O uso dos jogos digitais educacionais no processo de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoelfmann, Camila
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169052
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
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spelling O uso dos jogos digitais educacionais no processo de ensino e aprendizagemJogos Educacionais Digitais. Ensino. AprendizagemTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.O presente estudo teve por objetivo investigar o uso dos jogos digitais educacionais no processo de ensino e aprendizagem em uma intervenção nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal no município de Guabiruba em Santa Catarina. Para isto foram realizados os seguintes procedimentos: questionários com os professores para averiguar se eles utilizam os jogos digitais educacionais como ferramenta de auxílio ao processo de ensino e aprendizagem e se consideram importante essa utilização, como também ter o domínio das ferramentas do computador. Questionário aos alunos para identificar se eles consideram os jogos digitais educacionais importantes para auxiliar em seu aprendizado. Foi realizada uma intervenção com os jogos digitais educacionais, com o 4º ano da escola estudada, para saber na prática se os jogos podem auxiliar no desenvolvimento das atividades, se eles influenciam de modo positivo na educação, depois dessa intervenção, a professora regente e uma aluna do 4º ano, gravaram depoimentos, falando sobre o que acharam desse momento e se os jogos digitais educacionais foram importantes nesse processo. A análise dos dados obtidos através da intervenção mostrou que os jogos digitais educacionais auxiliaram os alunos na memorização, na socialização, na compreensão do conteúdo passado em sala de aula, como também na realização das atividades que a professora regente passou. A análise dos questionários mostrou que tanto alunos como professores, reconhecem o potencial desses jogos, grande parte dos alunos disse que gosta desses jogos e afirmaram que aprendem através deles, a análise também mostrou que os alunos utilizam esses jogos apenas nas aulas de informática, poucos professores se arriscam a utilizá-los com seus alunos, a maioria deles pela falta de conhecimento, pelo pouco entendimento e domínio da ferramenta computador e suas propriedades, se utilizam, recebem ajuda da professora de informática. Através dos depoimentos, pode-se perceber que tanto a professora regente como a aluna, aprovaram o uso dos jogos digitais educacionais, afirmando que sua utilização auxiliou no aprendizado dos conteúdos passados em sala de aula. Este estudo tem a pretensão de contribuir para incentivar os professores no processo de inserção e utilização de jogos digitais educacionais nas aulas e principalmente aos alunos, no sentido de motivá-los a aprender os conteúdos das disciplinas de modo mais atrativo, interativo e significativo. Para que isso possa ser possível, os dados dessa pesquisa serão levados até a direção e professores da escola, para que possam ser estudados e avaliados e assim motivar os professores, para que possam buscar mais conhecimento dessas ferramentas tecnológicas, utilizá-las em suas aulas, trazendo uma nova forma de motivação para os alunos. Os resultados da pesquisa mostraram que os jogos podem auxiliar e muito os alunos em seu aprendizado, através deles as crianças adquirem conhecimento, assimilando o conteúdo do jogo com o que foi ensinado em sala de aula. Os jogos tem o potencial de se tornarem ótimas ferramentas no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa também mostrou que o uso dos jogos digitais educacionais acontece em sua maioria nas aulas de informática, que os professores não possuem o conhecimento necessário para utilizá-los, perdendo a oportunidade de criar aulas inovadoras e motivantes. Mas a pesquisa também mostrou que todos os professores questionados, consideram os jogos digitais educacionais importantes ferramentas para auxiliar o aluno em seu processo de ensino e aprendizagem, como também conhecer o computador, ter domínio dele e de suas ferramentas, demostraram interesse em se atualizar.Florianópolis, SCTeres, Silvana Leonora LehmkuhlUniversidade Federal de Santa CatarinaHoelfmann, Camila2016-10-10T01:31:04Z2016-10-10T01:31:04Z2016-10-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis49application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169052porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-10T01:31:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169052Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-10T01:31:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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