A Unidade de Ensino Descentralizada da ETFRN em Mossoró/RN: contextualização histórica e práticas de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Karla da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional Memoria (IFRN)
Texto Completo: http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1404
Resumo: Foi no contexto da primeira expansão da Educação Profissional no Brasil, durante o governo do presidente José Sarney (1985-1990), que teve origem a Unidade de Ensino Descentralizada (UNED) da Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN), em Mossoró. Inaugurada em 29 de dezembro de 1994, a UNED/ETFRN objetivava ampliar as possibilidades de oferta de ensino profissional na região em que estava instalada e promover uma formação do “Técnico Cidadão”, conforme estabelecido no Projeto Político-Pedagógico (PPP) da ETFRN, posto em prática a partir de 1995. Nesta dissertação, analiso as práticas formativas desenvolvidas com a equipe técnico-pedagógica, os professores e os discentes na UNED/ETFRN em Mossoró, com o fim de concretizar as propostas do PPP dessa instituição. Como recorte temporal, estabeleci o período de 1995 a 1998, respectivamente, os anos em que se iniciaram e foram concluídas as atividades letivas da primeira turma do Curso Técnico de Nível Médio em Eletromecânica. Filiada à linha de pesquisa de Formação Docente e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional, esta investigação apresenta uma abordagem qualitativa e está inserida no campo da História das Instituições Escolares, ancorada nos estudos de Magalhães (2004), Sanfelice (2007) e Nosella e Buffa (2005, 2008). A recolha de dados se deu a partir de pesquisa documental e de entrevistas, com o método da História Oral. Para a pesquisa documental, utilizei o Projeto Político-Pedagógico, portarias, relatórios, planos de ação, agendas da ETFRN, recortes de jornais da mídia impressa de Mossoró, informativos da UNED/ETFRN, informativos produzidos pelos estudantes e registros fotográficos. As entrevistas foram abertas, gravadas em áudio, transcritas e submetidas à análise. Foram entrevistados membros da equipe técnico-pedagógica, gestores, professores e estudantes egressos da UNED/ETFRN, totalizando 26 sujeitos. Na pesquisa de campo e na análise dos dados, foram considerados os estudos acerca de documentos, a partir de Le Goff (1990) e de memória, baseados em Le Goff (1990), Halbwachs (2003), Pollak (1992) e Benjamin (1994). Os resultados da pesquisa me levaram a concluir que foram muitos os desafios enfrentados pela UNED/ETFRN de Mossoró, pois, além do fato de a instituição haver gerado grandes expectativas na população mossoroense e de cidades circunvizinhas quanto à possibilidade de inserção no mercado de trabalho, os preceitos institucionais primavam por uma formação centrada não em uma concepção tecnicista de educação profissional, mas em uma formação alicerçada na perspectiva de cidadania. Todavia, o grande desafio enfrentado era interno: fornecer à equipe técnica-pedagógica, aos professores e aos estudantes uma formação integral, politécnica, que rompesse com a oposição entre teoria e prática, disciplinas técnicas e de formação geral. Para isso, a gestão implementou uma capacitação da equipe técnicopedagógica para que esta estivesse apta a promover uma formação continuada dos professores, por meio reuniões semanais e encontros pedagógicos, preparando-os para o exercício da docência mediante os princípios do PPP. Mesmo que nem todos os docentes entrevistados tenham destacado a existência desse processo formativo, a análise das fontes consultadas mostrou que a formação de professores foi uma realidade no âmbito da UNED/ETFRN, de maneira que possibilitou ao corpo docente proporcionar no cotidiano escolar, juntamente com os demais profissionais da instituição, o desenvolvimento de uma cultura voltada para a formação do técnico cidadão, para que os estudantes fossem instruídos a constituir um pensamento mais crítico e buscassem exercer sua cidadania.
