Particularidades da educação física na pré-escola em três municípios da região do Grande ABC PaulistaIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4347 |
Resumo: | A educação infantil é uma fase de extrema relevância para o desenvolvimento integral das crianças. É nessa etapa que elas podem vivenciar o maior número possível de experiências e, neste contexto, a Educação Física é fundamental. Todavia, essa disciplina apresenta grande variedade de propostas educacionais e pedagógicas. Este estudo analisa algumas particularidades – similaridades e diferenças – educacionais da Educação Física na pré-escola para o atendimento das crianças em três municípios da região do Grande ABC. Nesta pesquisa foi utilizada a metodologia qualitativa, a partir da análise de documentos e de entrevistas semiestruturadas com os diretores escolares. Os resultados revelaram preocupações e zelo das autoridades políticas e educacionais. As cidades possuíam diretrizes curriculares que orientavam o trabalho dos professores e os diretores possuíam argumentações sólidas quanto à importância da Educação Física. Todavia também foram encontrados elementos de descaso em relação à formação do professor que ministra a aula e à infraestrutura escolar. Os dados deste estudo podem ser utilizados no contexto da formação inicial e contínua de professores e, ao mesmo tempo, pelas secretarias de educação dos municípios brasileiros. |
id |
METO-3_12993cfdad671e31d76d5ebe24d34cf0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/4347 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
Particularidades da educação física na pré-escola em três municípios da região do Grande ABC PaulistaIÃO DO GRANDE ABC PAULISTAEducação Física; Educação infantil; Gestão da EscolaEducação Física; Pré-Escola; Gestão Pedagógica da Escola.A educação infantil é uma fase de extrema relevância para o desenvolvimento integral das crianças. É nessa etapa que elas podem vivenciar o maior número possível de experiências e, neste contexto, a Educação Física é fundamental. Todavia, essa disciplina apresenta grande variedade de propostas educacionais e pedagógicas. Este estudo analisa algumas particularidades – similaridades e diferenças – educacionais da Educação Física na pré-escola para o atendimento das crianças em três municípios da região do Grande ABC. Nesta pesquisa foi utilizada a metodologia qualitativa, a partir da análise de documentos e de entrevistas semiestruturadas com os diretores escolares. Os resultados revelaram preocupações e zelo das autoridades políticas e educacionais. As cidades possuíam diretrizes curriculares que orientavam o trabalho dos professores e os diretores possuíam argumentações sólidas quanto à importância da Educação Física. Todavia também foram encontrados elementos de descaso em relação à formação do professor que ministra a aula e à infraestrutura escolar. Os dados deste estudo podem ser utilizados no contexto da formação inicial e contínua de professores e, ao mesmo tempo, pelas secretarias de educação dos municípios brasileiros.Universidade Metodista de PiracicabaPSCS Prefeitura de São Caetano do SulUSCS Universidade municipal de São Caetano do SulMoura Sobrinho, AlexGarcia, Paulo Sergio2020-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEntrevista; Pesquisa qualitativa; Análise de Conteúdoapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/434710.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p249-271Comunicações; v. 27, n. 1 (2020); 249-2712238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4347/2410BrasilContemporaneidadePSADireitos autorais 2020 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-15T10:39:07Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/4347Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2020-09-15T10:39:07Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Particularidades da educação física na pré-escola em três municípios da região do Grande ABC PaulistaIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA |
title |
Particularidades da educação física na pré-escola em três municípios da região do Grande ABC PaulistaIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA |
spellingShingle |
Particularidades da educação física na pré-escola em três municípios da região do Grande ABC PaulistaIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA Moura Sobrinho, Alex Educação Física; Educação infantil; Gestão da Escola Educação Física; Pré-Escola; Gestão Pedagógica da Escola. |
title_short |
Particularidades da educação física na pré-escola em três municípios da região do Grande ABC PaulistaIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA |
title_full |
Particularidades da educação física na pré-escola em três municípios da região do Grande ABC PaulistaIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA |
title_fullStr |
Particularidades da educação física na pré-escola em três municípios da região do Grande ABC PaulistaIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA |
title_full_unstemmed |
Particularidades da educação física na pré-escola em três municípios da região do Grande ABC PaulistaIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA |
title_sort |
Particularidades da educação física na pré-escola em três municípios da região do Grande ABC PaulistaIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA |
author |
Moura Sobrinho, Alex |
author_facet |
Moura Sobrinho, Alex Garcia, Paulo Sergio |
author_role |
author |
author2 |
Garcia, Paulo Sergio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PSCS Prefeitura de São Caetano do Sul USCS Universidade municipal de São Caetano do Sul |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura Sobrinho, Alex Garcia, Paulo Sergio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física; Educação infantil; Gestão da Escola Educação Física; Pré-Escola; Gestão Pedagógica da Escola. |
topic |
Educação Física; Educação infantil; Gestão da Escola Educação Física; Pré-Escola; Gestão Pedagógica da Escola. |
description |
A educação infantil é uma fase de extrema relevância para o desenvolvimento integral das crianças. É nessa etapa que elas podem vivenciar o maior número possível de experiências e, neste contexto, a Educação Física é fundamental. Todavia, essa disciplina apresenta grande variedade de propostas educacionais e pedagógicas. Este estudo analisa algumas particularidades – similaridades e diferenças – educacionais da Educação Física na pré-escola para o atendimento das crianças em três municípios da região do Grande ABC. Nesta pesquisa foi utilizada a metodologia qualitativa, a partir da análise de documentos e de entrevistas semiestruturadas com os diretores escolares. Os resultados revelaram preocupações e zelo das autoridades políticas e educacionais. As cidades possuíam diretrizes curriculares que orientavam o trabalho dos professores e os diretores possuíam argumentações sólidas quanto à importância da Educação Física. Todavia também foram encontrados elementos de descaso em relação à formação do professor que ministra a aula e à infraestrutura escolar. Os dados deste estudo podem ser utilizados no contexto da formação inicial e contínua de professores e, ao mesmo tempo, pelas secretarias de educação dos municípios brasileiros. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Entrevista; Pesquisa qualitativa; Análise de Conteúdo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4347 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p249-271 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4347 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v27n1p249-271 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/4347/2410 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil Contemporaneidade PSA |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 27, n. 1 (2020); 249-271 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576022594912256 |