O Emprego das Estratégias de Leitura em Textos de Inglês como LE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brauer, Karin Claudia Nin
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2213
Resumo: O presente artigo analisou o uso de estratégias de leitura em língua estrangeira (LE), mobilizadas por aprendizes do V Semestre do curso de Letras, de uma universidade particular do sul do país, durante um semestre. Este trabalho está sustentado pelos aportes de Oxford (1990), O'Malley e Chamot (1990) no que tange às estratégias de leitura, de Colomer e Camps (2002) no que se refere a compreensão de textos lidos. Damásio (1996) no que se relaciona a emoção. A metodologia utilizada, de natureza qualitativa, incluiu preenchimento de questionários e respostas a exercícios de compreensão e interpretação leitora. Os dados aqui levantados confirmaram a relevância do uso de estratégias de leitura e indicaram aquelas empregadas com mais frequência pelos estudantes investigados, além de evidenciar o recurso reiterado a um dado conjunto de estratégias, tanto de natureza cognitiva, quanto de compensação e metacognitivas. Além disso, indicou a mobilização intensiva da memória, sobretudo através da ativação do conhecimento prévio (memória de longo prazo), efetivando-se, por meio da comparação entre língua materna e língua estrangeira. A pesquisa confirmou a hipótese da facilitação da compreensão leitora a partir do uso de estratégias, do desenvolvimento da consciência linguística, bem como da mudança qualitativa no processo de leitura ao longo de um semestre de estudos. Esta pesquisa destacou a importância do emprego de estratégias de leitura para uma melhor compreensão, o que ocorre sob a influência inevitável da emoção. Os resultados aqui expostos podem ser úteis para a área de Letras e contribuir tanto para o ensino da leitura em LE e língua materna.
id IFRN-3_900ac78e521d4d54481bf979acbefa90
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/2213
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling O Emprego das Estratégias de Leitura em Textos de Inglês como LEO presente artigo analisou o uso de estratégias de leitura em língua estrangeira (LE), mobilizadas por aprendizes do V Semestre do curso de Letras, de uma universidade particular do sul do país, durante um semestre. Este trabalho está sustentado pelos aportes de Oxford (1990), O'Malley e Chamot (1990) no que tange às estratégias de leitura, de Colomer e Camps (2002) no que se refere a compreensão de textos lidos. Damásio (1996) no que se relaciona a emoção. A metodologia utilizada, de natureza qualitativa, incluiu preenchimento de questionários e respostas a exercícios de compreensão e interpretação leitora. Os dados aqui levantados confirmaram a relevância do uso de estratégias de leitura e indicaram aquelas empregadas com mais frequência pelos estudantes investigados, além de evidenciar o recurso reiterado a um dado conjunto de estratégias, tanto de natureza cognitiva, quanto de compensação e metacognitivas. Além disso, indicou a mobilização intensiva da memória, sobretudo através da ativação do conhecimento prévio (memória de longo prazo), efetivando-se, por meio da comparação entre língua materna e língua estrangeira. A pesquisa confirmou a hipótese da facilitação da compreensão leitora a partir do uso de estratégias, do desenvolvimento da consciência linguística, bem como da mudança qualitativa no processo de leitura ao longo de um semestre de estudos. Esta pesquisa destacou a importância do emprego de estratégias de leitura para uma melhor compreensão, o que ocorre sob a influência inevitável da emoção. Os resultados aqui expostos podem ser úteis para a área de Letras e contribuir tanto para o ensino da leitura em LE e língua materna.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2014-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/221310.15628/holos.2014.2213HOLOS; v. 5 (2014); 165-1811807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2213/pdf_101Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrauer, Karin Claudia Nin2022-05-01T20:27:03Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/2213Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:27:03Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv O Emprego das Estratégias de Leitura em Textos de Inglês como LE
title O Emprego das Estratégias de Leitura em Textos de Inglês como LE
spellingShingle O Emprego das Estratégias de Leitura em Textos de Inglês como LE
Brauer, Karin Claudia Nin
title_short O Emprego das Estratégias de Leitura em Textos de Inglês como LE
title_full O Emprego das Estratégias de Leitura em Textos de Inglês como LE
title_fullStr O Emprego das Estratégias de Leitura em Textos de Inglês como LE
title_full_unstemmed O Emprego das Estratégias de Leitura em Textos de Inglês como LE
title_sort O Emprego das Estratégias de Leitura em Textos de Inglês como LE
author Brauer, Karin Claudia Nin
author_facet Brauer, Karin Claudia Nin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brauer, Karin Claudia Nin
description O presente artigo analisou o uso de estratégias de leitura em língua estrangeira (LE), mobilizadas por aprendizes do V Semestre do curso de Letras, de uma universidade particular do sul do país, durante um semestre. Este trabalho está sustentado pelos aportes de Oxford (1990), O'Malley e Chamot (1990) no que tange às estratégias de leitura, de Colomer e Camps (2002) no que se refere a compreensão de textos lidos. Damásio (1996) no que se relaciona a emoção. A metodologia utilizada, de natureza qualitativa, incluiu preenchimento de questionários e respostas a exercícios de compreensão e interpretação leitora. Os dados aqui levantados confirmaram a relevância do uso de estratégias de leitura e indicaram aquelas empregadas com mais frequência pelos estudantes investigados, além de evidenciar o recurso reiterado a um dado conjunto de estratégias, tanto de natureza cognitiva, quanto de compensação e metacognitivas. Além disso, indicou a mobilização intensiva da memória, sobretudo através da ativação do conhecimento prévio (memória de longo prazo), efetivando-se, por meio da comparação entre língua materna e língua estrangeira. A pesquisa confirmou a hipótese da facilitação da compreensão leitora a partir do uso de estratégias, do desenvolvimento da consciência linguística, bem como da mudança qualitativa no processo de leitura ao longo de um semestre de estudos. Esta pesquisa destacou a importância do emprego de estratégias de leitura para uma melhor compreensão, o que ocorre sob a influência inevitável da emoção. Os resultados aqui expostos podem ser úteis para a área de Letras e contribuir tanto para o ensino da leitura em LE e língua materna.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2213
10.15628/holos.2014.2213
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2213
identifier_str_mv 10.15628/holos.2014.2213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2213/pdf_101
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 5 (2014); 165-181
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951620654923776