Pesquisa e formação docente no contexto do Mestrado Profissional em Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, Ana Maria
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Starling, Cláudia, de Oliveira, Jáima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Devir Educação
Texto Completo: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/258
Resumo: A formação continuada para os professores que atuam na educação básica no Brasil tem se constituído como um campo de diferentes formatos, tempos e significados. As possibilidades formativas apresentam-se na forma de cursos de curta duração, de atualização, aperfeiçoamento, pós-graduação lato sensu e, mais recentemente, no formato de mestrados profissionais. Neste artigo, optamos por realizar a investigação na modalidade do Mestrado Profissional em Educação, tendo como amostra as dissertações produzidas em dois programas de pós-graduação de universidades federais da Região Sudeste. O objetivo da pesquisa foi identificar aproximações e distanciamentos das dissertações com os objetivos de formação para o trabalho na escola que caracteriza essa modalidade. Para alcançar esse objetivo, optou-se por um desenho metodológico de natureza qualitativa, apoiado na análise documental e bibliográfica, tendo nas categorias da ação pedagógica de Tardif (2002), o referencial teórico para identificar a aproximação das dissertações com o trabalho na escola. Os resultados da pesquisa apontaram que, de modo geral, nos 23 resumos analisados percebe-se essa aproximação, entretanto, na maioria dos casos, ela se dá na perspectiva de uma análise crítica do trabalho docente ou da análise com objetivos de elaborar ferramentas e propostas de formação continuada.
id UFLA-6_9a49b300418f74a2d7860937146aa8c7
oai_identifier_str oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/258
network_acronym_str UFLA-6
network_name_str Devir Educação
repository_id_str
spelling Pesquisa e formação docente no contexto do Mestrado Profissional em EducaçãoFormação ContinuadaMestrado Profissional em EducaçãoSaberes DocentesA formação continuada para os professores que atuam na educação básica no Brasil tem se constituído como um campo de diferentes formatos, tempos e significados. As possibilidades formativas apresentam-se na forma de cursos de curta duração, de atualização, aperfeiçoamento, pós-graduação lato sensu e, mais recentemente, no formato de mestrados profissionais. Neste artigo, optamos por realizar a investigação na modalidade do Mestrado Profissional em Educação, tendo como amostra as dissertações produzidas em dois programas de pós-graduação de universidades federais da Região Sudeste. O objetivo da pesquisa foi identificar aproximações e distanciamentos das dissertações com os objetivos de formação para o trabalho na escola que caracteriza essa modalidade. Para alcançar esse objetivo, optou-se por um desenho metodológico de natureza qualitativa, apoiado na análise documental e bibliográfica, tendo nas categorias da ação pedagógica de Tardif (2002), o referencial teórico para identificar a aproximação das dissertações com o trabalho na escola. Os resultados da pesquisa apontaram que, de modo geral, nos 23 resumos analisados percebe-se essa aproximação, entretanto, na maioria dos casos, ela se dá na perspectiva de uma análise crítica do trabalho docente ou da análise com objetivos de elaborar ferramentas e propostas de formação continuada.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2020-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/25810.30905/ded.v4i2.258Devir Educação; Bd. 4 Nr. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 126-148Devir Educação; Vol. 4 No. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 126-148Devir Educação; Vol. 4 Núm. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 126-148Devir Educação; v. 4 n. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 126-1482526-849X10.30905/ded.v4i2reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/258/172Copyright (c) 2020 Devir Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSaraiva, Ana Maria Starling, Cláudiade Oliveira, Jáima2023-12-31T13:59:21Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/258Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T13:59:21Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa e formação docente no contexto do Mestrado Profissional em Educação
title Pesquisa e formação docente no contexto do Mestrado Profissional em Educação
spellingShingle Pesquisa e formação docente no contexto do Mestrado Profissional em Educação
Saraiva, Ana Maria
Formação Continuada
Mestrado Profissional em Educação
Saberes Docentes
title_short Pesquisa e formação docente no contexto do Mestrado Profissional em Educação
title_full Pesquisa e formação docente no contexto do Mestrado Profissional em Educação
title_fullStr Pesquisa e formação docente no contexto do Mestrado Profissional em Educação
title_full_unstemmed Pesquisa e formação docente no contexto do Mestrado Profissional em Educação
title_sort Pesquisa e formação docente no contexto do Mestrado Profissional em Educação
author Saraiva, Ana Maria
author_facet Saraiva, Ana Maria
Starling, Cláudia
de Oliveira, Jáima
author_role author
author2 Starling, Cláudia
de Oliveira, Jáima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saraiva, Ana Maria
Starling, Cláudia
de Oliveira, Jáima
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Continuada
Mestrado Profissional em Educação
Saberes Docentes
topic Formação Continuada
Mestrado Profissional em Educação
Saberes Docentes
description A formação continuada para os professores que atuam na educação básica no Brasil tem se constituído como um campo de diferentes formatos, tempos e significados. As possibilidades formativas apresentam-se na forma de cursos de curta duração, de atualização, aperfeiçoamento, pós-graduação lato sensu e, mais recentemente, no formato de mestrados profissionais. Neste artigo, optamos por realizar a investigação na modalidade do Mestrado Profissional em Educação, tendo como amostra as dissertações produzidas em dois programas de pós-graduação de universidades federais da Região Sudeste. O objetivo da pesquisa foi identificar aproximações e distanciamentos das dissertações com os objetivos de formação para o trabalho na escola que caracteriza essa modalidade. Para alcançar esse objetivo, optou-se por um desenho metodológico de natureza qualitativa, apoiado na análise documental e bibliográfica, tendo nas categorias da ação pedagógica de Tardif (2002), o referencial teórico para identificar a aproximação das dissertações com o trabalho na escola. Os resultados da pesquisa apontaram que, de modo geral, nos 23 resumos analisados percebe-se essa aproximação, entretanto, na maioria dos casos, ela se dá na perspectiva de uma análise crítica do trabalho docente ou da análise com objetivos de elaborar ferramentas e propostas de formação continuada.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/258
10.30905/ded.v4i2.258
url https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/258
identifier_str_mv 10.30905/ded.v4i2.258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/258/172
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Devir Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Devir Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
dc.source.none.fl_str_mv Devir Educação; Bd. 4 Nr. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 126-148
Devir Educação; Vol. 4 No. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 126-148
Devir Educação; Vol. 4 Núm. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 126-148
Devir Educação; v. 4 n. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 126-148
2526-849X
10.30905/ded.v4i2
reponame:Devir Educação
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Devir Educação
collection Devir Educação
repository.name.fl_str_mv Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||
_version_ 1797053374637539328