UM ESTUDO SOBRE DA INFRAESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REGIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Paulo Sergio
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Garrido, Érica Loureiro, Marconi, Juliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5140
Resumo: A infraestrutura escolar abriga, sustenta e possibilita a criação e a organização de ambientes escolares de aprendizagem para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Este estudo teve como objetivo investigar, identificando e analisando a infraestrutura das escolas de Educação Infantil da Região do Grande ABC Paulista, considerando que a criação e a organização de ambientes de aprendizagem são tributárias da infraestrutura escolar. Trata-se de um estudo de caso com coleta de dados a partir do Censo de Educação de 2015 e de entrevistas com diretoras de escolas. Os resultados mostraram que a infraestrutura é bem diferenciada com grande variabilidade entre as cidades. No entanto, o mais inquietante para as autoridades políticas e educacionais da região, é que essa variação também acontece dentro de uma mesma cidade. Tal situação indica que crianças de um mesmo município têm acesso e oportunidades de aprendizagem, com a criação e organização de ambientes, diferentes e que a falta da infraestrutura é, entre muitas outras coisas, responsável pela legitimação das desigualdades sociais. Esses dados podem ser alvo de reflexões na formação inicial e continuada do diretor escolar e serem utilizados pelas autoridades políticas, considerando possibilidades de reformas educacionais.
id IFRN-3_6a4443f03d787c3fb71504ed05436dd6
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/5140
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling UM ESTUDO SOBRE DA INFRAESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REGIÃO DO GRANDE ABC PAULISTAInfraestrutura escolarEducação InfantilAmbientes de aprendizagemDiscriminação socialA infraestrutura escolar abriga, sustenta e possibilita a criação e a organização de ambientes escolares de aprendizagem para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Este estudo teve como objetivo investigar, identificando e analisando a infraestrutura das escolas de Educação Infantil da Região do Grande ABC Paulista, considerando que a criação e a organização de ambientes de aprendizagem são tributárias da infraestrutura escolar. Trata-se de um estudo de caso com coleta de dados a partir do Censo de Educação de 2015 e de entrevistas com diretoras de escolas. Os resultados mostraram que a infraestrutura é bem diferenciada com grande variabilidade entre as cidades. No entanto, o mais inquietante para as autoridades políticas e educacionais da região, é que essa variação também acontece dentro de uma mesma cidade. Tal situação indica que crianças de um mesmo município têm acesso e oportunidades de aprendizagem, com a criação e organização de ambientes, diferentes e que a falta da infraestrutura é, entre muitas outras coisas, responsável pela legitimação das desigualdades sociais. Esses dados podem ser alvo de reflexões na formação inicial e continuada do diretor escolar e serem utilizados pelas autoridades políticas, considerando possibilidades de reformas educacionais.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2017-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/514010.15628/holos.2017.5140HOLOS; v. 1 (2017); 139-1541807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5140/pdfCopyright (c) 2017 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Paulo SergioGarrido, Érica LoureiroMarconi, Juliana2022-05-01T20:19:09Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/5140Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:19:09Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv UM ESTUDO SOBRE DA INFRAESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REGIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA
title UM ESTUDO SOBRE DA INFRAESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REGIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA
spellingShingle UM ESTUDO SOBRE DA INFRAESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REGIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA
Garcia, Paulo Sergio
Infraestrutura escolar
Educação Infantil
Ambientes de aprendizagem
Discriminação social
title_short UM ESTUDO SOBRE DA INFRAESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REGIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA
title_full UM ESTUDO SOBRE DA INFRAESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REGIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA
title_fullStr UM ESTUDO SOBRE DA INFRAESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REGIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA
title_full_unstemmed UM ESTUDO SOBRE DA INFRAESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REGIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA
title_sort UM ESTUDO SOBRE DA INFRAESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REGIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA
author Garcia, Paulo Sergio
author_facet Garcia, Paulo Sergio
Garrido, Érica Loureiro
Marconi, Juliana
author_role author
author2 Garrido, Érica Loureiro
Marconi, Juliana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Paulo Sergio
Garrido, Érica Loureiro
Marconi, Juliana
dc.subject.por.fl_str_mv Infraestrutura escolar
Educação Infantil
Ambientes de aprendizagem
Discriminação social
topic Infraestrutura escolar
Educação Infantil
Ambientes de aprendizagem
Discriminação social
description A infraestrutura escolar abriga, sustenta e possibilita a criação e a organização de ambientes escolares de aprendizagem para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Este estudo teve como objetivo investigar, identificando e analisando a infraestrutura das escolas de Educação Infantil da Região do Grande ABC Paulista, considerando que a criação e a organização de ambientes de aprendizagem são tributárias da infraestrutura escolar. Trata-se de um estudo de caso com coleta de dados a partir do Censo de Educação de 2015 e de entrevistas com diretoras de escolas. Os resultados mostraram que a infraestrutura é bem diferenciada com grande variabilidade entre as cidades. No entanto, o mais inquietante para as autoridades políticas e educacionais da região, é que essa variação também acontece dentro de uma mesma cidade. Tal situação indica que crianças de um mesmo município têm acesso e oportunidades de aprendizagem, com a criação e organização de ambientes, diferentes e que a falta da infraestrutura é, entre muitas outras coisas, responsável pela legitimação das desigualdades sociais. Esses dados podem ser alvo de reflexões na formação inicial e continuada do diretor escolar e serem utilizados pelas autoridades políticas, considerando possibilidades de reformas educacionais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5140
10.15628/holos.2017.5140
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5140
identifier_str_mv 10.15628/holos.2017.5140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5140/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 1 (2017); 139-154
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951622837010432