FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO TECNÓLOGO PARA ATUAÇÃO COMO DOCENTE NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ – CAMPUS MACAPÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Elisabete Piancó
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Sales, Adriana Lucena, Da Silva, José Dario Pintor, Lemos, Danielle Martins, França, Elícia Thanes Silva Sodré
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6899
Resumo: O docente que possui qualquer formação inicial que não seja a licenciatura necessita de uma complementação pedagógica para atuar na docência. Para isso, nos últimos anos os IFs vêm buscando implantar cursos de formação pedagógica, haja vista habilitar e capacitar os docentes que ainda não possuem tal formação. Nesse estudo objetivou-se avaliar a importância da formação pedagógica do tecnólogo para atuação como docente no Instituto Federal do Amapá – Campus Macapá. A pesquisa de campo foi realizada durante o ano letivo de 2017, sendo necessárias as seguintes etapas: análise documental (perfil para participar da pesquisa), aplicação dos questionários a todos os professores com a formação de tecnólogo, totalizando doze professores, sendo que apenas 9 responderam o questionário. Por meio do questionário foi possível traçar o perfil do docente, no que se refere a sexo, faixa etária, regime de trabalho, formação, experiência profissional (no magistério e em outras atividades), as especificidades e os desafios da prática docente na Educação Profissinal e Tecnólogica (EPT), conforme em estudos realizado por Silva (2003) e Pena (2014) ).  Todavia, todo e qualquer docente deve atender ao processo de ensino / aprendizagem, sendo que antes devem ter conhecimento das diversidades e modalidades de ensino, situações e contexto social em que os discentes vivem, de modo que atendam aos anseios da sociedade como um todo.  Os docentes que participaram dessa pesquisa salientaram que os cursos de formação continuada contribuem consideravelmente para a formação do tecnólogo, tendo em vista que é de suma importância para prática docente no sentido de aprimoramento de métodos de avaliações, aulas inovadoras, construção de provas contextualizadas, conhecer novas perspectivas sobre o ensino e regulamentações voltadas para atuação docente.  Na dinâmica ensino / aprendizagem os docentes necessitam de capacitação para atender de forma satisfatória as diferentes modalidades de ensino e diversidade de cursos ofertados pela Instituição. 
id IFRN-3_78323d7ed41c83d6dd0bcd4f013ef134
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/6899
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO TECNÓLOGO PARA ATUAÇÃO COMO DOCENTE NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ – CAMPUS MACAPÁEducação Profissionalformação continuadasaberes docenteO docente que possui qualquer formação inicial que não seja a licenciatura necessita de uma complementação pedagógica para atuar na docência. Para isso, nos últimos anos os IFs vêm buscando implantar cursos de formação pedagógica, haja vista habilitar e capacitar os docentes que ainda não possuem tal formação. Nesse estudo objetivou-se avaliar a importância da formação pedagógica do tecnólogo para atuação como docente no Instituto Federal do Amapá – Campus Macapá. A pesquisa de campo foi realizada durante o ano letivo de 2017, sendo necessárias as seguintes etapas: análise documental (perfil para participar da pesquisa), aplicação dos questionários a todos os professores com a formação de tecnólogo, totalizando doze professores, sendo que apenas 9 responderam o questionário. Por meio do questionário foi possível traçar o perfil do docente, no que se refere a sexo, faixa etária, regime de trabalho, formação, experiência profissional (no magistério e em outras atividades), as especificidades e os desafios da prática docente na Educação Profissinal e Tecnólogica (EPT), conforme em estudos realizado por Silva (2003) e Pena (2014) ).  Todavia, todo e qualquer docente deve atender ao processo de ensino / aprendizagem, sendo que antes devem ter conhecimento das diversidades e modalidades de ensino, situações e contexto social em que os discentes vivem, de modo que atendam aos anseios da sociedade como um todo.  Os docentes que participaram dessa pesquisa salientaram que os cursos de formação continuada contribuem consideravelmente para a formação do tecnólogo, tendo em vista que é de suma importância para prática docente no sentido de aprimoramento de métodos de avaliações, aulas inovadoras, construção de provas contextualizadas, conhecer novas perspectivas sobre o ensino e regulamentações voltadas para atuação docente.  Na dinâmica ensino / aprendizagem os docentes necessitam de capacitação para atender de forma satisfatória as diferentes modalidades de ensino e diversidade de cursos ofertados pela Instituição. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2019-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/689910.15628/holos.2019.6899HOLOS; v. 1 (2019); 1-121807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6899/pdfCopyright (c) 2019 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Elisabete Piancóde Sales, Adriana LucenaDa Silva, José Dario PintorLemos, Danielle MartinsFrança, Elícia Thanes Silva Sodré2022-05-01T19:27:55Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/6899Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:27:55Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO TECNÓLOGO PARA ATUAÇÃO COMO DOCENTE NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ – CAMPUS MACAPÁ
title FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO TECNÓLOGO PARA ATUAÇÃO COMO DOCENTE NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ – CAMPUS MACAPÁ
spellingShingle FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO TECNÓLOGO PARA ATUAÇÃO COMO DOCENTE NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ – CAMPUS MACAPÁ
Sousa, Elisabete Piancó
Educação Profissional
formação continuada
saberes docente
title_short FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO TECNÓLOGO PARA ATUAÇÃO COMO DOCENTE NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ – CAMPUS MACAPÁ
title_full FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO TECNÓLOGO PARA ATUAÇÃO COMO DOCENTE NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ – CAMPUS MACAPÁ
title_fullStr FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO TECNÓLOGO PARA ATUAÇÃO COMO DOCENTE NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ – CAMPUS MACAPÁ
title_full_unstemmed FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO TECNÓLOGO PARA ATUAÇÃO COMO DOCENTE NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ – CAMPUS MACAPÁ
title_sort FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO TECNÓLOGO PARA ATUAÇÃO COMO DOCENTE NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ – CAMPUS MACAPÁ
author Sousa, Elisabete Piancó
author_facet Sousa, Elisabete Piancó
de Sales, Adriana Lucena
Da Silva, José Dario Pintor
Lemos, Danielle Martins
França, Elícia Thanes Silva Sodré
author_role author
author2 de Sales, Adriana Lucena
Da Silva, José Dario Pintor
Lemos, Danielle Martins
França, Elícia Thanes Silva Sodré
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Elisabete Piancó
de Sales, Adriana Lucena
Da Silva, José Dario Pintor
Lemos, Danielle Martins
França, Elícia Thanes Silva Sodré
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Profissional
formação continuada
saberes docente
topic Educação Profissional
formação continuada
saberes docente
description O docente que possui qualquer formação inicial que não seja a licenciatura necessita de uma complementação pedagógica para atuar na docência. Para isso, nos últimos anos os IFs vêm buscando implantar cursos de formação pedagógica, haja vista habilitar e capacitar os docentes que ainda não possuem tal formação. Nesse estudo objetivou-se avaliar a importância da formação pedagógica do tecnólogo para atuação como docente no Instituto Federal do Amapá – Campus Macapá. A pesquisa de campo foi realizada durante o ano letivo de 2017, sendo necessárias as seguintes etapas: análise documental (perfil para participar da pesquisa), aplicação dos questionários a todos os professores com a formação de tecnólogo, totalizando doze professores, sendo que apenas 9 responderam o questionário. Por meio do questionário foi possível traçar o perfil do docente, no que se refere a sexo, faixa etária, regime de trabalho, formação, experiência profissional (no magistério e em outras atividades), as especificidades e os desafios da prática docente na Educação Profissinal e Tecnólogica (EPT), conforme em estudos realizado por Silva (2003) e Pena (2014) ).  Todavia, todo e qualquer docente deve atender ao processo de ensino / aprendizagem, sendo que antes devem ter conhecimento das diversidades e modalidades de ensino, situações e contexto social em que os discentes vivem, de modo que atendam aos anseios da sociedade como um todo.  Os docentes que participaram dessa pesquisa salientaram que os cursos de formação continuada contribuem consideravelmente para a formação do tecnólogo, tendo em vista que é de suma importância para prática docente no sentido de aprimoramento de métodos de avaliações, aulas inovadoras, construção de provas contextualizadas, conhecer novas perspectivas sobre o ensino e regulamentações voltadas para atuação docente.  Na dinâmica ensino / aprendizagem os docentes necessitam de capacitação para atender de forma satisfatória as diferentes modalidades de ensino e diversidade de cursos ofertados pela Instituição. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6899
10.15628/holos.2019.6899
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6899
identifier_str_mv 10.15628/holos.2019.6899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6899/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 1 (2019); 1-12
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951624156119040