O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CRENÇAS E PRÁTICAS DOCENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DO AMARAL OLIVEIRA, JULIANA TEIXEIRA
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Andréa Imbiriba, Lellis, Irani Lauer
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10685
Resumo: A escola é um ambiente de interação e aprendizado que está em constante transformação. Atualmente, fenômenos sociais, como o uso das novas tecnologias da educação e a inclusão do aluno com deficiência na sala de aula comum do ensino regular, estão cada vez mais presentes na escola. A presente pesquisa objetivou investigar as crenças de professores a partir do relato dos docentes sobre o uso de tecnologias em sala de aula comum do ensino regular nas escolas inclusivas. A amostra foi composta por 45 professores de 11 escolas da rede municipal de ensino fundamental. Os dados foram coletados por meio de questionário e entrevista individual e analisados utilizando-se o software Iramuteq. O software gerou dois eixos temáticos, subdivididos em quatro classes. Cada classe foi analisada separadamente. O estudo revelou que, para os professores, ainda são muitos os desafios na atuação com a educação inclusiva e com o uso das tecnologias. Verificou-se que os professores possuem crenças de que a educação inclusiva é importante e que o uso das tecnologias poderia favorecer o processo educativo dos alunos com deficiência. Foram identificados como crenças potencialmente facilitadoras em relação ao uso das tecnologias na educação inclusiva aspectos como: necessidade de melhora na estrutura da escola, mais recursos, formação básica e continuada e apoio do governo, tanto no que se refere à possibilidade de o professor ter acesso pessoal às tecnologias quanto à sua formação para lidar com a educação inclusiva e com as tecnologias da informação e comunicação.  
id IFRN-3_58695a7ff63dc9d41f3e753621737aa1
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/10685
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CRENÇAS E PRÁTICAS DOCENTESEducação InclusivaCrenças e práticas docentesTecnologias da informação e comunicação.A escola é um ambiente de interação e aprendizado que está em constante transformação. Atualmente, fenômenos sociais, como o uso das novas tecnologias da educação e a inclusão do aluno com deficiência na sala de aula comum do ensino regular, estão cada vez mais presentes na escola. A presente pesquisa objetivou investigar as crenças de professores a partir do relato dos docentes sobre o uso de tecnologias em sala de aula comum do ensino regular nas escolas inclusivas. A amostra foi composta por 45 professores de 11 escolas da rede municipal de ensino fundamental. Os dados foram coletados por meio de questionário e entrevista individual e analisados utilizando-se o software Iramuteq. O software gerou dois eixos temáticos, subdivididos em quatro classes. Cada classe foi analisada separadamente. O estudo revelou que, para os professores, ainda são muitos os desafios na atuação com a educação inclusiva e com o uso das tecnologias. Verificou-se que os professores possuem crenças de que a educação inclusiva é importante e que o uso das tecnologias poderia favorecer o processo educativo dos alunos com deficiência. Foram identificados como crenças potencialmente facilitadoras em relação ao uso das tecnologias na educação inclusiva aspectos como: necessidade de melhora na estrutura da escola, mais recursos, formação básica e continuada e apoio do governo, tanto no que se refere à possibilidade de o professor ter acesso pessoal às tecnologias quanto à sua formação para lidar com a educação inclusiva e com as tecnologias da informação e comunicação.  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2022-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1068510.15628/holos.2022.10685HOLOS; v. 5 (2022)1807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10685/3582Copyright (c) 2022 HOLOShttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDO AMARAL OLIVEIRA, JULIANA TEIXEIRASilva, Andréa ImbiribaLellis, Irani Lauer2023-04-06T23:38:46Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/10685Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2023-04-06T23:38:46Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CRENÇAS E PRÁTICAS DOCENTES
title O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CRENÇAS E PRÁTICAS DOCENTES
spellingShingle O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CRENÇAS E PRÁTICAS DOCENTES
DO AMARAL OLIVEIRA, JULIANA TEIXEIRA
Educação Inclusiva
Crenças e práticas docentes
Tecnologias da informação e comunicação.
title_short O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CRENÇAS E PRÁTICAS DOCENTES
title_full O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CRENÇAS E PRÁTICAS DOCENTES
title_fullStr O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CRENÇAS E PRÁTICAS DOCENTES
title_full_unstemmed O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CRENÇAS E PRÁTICAS DOCENTES
title_sort O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CRENÇAS E PRÁTICAS DOCENTES
author DO AMARAL OLIVEIRA, JULIANA TEIXEIRA
author_facet DO AMARAL OLIVEIRA, JULIANA TEIXEIRA
Silva, Andréa Imbiriba
Lellis, Irani Lauer
author_role author
author2 Silva, Andréa Imbiriba
Lellis, Irani Lauer
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv DO AMARAL OLIVEIRA, JULIANA TEIXEIRA
Silva, Andréa Imbiriba
Lellis, Irani Lauer
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Inclusiva
Crenças e práticas docentes
Tecnologias da informação e comunicação.
topic Educação Inclusiva
Crenças e práticas docentes
Tecnologias da informação e comunicação.
description A escola é um ambiente de interação e aprendizado que está em constante transformação. Atualmente, fenômenos sociais, como o uso das novas tecnologias da educação e a inclusão do aluno com deficiência na sala de aula comum do ensino regular, estão cada vez mais presentes na escola. A presente pesquisa objetivou investigar as crenças de professores a partir do relato dos docentes sobre o uso de tecnologias em sala de aula comum do ensino regular nas escolas inclusivas. A amostra foi composta por 45 professores de 11 escolas da rede municipal de ensino fundamental. Os dados foram coletados por meio de questionário e entrevista individual e analisados utilizando-se o software Iramuteq. O software gerou dois eixos temáticos, subdivididos em quatro classes. Cada classe foi analisada separadamente. O estudo revelou que, para os professores, ainda são muitos os desafios na atuação com a educação inclusiva e com o uso das tecnologias. Verificou-se que os professores possuem crenças de que a educação inclusiva é importante e que o uso das tecnologias poderia favorecer o processo educativo dos alunos com deficiência. Foram identificados como crenças potencialmente facilitadoras em relação ao uso das tecnologias na educação inclusiva aspectos como: necessidade de melhora na estrutura da escola, mais recursos, formação básica e continuada e apoio do governo, tanto no que se refere à possibilidade de o professor ter acesso pessoal às tecnologias quanto à sua formação para lidar com a educação inclusiva e com as tecnologias da informação e comunicação.  
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10685
10.15628/holos.2022.10685
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10685
identifier_str_mv 10.15628/holos.2022.10685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10685/3582
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 HOLOS
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 HOLOS
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 5 (2022)
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951615682576384