ANÁLISE DA FREQUÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DAS TÉCNICAS DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO COM DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
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Data de Publicação: | 2017 |
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Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4980 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo identificar a frequência de utilização de técnicas de estudo e aprendizagem pelos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A partir de uma amostragem não probabilística e acidental, composta por 231 discentes, buscou-se levantar a frequência de utilização das técnicas de estudo evidenciadas por Dunlosky et al. (2013) através da aplicação de questionários estruturados. Além da análise descritiva, agrupou-se os dados para determinar, através do teste de médias t de Student, se há diferença estatística significativa entre as médias dos grupos: gênero, turno, vínculo de trabalho e período acadêmico. Os principais resultados demonstram que, de maneira geral, as técnicas mais bem avaliadas em relação à sua utilidade estão sendo pouco adotadas, como a resolução de testes práticos e prática do estudo distribuído ao longo do tempo. Por outro lado, o grifo e sublinhado, além da releitura, consideradas estratégias de baixa utilidade, apresentaram ocorrência significativa. Em relação às estratégias de moderada utilidade, a auto explicação e o questionamento elaborativo demonstraram-se predominantes. Em síntese, a realização do teste de médias propiciou verificar que há diferença de médias no grupo gênero quanto às técnicas: resumos, grifo/sublinhado, releitura e testes práticos; no grupo turno de estudo quanto às técnicas questionamento elaborativo e testes práticos; e nos grupos vínculo empregatício e período de curso em relação à técnica de imagem mental. |
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ANÁLISE DA FREQUÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DAS TÉCNICAS DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO COM DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISEstratégias de AprendizagemHábitos de EstudoEducação em Ciências Contábeis.O presente trabalho tem como objetivo identificar a frequência de utilização de técnicas de estudo e aprendizagem pelos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A partir de uma amostragem não probabilística e acidental, composta por 231 discentes, buscou-se levantar a frequência de utilização das técnicas de estudo evidenciadas por Dunlosky et al. (2013) através da aplicação de questionários estruturados. Além da análise descritiva, agrupou-se os dados para determinar, através do teste de médias t de Student, se há diferença estatística significativa entre as médias dos grupos: gênero, turno, vínculo de trabalho e período acadêmico. Os principais resultados demonstram que, de maneira geral, as técnicas mais bem avaliadas em relação à sua utilidade estão sendo pouco adotadas, como a resolução de testes práticos e prática do estudo distribuído ao longo do tempo. Por outro lado, o grifo e sublinhado, além da releitura, consideradas estratégias de baixa utilidade, apresentaram ocorrência significativa. Em relação às estratégias de moderada utilidade, a auto explicação e o questionamento elaborativo demonstraram-se predominantes. Em síntese, a realização do teste de médias propiciou verificar que há diferença de médias no grupo gênero quanto às técnicas: resumos, grifo/sublinhado, releitura e testes práticos; no grupo turno de estudo quanto às técnicas questionamento elaborativo e testes práticos; e nos grupos vínculo empregatício e período de curso em relação à técnica de imagem mental.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2017-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/498010.15628/holos.2017.4980HOLOS; v. 4 (2017); 2-191807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4980/pdfCopyright (c) 2017 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Ercilia Damaris Alves Pereira deMelo, Clayton Levy Lima deVieira, Edzana Roberta Ferreira da CunhaAzevedo, Yuri Gomes Paiva2022-05-01T20:18:09Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/4980Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:18:09Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
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