A ESCOLA TEM PARTIDO? A FALÁCIA DO PROJETO “ESCOLA SEM PARTIDO”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sperandio, Renan dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/12704
Resumo: De cunho qualitativo, o presente trabalho procura analisar o programa “Escola sem Partido” para identificar se existe algum partido nas escolas que precise ser combatido. Elencamos a metodologia da pesquisa documental com o levantamento dos dados no site do movimento “Escola Sem Partido” e do PL nº 246/2019 da Deputada Bia Kics (PSL/SP). Tomamos como fundamentação teórica o conceito de pseudoconcreticidade abordado por Kosik (1976) com o intuito de analisarmos os elementos que compõem a realidade, procurando identificar se por trás de um discurso de combate a uma suposta partidarização nas escolas, o Movimento “Escola sem Partido” acabaria por implantar um partido nas unidades de ensino.   Os dados analisados revelam que não há qualquer estrutura partidária nas escolas e que ao combater uma suposta partidarização da escola, o projeto de lei que institui o Programa “Escola sem Partido” acaba por instituir fundamentos partidários na estrutura escolar.
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