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Nesta dissertação, analiso as práticas formativas desenvolvidas com a equipe técnico-pedagógica, os professores e os discentes na UNED/ETFRN em Mossoró, com o fim de concretizar as propostas do PPP dessa instituição. Como recorte temporal, estabeleci o período de 1995 a 1998, respectivamente, os anos em que se iniciaram e foram concluídas as atividades letivas da primeira turma do Curso Técnico de Nível Médio em Eletromecânica. Filiada à linha de pesquisa de Formação Docente e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional, esta investigação apresenta uma abordagem qualitativa e está inserida no campo da História das Instituições Escolares, ancorada nos estudos de Magalhães (2004), Sanfelice (2007) e Nosella e Buffa (2005, 2008). A recolha de dados se deu a partir de pesquisa documental e de entrevistas, com o método da História Oral. Para a pesquisa documental, utilizei o Projeto Político-Pedagógico, portarias, relatórios, planos de ação, agendas da ETFRN, recortes de jornais da mídia impressa de Mossoró, informativos da UNED/ETFRN, informativos produzidos pelos estudantes e registros fotográficos. As entrevistas foram abertas, gravadas em áudio, transcritas e submetidas à análise. Foram entrevistados membros da equipe técnico-pedagógica, gestores, professores e estudantes egressos da UNED/ETFRN, totalizando 26 sujeitos. Na pesquisa de campo e na análise dos dados, foram considerados os estudos acerca de documentos, a partir de Le Goff (1990) e de memória, baseados em Le Goff (1990), Halbwachs (2003), Pollak (1992) e Benjamin (1994). Os resultados da pesquisa me levaram a concluir que foram muitos os desafios enfrentados pela UNED/ETFRN de Mossoró, pois, além do fato de a instituição haver gerado grandes expectativas na população mossoroense e de cidades circunvizinhas quanto à possibilidade de inserção no mercado de trabalho, os preceitos institucionais primavam por uma formação centrada não em uma concepção tecnicista de educação profissional, mas em uma formação alicerçada na perspectiva de cidadania. Todavia, o grande desafio enfrentado era interno: fornecer à equipe técnica-pedagógica, aos professores e aos estudantes uma formação integral, politécnica, que rompesse com a oposição entre teoria e prática, disciplinas técnicas e de formação geral. Para isso, a gestão implementou uma capacitação da equipe técnicopedagógica para que esta estivesse apta a promover uma formação continuada dos professores, por meio reuniões semanais e encontros pedagógicos, preparando-os para o exercício da docência mediante os princípios do PPP. Mesmo que nem todos os docentes entrevistados tenham destacado a existência desse processo formativo, a análise das fontes consultadas mostrou que a formação de professores foi uma realidade no âmbito da UNED/ETFRN, de maneira que possibilitou ao corpo docente proporcionar no cotidiano escolar, juntamente com os demais profissionais da instituição, o desenvolvimento de uma cultura voltada para a formação do técnico cidadão, para que os estudantes fossem instruídos a constituir um pensamento mais crítico e buscassem exercer sua cidadania.During the first term of President José Sarney (1985-1990) and the first expansion of the Vocational Professional Education in Brazil, the first Decentralized Teaching Unit (Unidade de Ensino Descentralizada – UNED) of the Federal Technical School of Rio Grande do Norte (ETFRN) was created in the city of Mossoró. It was inaugurated on the 29th of December in 1994. It aimed at amplifying the possibilities of Professional Education offers in the region and areas nearby, as well as promoting the “Citizen Technician” formation as it was established in the Pedagogical Political Project (PPP) of ETFRN that started in 1995. This dissertation analyzes the formative practices developed with the pedagogical team, the faculty and the students at UNED/ETFRN in Mossoró in order to implement the propositions of the PPP. I established the time interval between 1995 and 1998 – respectively the years of the beginning and graduation of the first class of Electro-Mechanics. Aligned with the research line of Teachers’ Formation and Pedagogical Practices at the Master’s Degree program in Vocational Professional Education, this investigation presents a qualitative approach and it is inserted in the field of School Institutions according to the studies of Magalhães (2004), Sanfelice (2007) and Nosella and Buffa (2005, 2008). Data collection followed a documental research and interviews through the Oral History method. For the documental research, I used the PPP, ordinances, reports, action plans, ETFRN’s agendas, newspapers clippings from Mossoró press, brochures from UNED/ETFRN, pamphlets designed by students and photographical records. The interviews were recorded, transcribed and analyzed. The interviews had an open structure. I interviewed members of the pedagogical team, managers, teachers and former students from UNED/ETFRN. It totaled 26 subjects. The field research and the data analysis was based on document studies by Le Goff (1990) and the memory study by Le Goff (1990), Halbwachs (2003), Pollak (1992) and Benjamin (1994). The results led to the conclusions that the UNED/ETFRN in Mossoró faced many challenges because it created high expectations in the population of Mossoró and cities nearby about the possibilities of jobs in the world of work. In addition, the institutional principles primed for a student formation not focused on the purely technical conception of Vocational Professional Education but also on a formation aligned with the perspective of citizenship. However, the great challenge faced was internal: to provide the pedagogical team, the faculty and the students an integral human and polytechnic formation that would break from the opposition between theory and practice, technical and propaedeutic subjects. Therefore, the administration implemented a training for the pedagogical team so that they would be ready to promote the continuous teachers’ formation through weekly pedagogical meetings – teachers would be ready for their teaching practice based on the principles of the PPP. Although not every interviewed teacher mentioned the existence of such a formation process, the analysis of the sources showed that the teachers’ formation was a reality at the UNED/ETFRN. In its own way, it made possible for the faculty and the institution staff to promote, in the school daily life, the development of a culture towards the formation of the “Citizen Technician”. The students were taught to build up their critical thought and acted their own citizenship. History of Scholar Institutions. ETFRN. Political Pedagogical Project. Formative Practices.Submitted by Jailha Marinho Bezerra de Oliveira (jailha.marinho@ifrn.edu.br) on 2017-12-06T14:20:36Z No. of bitstreams: 1 Karla da Silva Queiroz - Dissertação.pdf: 3645428 bytes, checksum: 5c778b8d78f3017f59c8bf77dde33e74 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Ilza da Costa (maria.ilza@ifrn.edu.br) on 2017-12-06T17:09:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Karla da Silva Queiroz - Dissertação.pdf: 3645428 bytes, checksum: 5c778b8d78f3017f59c8bf77dde33e74 (MD5)Made available in DSpace on 2017-12-06T17:09:56Z (GMT). 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