Bem-estar pessoal e relacionamento ambiental em crianças de 10-12 anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8410 |
Resumo: | Trata-se de um estudo quantitativo e qualitativo, sendo que o primeiro comparou as médias de bem-estar por escolas, enquanto o segundo analisou a percepção das crianças sobre os conceitos de bem-estar, apego ao lugar, identidade de lugar e satisfação ambiental. Participaram do estudo quantitativo 886 crianças, alunos do sexto ano do ensino fundamental de escolas públicas do município de Cascavel, com idade entre 10-12 anos. Foi utilizada a Escala PWI-SC (Cummins et al., 2003) que apresentou alfa de cronbach de 0,74. Os dados foram analisados por meio do Teste t de Student e ANOVA. Houve diferenças significativas entre as médias de bem-estar por escolas nos itens de como as crianças se relacionam com as pessoas, sobre sua saúde, o quanto se sentem seguras e satisfação com as coisas que tem em geral. Para o estudo qualitativo, foram realizados grupos focais com perguntas abertas abrangendo o relacionamento ambiental infantil, considerando construtos como bem-estar, apego ao lugar, identidade de lugar e satisfação ambiental. Participaram quatro turmas dos sextos anos de quatro escolas, tendo média de 25 alunos por turma, as quais foram selecionadas por diferentes zonas urbanas (central, intermediária e periférica). Constatou-se que as crianças possuem uma visão ecocêntrica dos problemas ambientais, sendo que o bem-estar pessoal aparece relacionado ao apego e à identidade de lugar e também à proximidade com a natureza. |
id |
IFRN-3_9854426ce3a492f3c56e959cb230593c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/8410 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
Bem-estar pessoal e relacionamento ambiental em crianças de 10-12 anosbem-estar pessoalrelacionamento ambientalapego ao lugaridentidade de lugarsatisfação ambientalTrata-se de um estudo quantitativo e qualitativo, sendo que o primeiro comparou as médias de bem-estar por escolas, enquanto o segundo analisou a percepção das crianças sobre os conceitos de bem-estar, apego ao lugar, identidade de lugar e satisfação ambiental. Participaram do estudo quantitativo 886 crianças, alunos do sexto ano do ensino fundamental de escolas públicas do município de Cascavel, com idade entre 10-12 anos. Foi utilizada a Escala PWI-SC (Cummins et al., 2003) que apresentou alfa de cronbach de 0,74. Os dados foram analisados por meio do Teste t de Student e ANOVA. Houve diferenças significativas entre as médias de bem-estar por escolas nos itens de como as crianças se relacionam com as pessoas, sobre sua saúde, o quanto se sentem seguras e satisfação com as coisas que tem em geral. Para o estudo qualitativo, foram realizados grupos focais com perguntas abertas abrangendo o relacionamento ambiental infantil, considerando construtos como bem-estar, apego ao lugar, identidade de lugar e satisfação ambiental. Participaram quatro turmas dos sextos anos de quatro escolas, tendo média de 25 alunos por turma, as quais foram selecionadas por diferentes zonas urbanas (central, intermediária e periférica). Constatou-se que as crianças possuem uma visão ecocêntrica dos problemas ambientais, sendo que o bem-estar pessoal aparece relacionado ao apego e à identidade de lugar e também à proximidade com a natureza.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2020-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/841010.15628/holos.2020.8410HOLOS; v. 2 (2022)1807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8410/3378Copyright (c) 2020 HOLOShttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRufato, Fabrício DuimFavero, EvelineOliveira, Emanuel Neto Alves2022-10-27T13:52:15Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/8410Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-10-27T13:52:15Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bem-estar pessoal e relacionamento ambiental em crianças de 10-12 anos |
title |
Bem-estar pessoal e relacionamento ambiental em crianças de 10-12 anos |
spellingShingle |
Bem-estar pessoal e relacionamento ambiental em crianças de 10-12 anos Rufato, Fabrício Duim bem-estar pessoal relacionamento ambiental apego ao lugar identidade de lugar satisfação ambiental |
title_short |
Bem-estar pessoal e relacionamento ambiental em crianças de 10-12 anos |
title_full |
Bem-estar pessoal e relacionamento ambiental em crianças de 10-12 anos |
title_fullStr |
Bem-estar pessoal e relacionamento ambiental em crianças de 10-12 anos |
title_full_unstemmed |
Bem-estar pessoal e relacionamento ambiental em crianças de 10-12 anos |
title_sort |
Bem-estar pessoal e relacionamento ambiental em crianças de 10-12 anos |
author |
Rufato, Fabrício Duim |
author_facet |
Rufato, Fabrício Duim Favero, Eveline Oliveira, Emanuel Neto Alves |
author_role |
author |
author2 |
Favero, Eveline Oliveira, Emanuel Neto Alves |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rufato, Fabrício Duim Favero, Eveline Oliveira, Emanuel Neto Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
bem-estar pessoal relacionamento ambiental apego ao lugar identidade de lugar satisfação ambiental |
topic |
bem-estar pessoal relacionamento ambiental apego ao lugar identidade de lugar satisfação ambiental |
description |
Trata-se de um estudo quantitativo e qualitativo, sendo que o primeiro comparou as médias de bem-estar por escolas, enquanto o segundo analisou a percepção das crianças sobre os conceitos de bem-estar, apego ao lugar, identidade de lugar e satisfação ambiental. Participaram do estudo quantitativo 886 crianças, alunos do sexto ano do ensino fundamental de escolas públicas do município de Cascavel, com idade entre 10-12 anos. Foi utilizada a Escala PWI-SC (Cummins et al., 2003) que apresentou alfa de cronbach de 0,74. Os dados foram analisados por meio do Teste t de Student e ANOVA. Houve diferenças significativas entre as médias de bem-estar por escolas nos itens de como as crianças se relacionam com as pessoas, sobre sua saúde, o quanto se sentem seguras e satisfação com as coisas que tem em geral. Para o estudo qualitativo, foram realizados grupos focais com perguntas abertas abrangendo o relacionamento ambiental infantil, considerando construtos como bem-estar, apego ao lugar, identidade de lugar e satisfação ambiental. Participaram quatro turmas dos sextos anos de quatro escolas, tendo média de 25 alunos por turma, as quais foram selecionadas por diferentes zonas urbanas (central, intermediária e periférica). Constatou-se que as crianças possuem uma visão ecocêntrica dos problemas ambientais, sendo que o bem-estar pessoal aparece relacionado ao apego e à identidade de lugar e também à proximidade com a natureza. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8410 10.15628/holos.2020.8410 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8410 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2020.8410 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8410/3378 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 HOLOS https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 HOLOS https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 2 (2022) 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1817341947759558656 |