UM ESTUDO SOBRE DA INFRAESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REGIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5140 |
Resumo: | A infraestrutura escolar abriga, sustenta e possibilita a criação e a organização de ambientes escolares de aprendizagem para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Este estudo teve como objetivo investigar, identificando e analisando a infraestrutura das escolas de Educação Infantil da Região do Grande ABC Paulista, considerando que a criação e a organização de ambientes de aprendizagem são tributárias da infraestrutura escolar. Trata-se de um estudo de caso com coleta de dados a partir do Censo de Educação de 2015 e de entrevistas com diretoras de escolas. Os resultados mostraram que a infraestrutura é bem diferenciada com grande variabilidade entre as cidades. No entanto, o mais inquietante para as autoridades políticas e educacionais da região, é que essa variação também acontece dentro de uma mesma cidade. Tal situação indica que crianças de um mesmo município têm acesso e oportunidades de aprendizagem, com a criação e organização de ambientes, diferentes e que a falta da infraestrutura é, entre muitas outras coisas, responsável pela legitimação das desigualdades sociais. Esses dados podem ser alvo de reflexões na formação inicial e continuada do diretor escolar e serem utilizados pelas autoridades políticas, considerando possibilidades de reformas educacionais. |
id |
IFRN-3_6a4443f03d787c3fb71504ed05436dd6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/5140 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
UM ESTUDO SOBRE DA INFRAESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REGIÃO DO GRANDE ABC PAULISTAInfraestrutura escolarEducação InfantilAmbientes de aprendizagemDiscriminação socialA infraestrutura escolar abriga, sustenta e possibilita a criação e a organização de ambientes escolares de aprendizagem para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Este estudo teve como objetivo investigar, identificando e analisando a infraestrutura das escolas de Educação Infantil da Região do Grande ABC Paulista, considerando que a criação e a organização de ambientes de aprendizagem são tributárias da infraestrutura escolar. Trata-se de um estudo de caso com coleta de dados a partir do Censo de Educação de 2015 e de entrevistas com diretoras de escolas. Os resultados mostraram que a infraestrutura é bem diferenciada com grande variabilidade entre as cidades. No entanto, o mais inquietante para as autoridades políticas e educacionais da região, é que essa variação também acontece dentro de uma mesma cidade. Tal situação indica que crianças de um mesmo município têm acesso e oportunidades de aprendizagem, com a criação e organização de ambientes, diferentes e que a falta da infraestrutura é, entre muitas outras coisas, responsável pela legitimação das desigualdades sociais. Esses dados podem ser alvo de reflexões na formação inicial e continuada do diretor escolar e serem utilizados pelas autoridades políticas, considerando possibilidades de reformas educacionais.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2017-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/514010.15628/holos.2017.5140HOLOS; v. 1 (2017); 139-1541807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5140/pdfCopyright (c) 2017 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Paulo SergioGarrido, Érica LoureiroMarconi, Juliana2022-05-01T20:19:09Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/5140Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:19:09Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UM ESTUDO SOBRE DA INFRAESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REGIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA |
title |
UM ESTUDO SOBRE DA INFRAESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REGIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA |
spellingShingle |
UM ESTUDO SOBRE DA INFRAESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REGIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA Garcia, Paulo Sergio Infraestrutura escolar Educação Infantil Ambientes de aprendizagem Discriminação social |
title_short |
UM ESTUDO SOBRE DA INFRAESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REGIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA |
title_full |
UM ESTUDO SOBRE DA INFRAESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REGIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA |
title_fullStr |
UM ESTUDO SOBRE DA INFRAESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REGIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA |
title_full_unstemmed |
UM ESTUDO SOBRE DA INFRAESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REGIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA |
title_sort |
UM ESTUDO SOBRE DA INFRAESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REGIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA |
author |
Garcia, Paulo Sergio |
author_facet |
Garcia, Paulo Sergio Garrido, Érica Loureiro Marconi, Juliana |
author_role |
author |
author2 |
Garrido, Érica Loureiro Marconi, Juliana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Paulo Sergio Garrido, Érica Loureiro Marconi, Juliana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infraestrutura escolar Educação Infantil Ambientes de aprendizagem Discriminação social |
topic |
Infraestrutura escolar Educação Infantil Ambientes de aprendizagem Discriminação social |
description |
A infraestrutura escolar abriga, sustenta e possibilita a criação e a organização de ambientes escolares de aprendizagem para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Este estudo teve como objetivo investigar, identificando e analisando a infraestrutura das escolas de Educação Infantil da Região do Grande ABC Paulista, considerando que a criação e a organização de ambientes de aprendizagem são tributárias da infraestrutura escolar. Trata-se de um estudo de caso com coleta de dados a partir do Censo de Educação de 2015 e de entrevistas com diretoras de escolas. Os resultados mostraram que a infraestrutura é bem diferenciada com grande variabilidade entre as cidades. No entanto, o mais inquietante para as autoridades políticas e educacionais da região, é que essa variação também acontece dentro de uma mesma cidade. Tal situação indica que crianças de um mesmo município têm acesso e oportunidades de aprendizagem, com a criação e organização de ambientes, diferentes e que a falta da infraestrutura é, entre muitas outras coisas, responsável pela legitimação das desigualdades sociais. Esses dados podem ser alvo de reflexões na formação inicial e continuada do diretor escolar e serem utilizados pelas autoridades políticas, considerando possibilidades de reformas educacionais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5140 10.15628/holos.2017.5140 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5140 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2017.5140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5140/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 1 (2017); 139-154 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951622837010432 |