A RESSIGNIFICAÇÃO DA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS E OS NOVOS PAPÉIS DAS PESSOAS E DAS ORGANIZAÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Ahiram Brunni Cartaxo de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Brito, Lydia Maria Pinto, Varela, Jedídja Hadassa de Santana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5168
Resumo: O objetivo desse trabalho é conhecer a nova lógica de gestão das pessoas nas organizações em busca do conhecimento e os novos papéis que os trabalhadores assumem nesse contexto. Partiu-se do pressuposto que os novos modelos de gestão exigem novos papéis de trabalhadores e de gestão de pessoas nas organizações. As teorias administrativas analisadas são principalmente de Nonaka e Takeuchi (1997), Brito (2005), Reinhardt et al. (2011), Fukunaga et al. (2015), Freire et al. (2016) e Castro e Brito (2016). Trata-se de um ensaio teórico cujas considerações provisórias sinalizam que o papel dos trabalhadores é saber alocar o conhecimento para uso produtivo, combinar competências no processo criativo para gerar a inovação, desenvolver a escolaridade viabilizando-se o saber fazer através das experiências e da proficiência práticas para construção de novos conhecimentos, desenvolver atitude cooperativa para saber trabalhar em equipes complementares e multidisciplinares, procurar o desenvolvimento e atualização constante das competências requeridas pela organização através de educação e treinamento para o trabalho. Enquanto, o papel das organizações é de apoiar e estimular as atividades criadoras de conhecimento dos indivíduos, ou seja, prover condições facilitadoras para o desenvolvimento dos trabalhadores e ressignificar a gestão de pessoas. Portanto, a educação para o trabalho se configura como a espinha dorsal da gestão do trabalho com pessoas tornando-se uma questão estratégica para as organizações.
id IFRN-3_5ad426d8bf660f7586a95290e15a0803
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/5168
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling A RESSIGNIFICAÇÃO DA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS E OS NOVOS PAPÉIS DAS PESSOAS E DAS ORGANIZAÇÕESNovos modelos de gestãoRessignificação da gestão de pessoasPapel dos trabalhadorespapel das organizaçõesO objetivo desse trabalho é conhecer a nova lógica de gestão das pessoas nas organizações em busca do conhecimento e os novos papéis que os trabalhadores assumem nesse contexto. Partiu-se do pressuposto que os novos modelos de gestão exigem novos papéis de trabalhadores e de gestão de pessoas nas organizações. As teorias administrativas analisadas são principalmente de Nonaka e Takeuchi (1997), Brito (2005), Reinhardt et al. (2011), Fukunaga et al. (2015), Freire et al. (2016) e Castro e Brito (2016). Trata-se de um ensaio teórico cujas considerações provisórias sinalizam que o papel dos trabalhadores é saber alocar o conhecimento para uso produtivo, combinar competências no processo criativo para gerar a inovação, desenvolver a escolaridade viabilizando-se o saber fazer através das experiências e da proficiência práticas para construção de novos conhecimentos, desenvolver atitude cooperativa para saber trabalhar em equipes complementares e multidisciplinares, procurar o desenvolvimento e atualização constante das competências requeridas pela organização através de educação e treinamento para o trabalho. Enquanto, o papel das organizações é de apoiar e estimular as atividades criadoras de conhecimento dos indivíduos, ou seja, prover condições facilitadoras para o desenvolvimento dos trabalhadores e ressignificar a gestão de pessoas. Portanto, a educação para o trabalho se configura como a espinha dorsal da gestão do trabalho com pessoas tornando-se uma questão estratégica para as organizações.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2017-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/516810.15628/holos.2017.5168HOLOS; v. 4 (2017); 408-4231807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5168/pdfCopyright (c) 2017 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Ahiram Brunni Cartaxo deBrito, Lydia Maria PintoVarela, Jedídja Hadassa de Santana2022-05-01T20:18:09Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/5168Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:18:09Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv A RESSIGNIFICAÇÃO DA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS E OS NOVOS PAPÉIS DAS PESSOAS E DAS ORGANIZAÇÕES
title A RESSIGNIFICAÇÃO DA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS E OS NOVOS PAPÉIS DAS PESSOAS E DAS ORGANIZAÇÕES
spellingShingle A RESSIGNIFICAÇÃO DA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS E OS NOVOS PAPÉIS DAS PESSOAS E DAS ORGANIZAÇÕES
Castro, Ahiram Brunni Cartaxo de
Novos modelos de gestão
Ressignificação da gestão de pessoas
Papel dos trabalhadores
papel das organizações
title_short A RESSIGNIFICAÇÃO DA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS E OS NOVOS PAPÉIS DAS PESSOAS E DAS ORGANIZAÇÕES
title_full A RESSIGNIFICAÇÃO DA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS E OS NOVOS PAPÉIS DAS PESSOAS E DAS ORGANIZAÇÕES
title_fullStr A RESSIGNIFICAÇÃO DA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS E OS NOVOS PAPÉIS DAS PESSOAS E DAS ORGANIZAÇÕES
title_full_unstemmed A RESSIGNIFICAÇÃO DA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS E OS NOVOS PAPÉIS DAS PESSOAS E DAS ORGANIZAÇÕES
title_sort A RESSIGNIFICAÇÃO DA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS E OS NOVOS PAPÉIS DAS PESSOAS E DAS ORGANIZAÇÕES
author Castro, Ahiram Brunni Cartaxo de
author_facet Castro, Ahiram Brunni Cartaxo de
Brito, Lydia Maria Pinto
Varela, Jedídja Hadassa de Santana
author_role author
author2 Brito, Lydia Maria Pinto
Varela, Jedídja Hadassa de Santana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Ahiram Brunni Cartaxo de
Brito, Lydia Maria Pinto
Varela, Jedídja Hadassa de Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Novos modelos de gestão
Ressignificação da gestão de pessoas
Papel dos trabalhadores
papel das organizações
topic Novos modelos de gestão
Ressignificação da gestão de pessoas
Papel dos trabalhadores
papel das organizações
description O objetivo desse trabalho é conhecer a nova lógica de gestão das pessoas nas organizações em busca do conhecimento e os novos papéis que os trabalhadores assumem nesse contexto. Partiu-se do pressuposto que os novos modelos de gestão exigem novos papéis de trabalhadores e de gestão de pessoas nas organizações. As teorias administrativas analisadas são principalmente de Nonaka e Takeuchi (1997), Brito (2005), Reinhardt et al. (2011), Fukunaga et al. (2015), Freire et al. (2016) e Castro e Brito (2016). Trata-se de um ensaio teórico cujas considerações provisórias sinalizam que o papel dos trabalhadores é saber alocar o conhecimento para uso produtivo, combinar competências no processo criativo para gerar a inovação, desenvolver a escolaridade viabilizando-se o saber fazer através das experiências e da proficiência práticas para construção de novos conhecimentos, desenvolver atitude cooperativa para saber trabalhar em equipes complementares e multidisciplinares, procurar o desenvolvimento e atualização constante das competências requeridas pela organização através de educação e treinamento para o trabalho. Enquanto, o papel das organizações é de apoiar e estimular as atividades criadoras de conhecimento dos indivíduos, ou seja, prover condições facilitadoras para o desenvolvimento dos trabalhadores e ressignificar a gestão de pessoas. Portanto, a educação para o trabalho se configura como a espinha dorsal da gestão do trabalho com pessoas tornando-se uma questão estratégica para as organizações.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5168
10.15628/holos.2017.5168
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5168
identifier_str_mv 10.15628/holos.2017.5168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5168/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 4 (2017); 408-423
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951622847496192