A importância da formação do docente na perspectiva da educação inclusiva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/40801 |
Resumo: | A presente dissertação teve como objetivo analisar o interesse e a motivação dos docentes em obter formação adequada relacionada à educação especial. Para atingir esse objetivo, adotou-se como método uma pesquisa-ação do tipo qualitativo, a qual possui um desenho descritivo e exploratório, com dados transversais e amostra não-probabilística por conveniência. A presente se dividiu em dois momentos: no primeiro momento houve a coleta de dados individual; em seguida, após a análise dos dados, foi realizada uma intervenção, e na sequência, a coleta de dados pós-intervenção. Os dados obtidos por meio dos questionários estruturados foram submetidos a estatísticas descritivas por meio do software IBM SPSS, enquanto as respostas das entrevistas foram processadas pelo software IRaMuTeQ, o qual realizou a análise de Classificação Hierárquica Descendente, análise de similitude e nuvem de palavras. Verificou-se que antes da formação os participantes apresentavam conhecimentos não técnicos sobre a inclusão e práticas inclusivas pautadas na experiência cotidiana. Após a intervenção, constatou-se um conhecimento mais técnico sobre a inclusão educacional e um outro olhar para essa questão, demonstrando uma maior corresponsabilidade nesse processo. Espera-se que o presente estudo contribua para novas pesquisas sobre o tema e para a (re)formulação de políticas educacionais, a fim de contemplar a formação docente para a inclusão educacional e que promovam práticas de educação inclusiva nas escolas. |
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A importância da formação do docente na perspectiva da educação inclusivaFormação DocenteEducação InclusivaPráticas de InclusãoA presente dissertação teve como objetivo analisar o interesse e a motivação dos docentes em obter formação adequada relacionada à educação especial. Para atingir esse objetivo, adotou-se como método uma pesquisa-ação do tipo qualitativo, a qual possui um desenho descritivo e exploratório, com dados transversais e amostra não-probabilística por conveniência. A presente se dividiu em dois momentos: no primeiro momento houve a coleta de dados individual; em seguida, após a análise dos dados, foi realizada uma intervenção, e na sequência, a coleta de dados pós-intervenção. Os dados obtidos por meio dos questionários estruturados foram submetidos a estatísticas descritivas por meio do software IBM SPSS, enquanto as respostas das entrevistas foram processadas pelo software IRaMuTeQ, o qual realizou a análise de Classificação Hierárquica Descendente, análise de similitude e nuvem de palavras. Verificou-se que antes da formação os participantes apresentavam conhecimentos não técnicos sobre a inclusão e práticas inclusivas pautadas na experiência cotidiana. Após a intervenção, constatou-se um conhecimento mais técnico sobre a inclusão educacional e um outro olhar para essa questão, demonstrando uma maior corresponsabilidade nesse processo. Espera-se que o presente estudo contribua para novas pesquisas sobre o tema e para a (re)formulação de políticas educacionais, a fim de contemplar a formação docente para a inclusão educacional e que promovam práticas de educação inclusiva nas escolas.Neves, Paula Maria Mendes da Costa, 1961-Repositório ComumSousa, Girlana Bezerra2022-05-27T09:37:47Z2022-01-01T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/40801203015452porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:59Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/40801Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:37.597905Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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