EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebello, Ana Paula
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Harres, João Batista Siqueira, da Rocha Filho, João Bernardes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3645
Resumo: O presente artigo apresenta uma proposta pedagógica em Educação Financeira desenvolvida em uma escola estadual de Porto Alegre, RS. Por meio de uma Unidade de Aprendizagem, e com enfoque no consumo consciente, o objetivo da proposta foi o de desenvolver aspectos da Educação Financeira com alunos do Ensino Médio Politécnico, tais como conscientização histórica, política, econômica e social. As atividades foram desenvolvidas com 15 alunos no espaço intitulado Seminário Integrado, sendo concluído em um trimestre letivo. Como estratégia pedagógica utilizou-se vídeos, saídas de campo e a confecção de um produto, com planejamento dos custos de produção e expectativas de lucros, elaborado pelos alunos. Para a coleta de dados de avaliação foram utilizados os registros de observação das atividades, analisadas segundo uma abordagem qualitativa. Após a conclusão das atividades houve a divulgação do trabalho para a comunidade escolar. Ao final deste artigo são feitas considerações a respeito da proposta de Educação Financeira aqui relatada.
id IFRN-3_926a577880904cfe5fe0e533a6619435
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/3645
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICOUnidade de AprendizagemEducação MatemáticaEducação FinanceiraEnsino Médio PolitécnicoO presente artigo apresenta uma proposta pedagógica em Educação Financeira desenvolvida em uma escola estadual de Porto Alegre, RS. Por meio de uma Unidade de Aprendizagem, e com enfoque no consumo consciente, o objetivo da proposta foi o de desenvolver aspectos da Educação Financeira com alunos do Ensino Médio Politécnico, tais como conscientização histórica, política, econômica e social. As atividades foram desenvolvidas com 15 alunos no espaço intitulado Seminário Integrado, sendo concluído em um trimestre letivo. Como estratégia pedagógica utilizou-se vídeos, saídas de campo e a confecção de um produto, com planejamento dos custos de produção e expectativas de lucros, elaborado pelos alunos. Para a coleta de dados de avaliação foram utilizados os registros de observação das atividades, analisadas segundo uma abordagem qualitativa. Após a conclusão das atividades houve a divulgação do trabalho para a comunidade escolar. Ao final deste artigo são feitas considerações a respeito da proposta de Educação Financeira aqui relatada.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/364510.15628/holos.2015.3645HOLOS; v. 6 (2015); 308-3141807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3645/1231Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessRebello, Ana PaulaHarres, João Batista Siqueirada Rocha Filho, João Bernardes2022-05-01T20:24:47Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/3645Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:24:47Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO
title EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO
spellingShingle EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO
Rebello, Ana Paula
Unidade de Aprendizagem
Educação Matemática
Educação Financeira
Ensino Médio Politécnico
title_short EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO
title_full EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO
title_fullStr EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO
title_sort EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO
author Rebello, Ana Paula
author_facet Rebello, Ana Paula
Harres, João Batista Siqueira
da Rocha Filho, João Bernardes
author_role author
author2 Harres, João Batista Siqueira
da Rocha Filho, João Bernardes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebello, Ana Paula
Harres, João Batista Siqueira
da Rocha Filho, João Bernardes
dc.subject.por.fl_str_mv Unidade de Aprendizagem
Educação Matemática
Educação Financeira
Ensino Médio Politécnico
topic Unidade de Aprendizagem
Educação Matemática
Educação Financeira
Ensino Médio Politécnico
description O presente artigo apresenta uma proposta pedagógica em Educação Financeira desenvolvida em uma escola estadual de Porto Alegre, RS. Por meio de uma Unidade de Aprendizagem, e com enfoque no consumo consciente, o objetivo da proposta foi o de desenvolver aspectos da Educação Financeira com alunos do Ensino Médio Politécnico, tais como conscientização histórica, política, econômica e social. As atividades foram desenvolvidas com 15 alunos no espaço intitulado Seminário Integrado, sendo concluído em um trimestre letivo. Como estratégia pedagógica utilizou-se vídeos, saídas de campo e a confecção de um produto, com planejamento dos custos de produção e expectativas de lucros, elaborado pelos alunos. Para a coleta de dados de avaliação foram utilizados os registros de observação das atividades, analisadas segundo uma abordagem qualitativa. Após a conclusão das atividades houve a divulgação do trabalho para a comunidade escolar. Ao final deste artigo são feitas considerações a respeito da proposta de Educação Financeira aqui relatada.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3645
10.15628/holos.2015.3645
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3645
identifier_str_mv 10.15628/holos.2015.3645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3645/1231
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 6 (2015); 308-314
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951621549359104