POR UM CAMINHO PARA O ENSINO DA EPISTEMOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO – UMA CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Lydia Maria Pinto
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Castro, Ahiram Brunni Cartaxo de, Sousa, Juliana Carvalho de, Figueiró, Rafael de Albuquerque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8139
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi relatar uma experiência de construção inicial da disciplina de Epistemologia de um doutorado de administração numa universidade privada do Nordeste do Brasil, a partir da conexão entre epistemologia, metodologias e textos contemporâneos de áreas do conhecimento com temáticas transversais, reconhecidos do ponto de vista acadêmico e que faziam sentido para os orientadores das teses de doutorado. O referencial de análise da pesquisa tem como principais menções textos da Filosofia e ciências transversais. Trata-se de um estudo exploratório, em aberto, inspirado nos pressupostos da Dialética, e possui abordagem qualitativa. Configura-se como um estudo de caso, tendo como procedimentos: o diálogo, a observação participante, a pesquisa documental, a entrevista estruturada e a semiestruturada, e a análise de conteúdo. Os resultados apontaram para o enriquecimento da disciplina de Epistemologia ao longo de dois anos e o engajamento dos alunos e professores na construção de conteúdos relevantes para a disciplina. Verificou-se, no entanto, resistência de alguns professores orientadores para utilização da Filosofia da Ciência na construção das teses de doutorado dos alunos.
id IFRN-3_7ab58e4c8a3760a1d90de8fda15320b3
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/8139
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling POR UM CAMINHO PARA O ENSINO DA EPISTEMOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO – UMA CONSTRUÇÃO COMPARTILHADAEpistemologiaDoutoradoEnsinoAdministração.O objetivo desta pesquisa foi relatar uma experiência de construção inicial da disciplina de Epistemologia de um doutorado de administração numa universidade privada do Nordeste do Brasil, a partir da conexão entre epistemologia, metodologias e textos contemporâneos de áreas do conhecimento com temáticas transversais, reconhecidos do ponto de vista acadêmico e que faziam sentido para os orientadores das teses de doutorado. O referencial de análise da pesquisa tem como principais menções textos da Filosofia e ciências transversais. Trata-se de um estudo exploratório, em aberto, inspirado nos pressupostos da Dialética, e possui abordagem qualitativa. Configura-se como um estudo de caso, tendo como procedimentos: o diálogo, a observação participante, a pesquisa documental, a entrevista estruturada e a semiestruturada, e a análise de conteúdo. Os resultados apontaram para o enriquecimento da disciplina de Epistemologia ao longo de dois anos e o engajamento dos alunos e professores na construção de conteúdos relevantes para a disciplina. Verificou-se, no entanto, resistência de alguns professores orientadores para utilização da Filosofia da Ciência na construção das teses de doutorado dos alunos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2020-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/813910.15628/holos.2020.8139HOLOS; v. 6 (2020); 1-201807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8139/pdfCopyright (c) 2020 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Lydia Maria PintoCastro, Ahiram Brunni Cartaxo deSousa, Juliana Carvalho deFigueiró, Rafael de Albuquerque2022-05-01T19:15:44Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/8139Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:15:44Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv POR UM CAMINHO PARA O ENSINO DA EPISTEMOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO – UMA CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA
title POR UM CAMINHO PARA O ENSINO DA EPISTEMOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO – UMA CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA
spellingShingle POR UM CAMINHO PARA O ENSINO DA EPISTEMOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO – UMA CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA
Brito, Lydia Maria Pinto
Epistemologia
Doutorado
Ensino
Administração.
title_short POR UM CAMINHO PARA O ENSINO DA EPISTEMOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO – UMA CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA
title_full POR UM CAMINHO PARA O ENSINO DA EPISTEMOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO – UMA CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA
title_fullStr POR UM CAMINHO PARA O ENSINO DA EPISTEMOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO – UMA CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA
title_full_unstemmed POR UM CAMINHO PARA O ENSINO DA EPISTEMOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO – UMA CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA
title_sort POR UM CAMINHO PARA O ENSINO DA EPISTEMOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO – UMA CONSTRUÇÃO COMPARTILHADA
author Brito, Lydia Maria Pinto
author_facet Brito, Lydia Maria Pinto
Castro, Ahiram Brunni Cartaxo de
Sousa, Juliana Carvalho de
Figueiró, Rafael de Albuquerque
author_role author
author2 Castro, Ahiram Brunni Cartaxo de
Sousa, Juliana Carvalho de
Figueiró, Rafael de Albuquerque
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Lydia Maria Pinto
Castro, Ahiram Brunni Cartaxo de
Sousa, Juliana Carvalho de
Figueiró, Rafael de Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Epistemologia
Doutorado
Ensino
Administração.
topic Epistemologia
Doutorado
Ensino
Administração.
description O objetivo desta pesquisa foi relatar uma experiência de construção inicial da disciplina de Epistemologia de um doutorado de administração numa universidade privada do Nordeste do Brasil, a partir da conexão entre epistemologia, metodologias e textos contemporâneos de áreas do conhecimento com temáticas transversais, reconhecidos do ponto de vista acadêmico e que faziam sentido para os orientadores das teses de doutorado. O referencial de análise da pesquisa tem como principais menções textos da Filosofia e ciências transversais. Trata-se de um estudo exploratório, em aberto, inspirado nos pressupostos da Dialética, e possui abordagem qualitativa. Configura-se como um estudo de caso, tendo como procedimentos: o diálogo, a observação participante, a pesquisa documental, a entrevista estruturada e a semiestruturada, e a análise de conteúdo. Os resultados apontaram para o enriquecimento da disciplina de Epistemologia ao longo de dois anos e o engajamento dos alunos e professores na construção de conteúdos relevantes para a disciplina. Verificou-se, no entanto, resistência de alguns professores orientadores para utilização da Filosofia da Ciência na construção das teses de doutorado dos alunos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8139
10.15628/holos.2020.8139
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8139
identifier_str_mv 10.15628/holos.2020.8139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8139/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 6 (2020); 1-20
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951624638464000