VIOLÊNCIA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, João Victor Batista
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Mendonça, Dannielle Espíndola de Melo, Rodrigues, Francielly Karine da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5877
Resumo: A violência configura-se como um fator presente nos diversos espaços sociais do Brasil, mostrando-se sob um aspecto que parece ser preexistente no ente social, como se a sociedade a absorvesse como característica genérica, destacando-se na esfera do cotidiano e aparecendo como algo costumeiro. Este estudo objetivou analisar os fatores que influenciam nas diferentes formas de violência na infância e adolescência. Trata-se de uma revisão integrativa descritivo-exploratória com busca realizada na BVS, por meio das bases LILACS, BDENF e MEDLINE, entre os anos 2005 a 2016, com combinação dos descritores e síntese dos achados através de tabulações. Evidenciaram-se como formas de violência: comportamento agressivo e suicida; banalização; consumo de drogas e conduta infracional, sofridas e praticadas devido à obesidade, à depressão e bullying, associados à violência familiar e a imaturidade da adolescência. Conclui-se que a violência nesta população tem íntima ligação à violência sofrida no seio familiar e também à imaturidade deste período, com reflexos presentes no ambiente escolar e social. Sugere-se a implementação de mecanismos que possam estimar a ligação violência-criança-família-escola e possíveis desvios resultantes das agressões sofridas e praticadas.
id IFRN-3_6f0be6dad122700e55e6b704881e6212
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/5877
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling VIOLÊNCIA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIAViolênciaInfânciaAdolescência.A violência configura-se como um fator presente nos diversos espaços sociais do Brasil, mostrando-se sob um aspecto que parece ser preexistente no ente social, como se a sociedade a absorvesse como característica genérica, destacando-se na esfera do cotidiano e aparecendo como algo costumeiro. Este estudo objetivou analisar os fatores que influenciam nas diferentes formas de violência na infância e adolescência. Trata-se de uma revisão integrativa descritivo-exploratória com busca realizada na BVS, por meio das bases LILACS, BDENF e MEDLINE, entre os anos 2005 a 2016, com combinação dos descritores e síntese dos achados através de tabulações. Evidenciaram-se como formas de violência: comportamento agressivo e suicida; banalização; consumo de drogas e conduta infracional, sofridas e praticadas devido à obesidade, à depressão e bullying, associados à violência familiar e a imaturidade da adolescência. Conclui-se que a violência nesta população tem íntima ligação à violência sofrida no seio familiar e também à imaturidade deste período, com reflexos presentes no ambiente escolar e social. Sugere-se a implementação de mecanismos que possam estimar a ligação violência-criança-família-escola e possíveis desvios resultantes das agressões sofridas e praticadas.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2021-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/587710.15628/holos.2020.5877HOLOS; v. 1 (2021); 1-121807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5877/pdfCopyright (c) 2021 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessCabral, João Victor BatistaMendonça, Dannielle Espíndola de MeloRodrigues, Francielly Karine da Silva2022-04-29T11:02:08Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/5877Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-04-29T11:02:08Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv VIOLÊNCIA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA
title VIOLÊNCIA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA
spellingShingle VIOLÊNCIA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA
Cabral, João Victor Batista
Violência
Infância
Adolescência.
title_short VIOLÊNCIA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA
title_full VIOLÊNCIA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA
title_fullStr VIOLÊNCIA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA
title_full_unstemmed VIOLÊNCIA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA
title_sort VIOLÊNCIA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: UMA DISCUSSÃO NECESSÁRIA
author Cabral, João Victor Batista
author_facet Cabral, João Victor Batista
Mendonça, Dannielle Espíndola de Melo
Rodrigues, Francielly Karine da Silva
author_role author
author2 Mendonça, Dannielle Espíndola de Melo
Rodrigues, Francielly Karine da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, João Victor Batista
Mendonça, Dannielle Espíndola de Melo
Rodrigues, Francielly Karine da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Violência
Infância
Adolescência.
topic Violência
Infância
Adolescência.
description A violência configura-se como um fator presente nos diversos espaços sociais do Brasil, mostrando-se sob um aspecto que parece ser preexistente no ente social, como se a sociedade a absorvesse como característica genérica, destacando-se na esfera do cotidiano e aparecendo como algo costumeiro. Este estudo objetivou analisar os fatores que influenciam nas diferentes formas de violência na infância e adolescência. Trata-se de uma revisão integrativa descritivo-exploratória com busca realizada na BVS, por meio das bases LILACS, BDENF e MEDLINE, entre os anos 2005 a 2016, com combinação dos descritores e síntese dos achados através de tabulações. Evidenciaram-se como formas de violência: comportamento agressivo e suicida; banalização; consumo de drogas e conduta infracional, sofridas e praticadas devido à obesidade, à depressão e bullying, associados à violência familiar e a imaturidade da adolescência. Conclui-se que a violência nesta população tem íntima ligação à violência sofrida no seio familiar e também à imaturidade deste período, com reflexos presentes no ambiente escolar e social. Sugere-se a implementação de mecanismos que possam estimar a ligação violência-criança-família-escola e possíveis desvios resultantes das agressões sofridas e praticadas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5877
10.15628/holos.2020.5877
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5877
identifier_str_mv 10.15628/holos.2020.5877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5877/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 1 (2021); 1-12
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951623629733888