EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3645 |
Resumo: | O presente artigo apresenta uma proposta pedagógica em Educação Financeira desenvolvida em uma escola estadual de Porto Alegre, RS. Por meio de uma Unidade de Aprendizagem, e com enfoque no consumo consciente, o objetivo da proposta foi o de desenvolver aspectos da Educação Financeira com alunos do Ensino Médio Politécnico, tais como conscientização histórica, política, econômica e social. As atividades foram desenvolvidas com 15 alunos no espaço intitulado Seminário Integrado, sendo concluído em um trimestre letivo. Como estratégia pedagógica utilizou-se vídeos, saídas de campo e a confecção de um produto, com planejamento dos custos de produção e expectativas de lucros, elaborado pelos alunos. Para a coleta de dados de avaliação foram utilizados os registros de observação das atividades, analisadas segundo uma abordagem qualitativa. Após a conclusão das atividades houve a divulgação do trabalho para a comunidade escolar. Ao final deste artigo são feitas considerações a respeito da proposta de Educação Financeira aqui relatada. |
id |
IFRN-3_926a577880904cfe5fe0e533a6619435 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/3645 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICOUnidade de AprendizagemEducação MatemáticaEducação FinanceiraEnsino Médio PolitécnicoO presente artigo apresenta uma proposta pedagógica em Educação Financeira desenvolvida em uma escola estadual de Porto Alegre, RS. Por meio de uma Unidade de Aprendizagem, e com enfoque no consumo consciente, o objetivo da proposta foi o de desenvolver aspectos da Educação Financeira com alunos do Ensino Médio Politécnico, tais como conscientização histórica, política, econômica e social. As atividades foram desenvolvidas com 15 alunos no espaço intitulado Seminário Integrado, sendo concluído em um trimestre letivo. Como estratégia pedagógica utilizou-se vídeos, saídas de campo e a confecção de um produto, com planejamento dos custos de produção e expectativas de lucros, elaborado pelos alunos. Para a coleta de dados de avaliação foram utilizados os registros de observação das atividades, analisadas segundo uma abordagem qualitativa. Após a conclusão das atividades houve a divulgação do trabalho para a comunidade escolar. Ao final deste artigo são feitas considerações a respeito da proposta de Educação Financeira aqui relatada.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/364510.15628/holos.2015.3645HOLOS; v. 6 (2015); 308-3141807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3645/1231Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessRebello, Ana PaulaHarres, João Batista Siqueirada Rocha Filho, João Bernardes2022-05-01T20:24:47Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/3645Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:24:47Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO |
title |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO Rebello, Ana Paula Unidade de Aprendizagem Educação Matemática Educação Financeira Ensino Médio Politécnico |
title_short |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO |
title_full |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO |
title_sort |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO |
author |
Rebello, Ana Paula |
author_facet |
Rebello, Ana Paula Harres, João Batista Siqueira da Rocha Filho, João Bernardes |
author_role |
author |
author2 |
Harres, João Batista Siqueira da Rocha Filho, João Bernardes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rebello, Ana Paula Harres, João Batista Siqueira da Rocha Filho, João Bernardes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Unidade de Aprendizagem Educação Matemática Educação Financeira Ensino Médio Politécnico |
topic |
Unidade de Aprendizagem Educação Matemática Educação Financeira Ensino Médio Politécnico |
description |
O presente artigo apresenta uma proposta pedagógica em Educação Financeira desenvolvida em uma escola estadual de Porto Alegre, RS. Por meio de uma Unidade de Aprendizagem, e com enfoque no consumo consciente, o objetivo da proposta foi o de desenvolver aspectos da Educação Financeira com alunos do Ensino Médio Politécnico, tais como conscientização histórica, política, econômica e social. As atividades foram desenvolvidas com 15 alunos no espaço intitulado Seminário Integrado, sendo concluído em um trimestre letivo. Como estratégia pedagógica utilizou-se vídeos, saídas de campo e a confecção de um produto, com planejamento dos custos de produção e expectativas de lucros, elaborado pelos alunos. Para a coleta de dados de avaliação foram utilizados os registros de observação das atividades, analisadas segundo uma abordagem qualitativa. Após a conclusão das atividades houve a divulgação do trabalho para a comunidade escolar. Ao final deste artigo são feitas considerações a respeito da proposta de Educação Financeira aqui relatada. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3645 10.15628/holos.2015.3645 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3645 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2015.3645 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3645/1231 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 6 (2015); 308-314 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1817341943961616384 |