CRAYON SHARKS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O DESIGN E APLICAÇÃO DE UM JOGO DIGITAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3080 |
Resumo: | As metodologias utilizadas para o ensino de ciências têm variado bastante nas últimas décadas principalmente em função das mudanças que ocorreram na sociedade e, portanto, nas escolas. Levando em consideração a realidade do mercado de jogos digitais e a disseminação de novas tecnologias entre os jovens de hoje em dia, podemos constatar o impacto que o uso casual dessas novas mídias possuem dentro da sala de aula. Esse cenário caracteriza uma nova oportunidade para a promoção do engajamento e envolvimento dos alunos caso o professor insira jogos digitais dentro do processo educativo formal. O presente trabalho traz uma discussão sobre a relevância da utilização de jogos digitais em sala de aula e fundamenta a atuação do professor nos processos de design e aplicação de jogos digitais. Descreve, ainda, as etapas do desenvolvimento e aplicação do protótipo de um jogo digital educativo voltado para o ensino de ciências numa turma de 7º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de ensino do município de Macau/RN. Como resultado, a partir da análise das respostas dos questionários e da observação das reações dos alunos durante a dinâmica de aplicação do jogo digital, foi possível constatar a aceitação da proposta por todos os alunos participantes. O jogo foi caracterizado como uma experiência divertida, que facilita ou estimula o aprendizado, e auxilia a compreensão dos conceitos relacionados à disciplina de Ciências de uma maneira mais atrativa. |
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CRAYON SHARKS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O DESIGN E APLICAÇÃO DE UM JOGO DIGITAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIASEnsino de CiênciasJogos DigitaisAprendizagem Significativa.As metodologias utilizadas para o ensino de ciências têm variado bastante nas últimas décadas principalmente em função das mudanças que ocorreram na sociedade e, portanto, nas escolas. Levando em consideração a realidade do mercado de jogos digitais e a disseminação de novas tecnologias entre os jovens de hoje em dia, podemos constatar o impacto que o uso casual dessas novas mídias possuem dentro da sala de aula. Esse cenário caracteriza uma nova oportunidade para a promoção do engajamento e envolvimento dos alunos caso o professor insira jogos digitais dentro do processo educativo formal. O presente trabalho traz uma discussão sobre a relevância da utilização de jogos digitais em sala de aula e fundamenta a atuação do professor nos processos de design e aplicação de jogos digitais. Descreve, ainda, as etapas do desenvolvimento e aplicação do protótipo de um jogo digital educativo voltado para o ensino de ciências numa turma de 7º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de ensino do município de Macau/RN. Como resultado, a partir da análise das respostas dos questionários e da observação das reações dos alunos durante a dinâmica de aplicação do jogo digital, foi possível constatar a aceitação da proposta por todos os alunos participantes. O jogo foi caracterizado como uma experiência divertida, que facilita ou estimula o aprendizado, e auxilia a compreensão dos conceitos relacionados à disciplina de Ciências de uma maneira mais atrativa.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2017-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/308010.15628/holos.2017.3080HOLOS; v. 7 (2017); 328-3431807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3080/pdfCopyright (c) 2017 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Marcos Leonardo MartinsAraujo, Rummenigge Medeiros de2022-05-01T19:33:58Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/3080Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:33:58Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
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