POR UM CAMINHO PARA O ENSINO DA EPISTEMOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO – UMA CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8139 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi relatar uma experiência de construção inicial da disciplina de Epistemologia de um doutorado de administração numa universidade privada do Nordeste do Brasil, a partir da conexão entre epistemologia, metodologias e textos contemporâneos de áreas do conhecimento com temáticas transversais, reconhecidos do ponto de vista acadêmico e que faziam sentido para os orientadores das teses de doutorado. O referencial de análise da pesquisa tem como principais menções textos da Filosofia e ciências transversais. Trata-se de um estudo exploratório, em aberto, inspirado nos pressupostos da Dialética, e possui abordagem qualitativa. Configura-se como um estudo de caso, tendo como procedimentos: o diálogo, a observação participante, a pesquisa documental, a entrevista estruturada e a semiestruturada, e a análise de conteúdo. Os resultados apontaram para o enriquecimento da disciplina de Epistemologia ao longo de dois anos e o engajamento dos alunos e professores na construção de conteúdos relevantes para a disciplina. Verificou-se, no entanto, resistência de alguns professores orientadores para utilização da Filosofia da Ciência na construção das teses de doutorado dos alunos. |
id |
IFRN-3_7ab58e4c8a3760a1d90de8fda15320b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/8139 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
POR UM CAMINHO PARA O ENSINO DA EPISTEMOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO – UMA CONSTRUÇÃO COMPARTILHADAEpistemologiaDoutoradoEnsinoAdministração.O objetivo desta pesquisa foi relatar uma experiência de construção inicial da disciplina de Epistemologia de um doutorado de administração numa universidade privada do Nordeste do Brasil, a partir da conexão entre epistemologia, metodologias e textos contemporâneos de áreas do conhecimento com temáticas transversais, reconhecidos do ponto de vista acadêmico e que faziam sentido para os orientadores das teses de doutorado. O referencial de análise da pesquisa tem como principais menções textos da Filosofia e ciências transversais. Trata-se de um estudo exploratório, em aberto, inspirado nos pressupostos da Dialética, e possui abordagem qualitativa. Configura-se como um estudo de caso, tendo como procedimentos: o diálogo, a observação participante, a pesquisa documental, a entrevista estruturada e a semiestruturada, e a análise de conteúdo. Os resultados apontaram para o enriquecimento da disciplina de Epistemologia ao longo de dois anos e o engajamento dos alunos e professores na construção de conteúdos relevantes para a disciplina. Verificou-se, no entanto, resistência de alguns professores orientadores para utilização da Filosofia da Ciência na construção das teses de doutorado dos alunos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2020-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/813910.15628/holos.2020.8139HOLOS; v. 6 (2020); 1-201807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8139/pdfCopyright (c) 2020 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Lydia Maria PintoCastro, Ahiram Brunni Cartaxo deSousa, Juliana Carvalho deFigueiró, Rafael de Albuquerque2022-05-01T19:15:44Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/8139Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:15:44Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POR UM CAMINHO PARA O ENSINO DA EPISTEMOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO – UMA CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA |
title |
POR UM CAMINHO PARA O ENSINO DA EPISTEMOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO – UMA CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA |
spellingShingle |
POR UM CAMINHO PARA O ENSINO DA EPISTEMOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO – UMA CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA Brito, Lydia Maria Pinto Epistemologia Doutorado Ensino Administração. |
title_short |
POR UM CAMINHO PARA O ENSINO DA EPISTEMOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO – UMA CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA |
title_full |
POR UM CAMINHO PARA O ENSINO DA EPISTEMOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO – UMA CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA |
title_fullStr |
POR UM CAMINHO PARA O ENSINO DA EPISTEMOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO – UMA CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA |
title_full_unstemmed |
POR UM CAMINHO PARA O ENSINO DA EPISTEMOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO – UMA CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA |
title_sort |
POR UM CAMINHO PARA O ENSINO DA EPISTEMOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO – UMA CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA |
author |
Brito, Lydia Maria Pinto |
author_facet |
Brito, Lydia Maria Pinto Castro, Ahiram Brunni Cartaxo de Sousa, Juliana Carvalho de Figueiró, Rafael de Albuquerque |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Ahiram Brunni Cartaxo de Sousa, Juliana Carvalho de Figueiró, Rafael de Albuquerque |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Lydia Maria Pinto Castro, Ahiram Brunni Cartaxo de Sousa, Juliana Carvalho de Figueiró, Rafael de Albuquerque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Epistemologia Doutorado Ensino Administração. |
topic |
Epistemologia Doutorado Ensino Administração. |
description |
O objetivo desta pesquisa foi relatar uma experiência de construção inicial da disciplina de Epistemologia de um doutorado de administração numa universidade privada do Nordeste do Brasil, a partir da conexão entre epistemologia, metodologias e textos contemporâneos de áreas do conhecimento com temáticas transversais, reconhecidos do ponto de vista acadêmico e que faziam sentido para os orientadores das teses de doutorado. O referencial de análise da pesquisa tem como principais menções textos da Filosofia e ciências transversais. Trata-se de um estudo exploratório, em aberto, inspirado nos pressupostos da Dialética, e possui abordagem qualitativa. Configura-se como um estudo de caso, tendo como procedimentos: o diálogo, a observação participante, a pesquisa documental, a entrevista estruturada e a semiestruturada, e a análise de conteúdo. Os resultados apontaram para o enriquecimento da disciplina de Epistemologia ao longo de dois anos e o engajamento dos alunos e professores na construção de conteúdos relevantes para a disciplina. Verificou-se, no entanto, resistência de alguns professores orientadores para utilização da Filosofia da Ciência na construção das teses de doutorado dos alunos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8139 10.15628/holos.2020.8139 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8139 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2020.8139 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8139/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 6 (2020); 1-20 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951624638464000 |