XXI. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental nos principais documentos orientadores das políticas e dos programas voltados para Educação Profissional e também, uma pesquisa bibliografia, embasada principalmente em: Oliveira (2012) Moura (2012), Venturi e Abramo (2000) e Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005). Fez-se ainda, um levantamento sobre matrículas de jovens na Educação Profissional, nos Censos Escolares de 2000 a 2010, disponibilizados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os programas de Educação Profissional articulados à Educação Básica encontrados no período em estudo são políticas públicas de educação, trabalho e qualificação para os jovens brasileiros, especificamente, para aqueles que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
id IFRN-3_506e593dd3b5179cf553320da82ff225
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/3185
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA OS JOVENS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA 1ª DÉCADA DO SÉCULO XXIPolíticas EducacionaisEducação ProfissionalJovens BrasileirosNo Brasil são considerados jovens os cidadãos e cidadãs com idade compreendida entre os 15 e os 29 anos. São sujeitos de direitos e deveres e devem ter sua autonomia e identidade respeitadas. Na sociedade brasileira a maioria dos jovens das classes menos favorecidas economicamente já assume responsabilidades ligadas à provisão do próprio domicílio. Assim sendo, são vários os jovens que não concluem a Educação Básica, ou tem negada a possibilidade de ingressar no Ensino Superior. Para esses jovens poderiam ser oferecidas condições e oportunidades de acesso à Educação Profissional articulada à Educação Básica. É nesse sentido que se discute, neste artigo, a Educação Profissional para os jovens no Brasil, com ênfase nas políticas educacionais, articuladas à Educação Básica desenvolvidas na 1ª década do século XXI. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental nos principais documentos orientadores das políticas e dos programas voltados para Educação Profissional e também, uma pesquisa bibliografia, embasada principalmente em: Oliveira (2012) Moura (2012), Venturi e Abramo (2000) e Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005). Fez-se ainda, um levantamento sobre matrículas de jovens na Educação Profissional, nos Censos Escolares de 2000 a 2010, disponibilizados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os programas de Educação Profissional articulados à Educação Básica encontrados no período em estudo são políticas públicas de educação, trabalho e qualificação para os jovens brasileiros, especificamente, para aqueles que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2015-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/318510.15628/holos.2015.3185HOLOS; v. 4 (2015): Edição Especial - Dossiê Educação e Juventude; 119-1291807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3185/1131Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Erika SilvaSilva, Francisca Natália daSilva, Lenina Lopes Soares2022-05-01T20:25:30Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/3185Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:25:30Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA OS JOVENS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA 1ª DÉCADA DO SÉCULO XXI
title EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA OS JOVENS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA 1ª DÉCADA DO SÉCULO XXI
spellingShingle EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA OS JOVENS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA 1ª DÉCADA DO SÉCULO XXI
Lima, Erika Silva
Políticas Educacionais
Educação Profissional
Jovens Brasileiros
title_short EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA OS JOVENS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA 1ª DÉCADA DO SÉCULO XXI
title_full EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA OS JOVENS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA 1ª DÉCADA DO SÉCULO XXI
title_fullStr EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA OS JOVENS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA 1ª DÉCADA DO SÉCULO XXI
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA OS JOVENS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA 1ª DÉCADA DO SÉCULO XXI
title_sort EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA OS JOVENS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA 1ª DÉCADA DO SÉCULO XXI
author Lima, Erika Silva
author_facet Lima, Erika Silva
Silva, Francisca Natália da
Silva, Lenina Lopes Soares
author_role author
author2 Silva, Francisca Natália da
Silva, Lenina Lopes Soares
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Erika Silva
Silva, Francisca Natália da
Silva, Lenina Lopes Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas Educacionais
Educação Profissional
Jovens Brasileiros
topic Políticas Educacionais
Educação Profissional
Jovens Brasileiros
description No Brasil são considerados jovens os cidadãos e cidadãs com idade compreendida entre os 15 e os 29 anos. São sujeitos de direitos e deveres e devem ter sua autonomia e identidade respeitadas. Na sociedade brasileira a maioria dos jovens das classes menos favorecidas economicamente já assume responsabilidades ligadas à provisão do próprio domicílio. Assim sendo, são vários os jovens que não concluem a Educação Básica, ou tem negada a possibilidade de ingressar no Ensino Superior. Para esses jovens poderiam ser oferecidas condições e oportunidades de acesso à Educação Profissional articulada à Educação Básica. É nesse sentido que se discute, neste artigo, a Educação Profissional para os jovens no Brasil, com ênfase nas políticas educacionais, articuladas à Educação Básica desenvolvidas na 1ª década do século XXI. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental nos principais documentos orientadores das políticas e dos programas voltados para Educação Profissional e também, uma pesquisa bibliografia, embasada principalmente em: Oliveira (2012) Moura (2012), Venturi e Abramo (2000) e Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005). Fez-se ainda, um levantamento sobre matrículas de jovens na Educação Profissional, nos Censos Escolares de 2000 a 2010, disponibilizados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os programas de Educação Profissional articulados à Educação Básica encontrados no período em estudo são políticas públicas de educação, trabalho e qualificação para os jovens brasileiros, especificamente, para aqueles que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3185
10.15628/holos.2015.3185
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3185
identifier_str_mv 10.15628/holos.2015.3185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3185/1131
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 4 (2015): Edição Especial - Dossiê Educação e Juventude; 119-129
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951621417238528