A ESCOLA TEM PARTIDO? A FALÁCIA DO PROJETO “ESCOLA SEM PARTIDO”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/12704 |
Resumo: | De cunho qualitativo, o presente trabalho procura analisar o programa “Escola sem Partido” para identificar se existe algum partido nas escolas que precise ser combatido. Elencamos a metodologia da pesquisa documental com o levantamento dos dados no site do movimento “Escola Sem Partido” e do PL nº 246/2019 da Deputada Bia Kics (PSL/SP). Tomamos como fundamentação teórica o conceito de pseudoconcreticidade abordado por Kosik (1976) com o intuito de analisarmos os elementos que compõem a realidade, procurando identificar se por trás de um discurso de combate a uma suposta partidarização nas escolas, o Movimento “Escola sem Partido” acabaria por implantar um partido nas unidades de ensino. Os dados analisados revelam que não há qualquer estrutura partidária nas escolas e que ao combater uma suposta partidarização da escola, o projeto de lei que institui o Programa “Escola sem Partido” acaba por instituir fundamentos partidários na estrutura escolar. |
id |
IFRN-3_813d350e20b7d9bf1c3ef48709101d68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/12704 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
A ESCOLA TEM PARTIDO? A FALÁCIA DO PROJETO “ESCOLA SEM PARTIDO”Escola sem PartidoPseudoconcreticidadePartidos PolíticosPolíticas EducacionaisDe cunho qualitativo, o presente trabalho procura analisar o programa “Escola sem Partido” para identificar se existe algum partido nas escolas que precise ser combatido. Elencamos a metodologia da pesquisa documental com o levantamento dos dados no site do movimento “Escola Sem Partido” e do PL nº 246/2019 da Deputada Bia Kics (PSL/SP). Tomamos como fundamentação teórica o conceito de pseudoconcreticidade abordado por Kosik (1976) com o intuito de analisarmos os elementos que compõem a realidade, procurando identificar se por trás de um discurso de combate a uma suposta partidarização nas escolas, o Movimento “Escola sem Partido” acabaria por implantar um partido nas unidades de ensino. Os dados analisados revelam que não há qualquer estrutura partidária nas escolas e que ao combater uma suposta partidarização da escola, o projeto de lei que institui o Programa “Escola sem Partido” acaba por instituir fundamentos partidários na estrutura escolar.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2021-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1270410.15628/holos.2021.12704HOLOS; v. 4 (2021)1807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNCopyright (c) 2021 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSperandio, Renan dos Santospor2023-04-07T00:01:23Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/12704Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2023-04-07T00:01:23Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ESCOLA TEM PARTIDO? A FALÁCIA DO PROJETO “ESCOLA SEM PARTIDO” |
title |
A ESCOLA TEM PARTIDO? A FALÁCIA DO PROJETO “ESCOLA SEM PARTIDO” |
spellingShingle |
A ESCOLA TEM PARTIDO? A FALÁCIA DO PROJETO “ESCOLA SEM PARTIDO” Sperandio, Renan dos Santos Escola sem Partido Pseudoconcreticidade Partidos Políticos Políticas Educacionais |
title_short |
A ESCOLA TEM PARTIDO? A FALÁCIA DO PROJETO “ESCOLA SEM PARTIDO” |
title_full |
A ESCOLA TEM PARTIDO? A FALÁCIA DO PROJETO “ESCOLA SEM PARTIDO” |
title_fullStr |
A ESCOLA TEM PARTIDO? A FALÁCIA DO PROJETO “ESCOLA SEM PARTIDO” |
title_full_unstemmed |
A ESCOLA TEM PARTIDO? A FALÁCIA DO PROJETO “ESCOLA SEM PARTIDO” |
title_sort |
A ESCOLA TEM PARTIDO? A FALÁCIA DO PROJETO “ESCOLA SEM PARTIDO” |
author |
Sperandio, Renan dos Santos |
author_facet |
Sperandio, Renan dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sperandio, Renan dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola sem Partido Pseudoconcreticidade Partidos Políticos Políticas Educacionais |
topic |
Escola sem Partido Pseudoconcreticidade Partidos Políticos Políticas Educacionais |
description |
De cunho qualitativo, o presente trabalho procura analisar o programa “Escola sem Partido” para identificar se existe algum partido nas escolas que precise ser combatido. Elencamos a metodologia da pesquisa documental com o levantamento dos dados no site do movimento “Escola Sem Partido” e do PL nº 246/2019 da Deputada Bia Kics (PSL/SP). Tomamos como fundamentação teórica o conceito de pseudoconcreticidade abordado por Kosik (1976) com o intuito de analisarmos os elementos que compõem a realidade, procurando identificar se por trás de um discurso de combate a uma suposta partidarização nas escolas, o Movimento “Escola sem Partido” acabaria por implantar um partido nas unidades de ensino. Os dados analisados revelam que não há qualquer estrutura partidária nas escolas e que ao combater uma suposta partidarização da escola, o projeto de lei que institui o Programa “Escola sem Partido” acaba por instituir fundamentos partidários na estrutura escolar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/12704 10.15628/holos.2021.12704 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/12704 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2021.12704 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 4 (2021) 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951616120881152 |