RISCOS PSICOSSOCIAIS NA SAÚDE MENTAL DE POLICIAIS MILITARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Diego Remor Moreira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rodrigues, Ana Paula Grillo, Pereira, Gustavo Klauberg
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10379
Resumo: A relação entre o trabalho e o sujeito tem evidenciado cada vez mais os riscos psicossociais no campo laboral. Diante da complexidade das tarefas que permeiam a vida do policial militar e a eminente ameaça à vida que se mostra inerente à natureza do seu trabalho, é importante compreender os riscos psicossociais do trabalho desses agentes da segurança pública. Para tanto, esta pesquisa buscou avaliar a adaptabilidade do Protocolo de Avaliação dos Riscos Psicossociais no Trabalho (PROART) junto a policiais militares da 1ª Região da Polícia Militar de Santa Catarina (RPM) e sua correlação com transtornos mentais e comportamentais. A pesquisa utilizou método misto cujos dados quantitativos (n=229) foram coletados com por meio do  Self-Report Questionnaire-20 (SQR-20) e do PROART. Os dados qualitativos foram coletados em dois grupos focais. Foi evidenciado que 1/5 da amostra apresenta sofrimento mental significativo. Dentre os principais riscos do trabalho associados ao sofrimento mental estão a participação nas decisões do trabalho; flexibilização das normas; e desgaste e cansaço do trabalho. A amostra apresentou resultados de danos psicológicos, físicos e sociais como mau-humor e sentimento de tristeza, alterações de sono, dores no corpo, impaciência com as pessoas e o desejo de ficar só. O PROART mostrou-se capaz de mapear os riscos psicossociais no trabalho de policiais militares da capital catarinense associados ao sofrimento mental.
id IFRN-3_764e14e8781e9fe374bea93673999fe7
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/10379
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling RISCOS PSICOSSOCIAIS NA SAÚDE MENTAL DE POLICIAIS MILITARESPolícia MilitarSaúde MentalRisco PsicossocialSegurança PúblicaTrabalhoA relação entre o trabalho e o sujeito tem evidenciado cada vez mais os riscos psicossociais no campo laboral. Diante da complexidade das tarefas que permeiam a vida do policial militar e a eminente ameaça à vida que se mostra inerente à natureza do seu trabalho, é importante compreender os riscos psicossociais do trabalho desses agentes da segurança pública. Para tanto, esta pesquisa buscou avaliar a adaptabilidade do Protocolo de Avaliação dos Riscos Psicossociais no Trabalho (PROART) junto a policiais militares da 1ª Região da Polícia Militar de Santa Catarina (RPM) e sua correlação com transtornos mentais e comportamentais. A pesquisa utilizou método misto cujos dados quantitativos (n=229) foram coletados com por meio do  Self-Report Questionnaire-20 (SQR-20) e do PROART. Os dados qualitativos foram coletados em dois grupos focais. Foi evidenciado que 1/5 da amostra apresenta sofrimento mental significativo. Dentre os principais riscos do trabalho associados ao sofrimento mental estão a participação nas decisões do trabalho; flexibilização das normas; e desgaste e cansaço do trabalho. A amostra apresentou resultados de danos psicológicos, físicos e sociais como mau-humor e sentimento de tristeza, alterações de sono, dores no corpo, impaciência com as pessoas e o desejo de ficar só. O PROART mostrou-se capaz de mapear os riscos psicossociais no trabalho de policiais militares da capital catarinense associados ao sofrimento mental.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2022-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10379HOLOS; v. 8 (2022)1807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10379/3697Copyright (c) 2022 HOLOShttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFrancisco, Diego Remor MoreiraRodrigues, Ana Paula GrilloPereira, Gustavo Klauberg2023-05-23T18:23:17Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/10379Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2023-05-23T18:23:17Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv RISCOS PSICOSSOCIAIS NA SAÚDE MENTAL DE POLICIAIS MILITARES
title RISCOS PSICOSSOCIAIS NA SAÚDE MENTAL DE POLICIAIS MILITARES
spellingShingle RISCOS PSICOSSOCIAIS NA SAÚDE MENTAL DE POLICIAIS MILITARES
Francisco, Diego Remor Moreira
Polícia Militar
Saúde Mental
Risco Psicossocial
Segurança Pública
Trabalho
title_short RISCOS PSICOSSOCIAIS NA SAÚDE MENTAL DE POLICIAIS MILITARES
title_full RISCOS PSICOSSOCIAIS NA SAÚDE MENTAL DE POLICIAIS MILITARES
title_fullStr RISCOS PSICOSSOCIAIS NA SAÚDE MENTAL DE POLICIAIS MILITARES
title_full_unstemmed RISCOS PSICOSSOCIAIS NA SAÚDE MENTAL DE POLICIAIS MILITARES
title_sort RISCOS PSICOSSOCIAIS NA SAÚDE MENTAL DE POLICIAIS MILITARES
author Francisco, Diego Remor Moreira
author_facet Francisco, Diego Remor Moreira
Rodrigues, Ana Paula Grillo
Pereira, Gustavo Klauberg
author_role author
author2 Rodrigues, Ana Paula Grillo
Pereira, Gustavo Klauberg
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Diego Remor Moreira
Rodrigues, Ana Paula Grillo
Pereira, Gustavo Klauberg
dc.subject.por.fl_str_mv Polícia Militar
Saúde Mental
Risco Psicossocial
Segurança Pública
Trabalho
topic Polícia Militar
Saúde Mental
Risco Psicossocial
Segurança Pública
Trabalho
description A relação entre o trabalho e o sujeito tem evidenciado cada vez mais os riscos psicossociais no campo laboral. Diante da complexidade das tarefas que permeiam a vida do policial militar e a eminente ameaça à vida que se mostra inerente à natureza do seu trabalho, é importante compreender os riscos psicossociais do trabalho desses agentes da segurança pública. Para tanto, esta pesquisa buscou avaliar a adaptabilidade do Protocolo de Avaliação dos Riscos Psicossociais no Trabalho (PROART) junto a policiais militares da 1ª Região da Polícia Militar de Santa Catarina (RPM) e sua correlação com transtornos mentais e comportamentais. A pesquisa utilizou método misto cujos dados quantitativos (n=229) foram coletados com por meio do  Self-Report Questionnaire-20 (SQR-20) e do PROART. Os dados qualitativos foram coletados em dois grupos focais. Foi evidenciado que 1/5 da amostra apresenta sofrimento mental significativo. Dentre os principais riscos do trabalho associados ao sofrimento mental estão a participação nas decisões do trabalho; flexibilização das normas; e desgaste e cansaço do trabalho. A amostra apresentou resultados de danos psicológicos, físicos e sociais como mau-humor e sentimento de tristeza, alterações de sono, dores no corpo, impaciência com as pessoas e o desejo de ficar só. O PROART mostrou-se capaz de mapear os riscos psicossociais no trabalho de policiais militares da capital catarinense associados ao sofrimento mental.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10379
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10379/3697
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 HOLOS
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 HOLOS
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 8 (2022)
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951615651119104