NOVAS DIRETRIZES EDUCACIONAIS E NOVOS PROJETOS PEDAGÓGICOS ? (ETFRN E CEFET-RN): ENTRE O PENSAR E O FAZER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ulisséia Ávila
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: França, Magna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3351
Resumo: Este artigo trata da implementação da Proposta Curricular da Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte no ano de 1995 e do Projeto Político-Pedagógico do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte em 2005. Analisamos os documentos específicos e a legislação que nortearam as diretrizes à implementação da Proposta. Os resultados apontam que a compreensão dos princípios norteadores desses documentos por parte da maioria dos professores contribuiu para alguns avanços nas atividades de ensino e na redefinição do trabalho da equipe pedagógica, bem como ao desenvolvimento de ações mais direcionadas à integração entre ensino, pesquisa e extensão.
id IFRN-3_7cb4e44f3471c65281fa5551d2dc2947
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/3351
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling NOVAS DIRETRIZES EDUCACIONAIS E NOVOS PROJETOS PEDAGÓGICOS ? (ETFRN E CEFET-RN): ENTRE O PENSAR E O FAZERProposta CurricularProjeto Político-PedagógicoETFRNCEFET-RNEste artigo trata da implementação da Proposta Curricular da Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte no ano de 1995 e do Projeto Político-Pedagógico do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte em 2005. Analisamos os documentos específicos e a legislação que nortearam as diretrizes à implementação da Proposta. Os resultados apontam que a compreensão dos princípios norteadores desses documentos por parte da maioria dos professores contribuiu para alguns avanços nas atividades de ensino e na redefinição do trabalho da equipe pedagógica, bem como ao desenvolvimento de ações mais direcionadas à integração entre ensino, pesquisa e extensão. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/335110.15628/holos.2015.3351HOLOS; v. 6 (2015); 328-3371807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3351/1233Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Ulisséia ÁvilaFrança, Magna2022-05-01T20:24:47Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/3351Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:24:47Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv NOVAS DIRETRIZES EDUCACIONAIS E NOVOS PROJETOS PEDAGÓGICOS ? (ETFRN E CEFET-RN): ENTRE O PENSAR E O FAZER
title NOVAS DIRETRIZES EDUCACIONAIS E NOVOS PROJETOS PEDAGÓGICOS ? (ETFRN E CEFET-RN): ENTRE O PENSAR E O FAZER
spellingShingle NOVAS DIRETRIZES EDUCACIONAIS E NOVOS PROJETOS PEDAGÓGICOS ? (ETFRN E CEFET-RN): ENTRE O PENSAR E O FAZER
Pereira, Ulisséia Ávila
Proposta Curricular
Projeto Político-Pedagógico
ETFRN
CEFET-RN
title_short NOVAS DIRETRIZES EDUCACIONAIS E NOVOS PROJETOS PEDAGÓGICOS ? (ETFRN E CEFET-RN): ENTRE O PENSAR E O FAZER
title_full NOVAS DIRETRIZES EDUCACIONAIS E NOVOS PROJETOS PEDAGÓGICOS ? (ETFRN E CEFET-RN): ENTRE O PENSAR E O FAZER
title_fullStr NOVAS DIRETRIZES EDUCACIONAIS E NOVOS PROJETOS PEDAGÓGICOS ? (ETFRN E CEFET-RN): ENTRE O PENSAR E O FAZER
title_full_unstemmed NOVAS DIRETRIZES EDUCACIONAIS E NOVOS PROJETOS PEDAGÓGICOS ? (ETFRN E CEFET-RN): ENTRE O PENSAR E O FAZER
title_sort NOVAS DIRETRIZES EDUCACIONAIS E NOVOS PROJETOS PEDAGÓGICOS ? (ETFRN E CEFET-RN): ENTRE O PENSAR E O FAZER
author Pereira, Ulisséia Ávila
author_facet Pereira, Ulisséia Ávila
França, Magna
author_role author
author2 França, Magna
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ulisséia Ávila
França, Magna
dc.subject.por.fl_str_mv Proposta Curricular
Projeto Político-Pedagógico
ETFRN
CEFET-RN
topic Proposta Curricular
Projeto Político-Pedagógico
ETFRN
CEFET-RN
description Este artigo trata da implementação da Proposta Curricular da Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte no ano de 1995 e do Projeto Político-Pedagógico do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte em 2005. Analisamos os documentos específicos e a legislação que nortearam as diretrizes à implementação da Proposta. Os resultados apontam que a compreensão dos princípios norteadores desses documentos por parte da maioria dos professores contribuiu para alguns avanços nas atividades de ensino e na redefinição do trabalho da equipe pedagógica, bem como ao desenvolvimento de ações mais direcionadas à integração entre ensino, pesquisa e extensão.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3351
10.15628/holos.2015.3351
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3351
identifier_str_mv 10.15628/holos.2015.3351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3351/1233
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 6 (2015); 328-337
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951621489590272