Pesquisa e formação docente no contexto do Mestrado Profissional em Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Devir Educação |
Texto Completo: | https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/258 |
Resumo: | A formação continuada para os professores que atuam na educação básica no Brasil tem se constituído como um campo de diferentes formatos, tempos e significados. As possibilidades formativas apresentam-se na forma de cursos de curta duração, de atualização, aperfeiçoamento, pós-graduação lato sensu e, mais recentemente, no formato de mestrados profissionais. Neste artigo, optamos por realizar a investigação na modalidade do Mestrado Profissional em Educação, tendo como amostra as dissertações produzidas em dois programas de pós-graduação de universidades federais da Região Sudeste. O objetivo da pesquisa foi identificar aproximações e distanciamentos das dissertações com os objetivos de formação para o trabalho na escola que caracteriza essa modalidade. Para alcançar esse objetivo, optou-se por um desenho metodológico de natureza qualitativa, apoiado na análise documental e bibliográfica, tendo nas categorias da ação pedagógica de Tardif (2002), o referencial teórico para identificar a aproximação das dissertações com o trabalho na escola. Os resultados da pesquisa apontaram que, de modo geral, nos 23 resumos analisados percebe-se essa aproximação, entretanto, na maioria dos casos, ela se dá na perspectiva de uma análise crítica do trabalho docente ou da análise com objetivos de elaborar ferramentas e propostas de formação continuada. |
id |
UFLA-6_9a49b300418f74a2d7860937146aa8c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:devireducacao.ded.ufla.br:article/258 |
network_acronym_str |
UFLA-6 |
network_name_str |
Devir Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisa e formação docente no contexto do Mestrado Profissional em EducaçãoFormação ContinuadaMestrado Profissional em EducaçãoSaberes DocentesA formação continuada para os professores que atuam na educação básica no Brasil tem se constituído como um campo de diferentes formatos, tempos e significados. As possibilidades formativas apresentam-se na forma de cursos de curta duração, de atualização, aperfeiçoamento, pós-graduação lato sensu e, mais recentemente, no formato de mestrados profissionais. Neste artigo, optamos por realizar a investigação na modalidade do Mestrado Profissional em Educação, tendo como amostra as dissertações produzidas em dois programas de pós-graduação de universidades federais da Região Sudeste. O objetivo da pesquisa foi identificar aproximações e distanciamentos das dissertações com os objetivos de formação para o trabalho na escola que caracteriza essa modalidade. Para alcançar esse objetivo, optou-se por um desenho metodológico de natureza qualitativa, apoiado na análise documental e bibliográfica, tendo nas categorias da ação pedagógica de Tardif (2002), o referencial teórico para identificar a aproximação das dissertações com o trabalho na escola. Os resultados da pesquisa apontaram que, de modo geral, nos 23 resumos analisados percebe-se essa aproximação, entretanto, na maioria dos casos, ela se dá na perspectiva de uma análise crítica do trabalho docente ou da análise com objetivos de elaborar ferramentas e propostas de formação continuada.EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS2020-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/25810.30905/ded.v4i2.258Devir Educação; Bd. 4 Nr. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 126-148Devir Educação; Vol. 4 No. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 126-148Devir Educação; Vol. 4 Núm. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 126-148Devir Educação; v. 4 n. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 126-1482526-849X10.30905/ded.v4i2reponame:Devir Educaçãoinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAporhttps://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/258/172Copyright (c) 2020 Devir Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSaraiva, Ana Maria Starling, Cláudiade Oliveira, Jáima2023-12-31T13:59:21Zoai:devireducacao.ded.ufla.br:article/258Revistahttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIRPUBhttp://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/oaidalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com||2526-849X2526-849Xopendoar:2023-12-31T13:59:21Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisa e formação docente no contexto do Mestrado Profissional em Educação |
title |
Pesquisa e formação docente no contexto do Mestrado Profissional em Educação |
spellingShingle |
Pesquisa e formação docente no contexto do Mestrado Profissional em Educação Saraiva, Ana Maria Formação Continuada Mestrado Profissional em Educação Saberes Docentes |
title_short |
Pesquisa e formação docente no contexto do Mestrado Profissional em Educação |
title_full |
Pesquisa e formação docente no contexto do Mestrado Profissional em Educação |
title_fullStr |
Pesquisa e formação docente no contexto do Mestrado Profissional em Educação |
title_full_unstemmed |
Pesquisa e formação docente no contexto do Mestrado Profissional em Educação |
title_sort |
Pesquisa e formação docente no contexto do Mestrado Profissional em Educação |
author |
Saraiva, Ana Maria |
author_facet |
Saraiva, Ana Maria Starling, Cláudia de Oliveira, Jáima |
author_role |
author |
author2 |
Starling, Cláudia de Oliveira, Jáima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saraiva, Ana Maria Starling, Cláudia de Oliveira, Jáima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Continuada Mestrado Profissional em Educação Saberes Docentes |
topic |
Formação Continuada Mestrado Profissional em Educação Saberes Docentes |
description |
A formação continuada para os professores que atuam na educação básica no Brasil tem se constituído como um campo de diferentes formatos, tempos e significados. As possibilidades formativas apresentam-se na forma de cursos de curta duração, de atualização, aperfeiçoamento, pós-graduação lato sensu e, mais recentemente, no formato de mestrados profissionais. Neste artigo, optamos por realizar a investigação na modalidade do Mestrado Profissional em Educação, tendo como amostra as dissertações produzidas em dois programas de pós-graduação de universidades federais da Região Sudeste. O objetivo da pesquisa foi identificar aproximações e distanciamentos das dissertações com os objetivos de formação para o trabalho na escola que caracteriza essa modalidade. Para alcançar esse objetivo, optou-se por um desenho metodológico de natureza qualitativa, apoiado na análise documental e bibliográfica, tendo nas categorias da ação pedagógica de Tardif (2002), o referencial teórico para identificar a aproximação das dissertações com o trabalho na escola. Os resultados da pesquisa apontaram que, de modo geral, nos 23 resumos analisados percebe-se essa aproximação, entretanto, na maioria dos casos, ela se dá na perspectiva de uma análise crítica do trabalho docente ou da análise com objetivos de elaborar ferramentas e propostas de formação continuada. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/258 10.30905/ded.v4i2.258 |
url |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/258 |
identifier_str_mv |
10.30905/ded.v4i2.258 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/258/172 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Devir Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Devir Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Devir Educação; Bd. 4 Nr. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 126-148 Devir Educação; Vol. 4 No. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 126-148 Devir Educação; Vol. 4 Núm. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 126-148 Devir Educação; v. 4 n. 2 (2020): DEVIR EDUCAÇÃO; 126-148 2526-849X 10.30905/ded.v4i2 reponame:Devir Educação instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Devir Educação |
collection |
Devir Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Devir Educação - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
dalvalobo48@gmail.com|| betlinsk49@gmail.com|| |
_version_ |
1797053374637539328 |