A revelação e a notificação das situações de violência contra a infância e a adolescência.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/334 |
Resumo: | Resumo Este artigo aborda a temática da violência contra a infância e a adolescência com foco na revelação das situações de violência e seus desdobramentos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em três instituições da cidade de Santa Maria-RS: duas escolas e uma unidade básica de saúde. Nessas se procurou identificar como os profissionais vivenciam as situações de violência e a denúncia. Para tanto, utilizaram-se técnicas de entrevistas semiestruturadas e grupos focais. Os resultados apontam problemas associados à revelação e à notificação. No que diz respeito à revelação, o rompimento do silêncio está relacionado à escuta e ao comprometimento por parte dos profissionais. Com relação à notificação, identificou-se que muitos casos não tiveram resolutividade por parte das instituições de proteção e responsabilização. Sentimentos de medo, impotência e revolta foram identificados como resultado da vivência próxima à situação de violência e à não credibilidade das instituições. Abstract This article aims at debating violence against childhood and adolescence, focusing on the disclosure of situations and their consequences. It is a qualitative research carried out in three institutions in Santa Maria, Rio Grande do Sul State: two schools and one basic health unit. The objective was to identify how professionals dealt with violent situations and the report to the police. For such, the technique of semi-structured interviews and focused groups was used. Results indicated problems related to disclosure and notification. Concerning disclosure, the breaking of silence was related to the professionals’ listening and commitment. As to notification, many cases were not solved by the institutions of protection and responsibility. Some feelings such as fear, weakness and disgust were identified as a result of living close to violent situations, and as a consequence of the lack of credibility related to the institutions. |
id |
PUC_MG-3_0105766576274d1a2cba1847006ce90e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/334 |
network_acronym_str |
PUC_MG-3 |
network_name_str |
Psicologia em Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A revelação e a notificação das situações de violência contra a infância e a adolescência.Disclosure and notification concerning violent situations against childhood and adolescence.ViolênciaRevelaçãoDenúnciaInfânciaAdolescência. / ViolenceDisclosureReportChildhoodAdolescence.Resumo Este artigo aborda a temática da violência contra a infância e a adolescência com foco na revelação das situações de violência e seus desdobramentos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em três instituições da cidade de Santa Maria-RS: duas escolas e uma unidade básica de saúde. Nessas se procurou identificar como os profissionais vivenciam as situações de violência e a denúncia. Para tanto, utilizaram-se técnicas de entrevistas semiestruturadas e grupos focais. Os resultados apontam problemas associados à revelação e à notificação. No que diz respeito à revelação, o rompimento do silêncio está relacionado à escuta e ao comprometimento por parte dos profissionais. Com relação à notificação, identificou-se que muitos casos não tiveram resolutividade por parte das instituições de proteção e responsabilização. Sentimentos de medo, impotência e revolta foram identificados como resultado da vivência próxima à situação de violência e à não credibilidade das instituições. Abstract This article aims at debating violence against childhood and adolescence, focusing on the disclosure of situations and their consequences. It is a qualitative research carried out in three institutions in Santa Maria, Rio Grande do Sul State: two schools and one basic health unit. The objective was to identify how professionals dealt with violent situations and the report to the police. For such, the technique of semi-structured interviews and focused groups was used. Results indicated problems related to disclosure and notification. Concerning disclosure, the breaking of silence was related to the professionals’ listening and commitment. As to notification, many cases were not solved by the institutions of protection and responsibility. Some feelings such as fear, weakness and disgust were identified as a result of living close to violent situations, and as a consequence of the lack of credibility related to the institutions. Editora PUC Minas2009-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/334Psicologia em Revista; v. 14 n. 2 (2008): Psicologia em Revista; 95-1121678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/334/349Arpini, Dorian MônicaSoares, Adriane Cristine Oss-EmerBertê, LidianeForno, Cristiano Dalinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T12:35:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/334Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2023-01-10T12:35:46Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A revelação e a notificação das situações de violência contra a infância e a adolescência. Disclosure and notification concerning violent situations against childhood and adolescence. |
title |
A revelação e a notificação das situações de violência contra a infância e a adolescência. |
spellingShingle |
A revelação e a notificação das situações de violência contra a infância e a adolescência. Arpini, Dorian Mônica Violência Revelação Denúncia Infância Adolescência. / Violence Disclosure Report Childhood Adolescence. |
title_short |
A revelação e a notificação das situações de violência contra a infância e a adolescência. |
title_full |
A revelação e a notificação das situações de violência contra a infância e a adolescência. |
title_fullStr |
A revelação e a notificação das situações de violência contra a infância e a adolescência. |
title_full_unstemmed |
A revelação e a notificação das situações de violência contra a infância e a adolescência. |
title_sort |
A revelação e a notificação das situações de violência contra a infância e a adolescência. |
author |
Arpini, Dorian Mônica |
author_facet |
Arpini, Dorian Mônica Soares, Adriane Cristine Oss-Emer Bertê, Lidiane Forno, Cristiano Dal |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Adriane Cristine Oss-Emer Bertê, Lidiane Forno, Cristiano Dal |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arpini, Dorian Mônica Soares, Adriane Cristine Oss-Emer Bertê, Lidiane Forno, Cristiano Dal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violência Revelação Denúncia Infância Adolescência. / Violence Disclosure Report Childhood Adolescence. |
topic |
Violência Revelação Denúncia Infância Adolescência. / Violence Disclosure Report Childhood Adolescence. |
description |
Resumo Este artigo aborda a temática da violência contra a infância e a adolescência com foco na revelação das situações de violência e seus desdobramentos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em três instituições da cidade de Santa Maria-RS: duas escolas e uma unidade básica de saúde. Nessas se procurou identificar como os profissionais vivenciam as situações de violência e a denúncia. Para tanto, utilizaram-se técnicas de entrevistas semiestruturadas e grupos focais. Os resultados apontam problemas associados à revelação e à notificação. No que diz respeito à revelação, o rompimento do silêncio está relacionado à escuta e ao comprometimento por parte dos profissionais. Com relação à notificação, identificou-se que muitos casos não tiveram resolutividade por parte das instituições de proteção e responsabilização. Sentimentos de medo, impotência e revolta foram identificados como resultado da vivência próxima à situação de violência e à não credibilidade das instituições. Abstract This article aims at debating violence against childhood and adolescence, focusing on the disclosure of situations and their consequences. It is a qualitative research carried out in three institutions in Santa Maria, Rio Grande do Sul State: two schools and one basic health unit. The objective was to identify how professionals dealt with violent situations and the report to the police. For such, the technique of semi-structured interviews and focused groups was used. Results indicated problems related to disclosure and notification. Concerning disclosure, the breaking of silence was related to the professionals’ listening and commitment. As to notification, many cases were not solved by the institutions of protection and responsibility. Some feelings such as fear, weakness and disgust were identified as a result of living close to violent situations, and as a consequence of the lack of credibility related to the institutions. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-03-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/334 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/334 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/334/349 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Revista; v. 14 n. 2 (2008): Psicologia em Revista; 95-112 1678-9563 1677-1168 reponame:Psicologia em Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC MINAS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC MINAS |
institution |
PUC MINAS |
reponame_str |
Psicologia em Revista (Online) |
collection |
Psicologia em Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
psirevista@pucminas.br |
_version_ |
1797688271344500736 |