RECUPERAÇÃO DE COBRE A PARTIR DE RESÍDUOS GERADOS NAS AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5739 |
Resumo: | A atualização sobre métodos alternativos de ensino é importante para desenvolver aulas com responsabilidade ambiental e aprendizagens mais concretas da ciência, visando não apenas alcançar uma pontuação mínima exigida pela escola, mas que os conteúdos possam ser compreendidos pelos alunos de maneira concreta e construtiva. Com isso, o presente trabalho buscou contextualizar, o tratamento de resíduos contendo cobre, produzidos em laboratório, com o ensino do conteúdo de reações químicas e soluções. Inicialmente, foi obtido o resíduo proveniente das aulas práticas de preparo e diluição de soluções e, em seguida, o resíduo foi submetido a um método para recuperação de cobre durante a abordagem sobre reações químicas, promovendo uma conjuntura de renovação. As aulas foram realizadas no laboratório de físico-química do IFRN – Campus Pau dos Ferros, com alunos do 2º ano do ensino médio, da Escola Estadual José Fernandes de Melo de Pau dos Ferros-RN. No experimento de recuperação do cobre, o resíduo possuía uma concentração inicial de cobre de 24.969 mg/L que reduziu para 107 mg/L após o tratamento, alcançando uma recuperação de 99,5% do cobre existente no resíduo líquido. As aulas práticas foram analisadas de forma qualitativa, e os resultados mostraram que o uso da metodologia experimental pode ser uma ferramenta importante para o processo de produção do conhecimento e para o aprendizado com mais significado para os alunos. |
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RECUPERAÇÃO DE COBRE A PARTIR DE RESÍDUOS GERADOS NAS AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIOEnsino ExperimentalEducação AmbientalEnsino de QuímicaRecuperação de cobreA atualização sobre métodos alternativos de ensino é importante para desenvolver aulas com responsabilidade ambiental e aprendizagens mais concretas da ciência, visando não apenas alcançar uma pontuação mínima exigida pela escola, mas que os conteúdos possam ser compreendidos pelos alunos de maneira concreta e construtiva. Com isso, o presente trabalho buscou contextualizar, o tratamento de resíduos contendo cobre, produzidos em laboratório, com o ensino do conteúdo de reações químicas e soluções. Inicialmente, foi obtido o resíduo proveniente das aulas práticas de preparo e diluição de soluções e, em seguida, o resíduo foi submetido a um método para recuperação de cobre durante a abordagem sobre reações químicas, promovendo uma conjuntura de renovação. As aulas foram realizadas no laboratório de físico-química do IFRN – Campus Pau dos Ferros, com alunos do 2º ano do ensino médio, da Escola Estadual José Fernandes de Melo de Pau dos Ferros-RN. No experimento de recuperação do cobre, o resíduo possuía uma concentração inicial de cobre de 24.969 mg/L que reduziu para 107 mg/L após o tratamento, alcançando uma recuperação de 99,5% do cobre existente no resíduo líquido. As aulas práticas foram analisadas de forma qualitativa, e os resultados mostraram que o uso da metodologia experimental pode ser uma ferramenta importante para o processo de produção do conhecimento e para o aprendizado com mais significado para os alunos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2018-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/573910.15628/holos.2018.5739HOLOS; v. 2 (2018); 128-1451807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5739/pdfCopyright (c) 2018 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroga, Jackson de SousaBarbalho, Bruno Castro2022-05-01T19:31:48Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/5739Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:31:48Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
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