PRODUÇÃO MAIS LIMPA EM EMPRESAS DE GASPAR/SC: UM ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Graciane Regina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Oliveira, Lucas Machado de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5479
Resumo: Ações de produção mais limpa se configuram por medidas, pontuais ou sistematizadas, que venham a eliminar a poluição durante o processo produtivo e não depois dele. Isso significa economia de recursos, minimização de desperdícios, eficiência de equipamentos e processos, e, consequentemente diminuição dos custos. O trabalho procurou diagnosticar práticas de produção mais limpa nas pequenas e médias empresas de Gaspar/SC, bem como as ações dos atores sociais relacionados à gestão ambiental no município, com o intuito de subsidiar futuras intervenções de ensino, pesquisa e extensão. Após aplicação de entrevistas em uma amostra das empresas e instituições do município, verificou-se que há uma falta de comunicação entre as partes. Isto é, para as instituições, existe falta de interesse dos empresários, entretanto, os empresários desconhecem o papel dessas organizações. Além disso, percebeu-se que não existe formação dos empresários em temáticas ambientais e quando existe, é uma formação falha. Contudo, grande parte dos empresários realiza ações de produção mais limpa e têm interesse em participar de capacitações. Nesse sentido, o presente estudo contribui para evidenciar o papel de instituições de ensino e pesquisa, como o IFSC, para trazer capacitação e orientação necessária a fim de consolidar práticas ambientais em todo o país.
id IFRN-3_64c7ce0f85726191c18cbc0bd398437e
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/5479
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling PRODUÇÃO MAIS LIMPA EM EMPRESAS DE GASPAR/SC: UM ESTUDO DE CASOProdução mais LimpaGaspar/SCGestão Ambiental OrganizacionalAções de produção mais limpa se configuram por medidas, pontuais ou sistematizadas, que venham a eliminar a poluição durante o processo produtivo e não depois dele. Isso significa economia de recursos, minimização de desperdícios, eficiência de equipamentos e processos, e, consequentemente diminuição dos custos. O trabalho procurou diagnosticar práticas de produção mais limpa nas pequenas e médias empresas de Gaspar/SC, bem como as ações dos atores sociais relacionados à gestão ambiental no município, com o intuito de subsidiar futuras intervenções de ensino, pesquisa e extensão. Após aplicação de entrevistas em uma amostra das empresas e instituições do município, verificou-se que há uma falta de comunicação entre as partes. Isto é, para as instituições, existe falta de interesse dos empresários, entretanto, os empresários desconhecem o papel dessas organizações. Além disso, percebeu-se que não existe formação dos empresários em temáticas ambientais e quando existe, é uma formação falha. Contudo, grande parte dos empresários realiza ações de produção mais limpa e têm interesse em participar de capacitações. Nesse sentido, o presente estudo contribui para evidenciar o papel de instituições de ensino e pesquisa, como o IFSC, para trazer capacitação e orientação necessária a fim de consolidar práticas ambientais em todo o país.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2017-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/547910.15628/holos.2017.5479HOLOS; v. 7 (2017); 168-1821807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5479/pdfCopyright (c) 2017 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Graciane ReginaOliveira, Lucas Machado de2022-05-01T19:33:58Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/5479Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:33:58Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv PRODUÇÃO MAIS LIMPA EM EMPRESAS DE GASPAR/SC: UM ESTUDO DE CASO
title PRODUÇÃO MAIS LIMPA EM EMPRESAS DE GASPAR/SC: UM ESTUDO DE CASO
spellingShingle PRODUÇÃO MAIS LIMPA EM EMPRESAS DE GASPAR/SC: UM ESTUDO DE CASO
Pereira, Graciane Regina
Produção mais Limpa
Gaspar/SC
Gestão Ambiental Organizacional
title_short PRODUÇÃO MAIS LIMPA EM EMPRESAS DE GASPAR/SC: UM ESTUDO DE CASO
title_full PRODUÇÃO MAIS LIMPA EM EMPRESAS DE GASPAR/SC: UM ESTUDO DE CASO
title_fullStr PRODUÇÃO MAIS LIMPA EM EMPRESAS DE GASPAR/SC: UM ESTUDO DE CASO
title_full_unstemmed PRODUÇÃO MAIS LIMPA EM EMPRESAS DE GASPAR/SC: UM ESTUDO DE CASO
title_sort PRODUÇÃO MAIS LIMPA EM EMPRESAS DE GASPAR/SC: UM ESTUDO DE CASO
author Pereira, Graciane Regina
author_facet Pereira, Graciane Regina
Oliveira, Lucas Machado de
author_role author
author2 Oliveira, Lucas Machado de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Graciane Regina
Oliveira, Lucas Machado de
dc.subject.por.fl_str_mv Produção mais Limpa
Gaspar/SC
Gestão Ambiental Organizacional
topic Produção mais Limpa
Gaspar/SC
Gestão Ambiental Organizacional
description Ações de produção mais limpa se configuram por medidas, pontuais ou sistematizadas, que venham a eliminar a poluição durante o processo produtivo e não depois dele. Isso significa economia de recursos, minimização de desperdícios, eficiência de equipamentos e processos, e, consequentemente diminuição dos custos. O trabalho procurou diagnosticar práticas de produção mais limpa nas pequenas e médias empresas de Gaspar/SC, bem como as ações dos atores sociais relacionados à gestão ambiental no município, com o intuito de subsidiar futuras intervenções de ensino, pesquisa e extensão. Após aplicação de entrevistas em uma amostra das empresas e instituições do município, verificou-se que há uma falta de comunicação entre as partes. Isto é, para as instituições, existe falta de interesse dos empresários, entretanto, os empresários desconhecem o papel dessas organizações. Além disso, percebeu-se que não existe formação dos empresários em temáticas ambientais e quando existe, é uma formação falha. Contudo, grande parte dos empresários realiza ações de produção mais limpa e têm interesse em participar de capacitações. Nesse sentido, o presente estudo contribui para evidenciar o papel de instituições de ensino e pesquisa, como o IFSC, para trazer capacitação e orientação necessária a fim de consolidar práticas ambientais em todo o país.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5479
10.15628/holos.2017.5479
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5479
identifier_str_mv 10.15628/holos.2017.5479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5479/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 7 (2017); 168-182
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951623232323584