A MATEMÁTICA NAS TURMAS DE PROEJA: O LÚDICO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Silvia Regina Pereira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/434
Resumo: O presente relato aborda a perspectiva de dar ao lúdico e às atividades criativas um papel de destaque no processo de ensino-aprendizagem da matemática e sua contribuição para a construção do conhecimento matemático nas turmas de PROEJA Refrigeração e Climatização, do IFRN Campus Santa Cruz. Nosso objetivo fundamental com este trabalho foi tanto o de apresentar um novo recurso metodológico, bem como sua aplicação em sala de aula. Certas competências e habilidades importantes ao desenvolvimento pessoal e a aprendizagem podem ser encontradas em diversas atividades. Desta forma, este estudo partiu de experiências bem sucedidas que abordam a importância de paródias, mágicas e brincadeiras diversas nas aulas de Matemática, ressaltando tanto o papel do professor, quanto das atividades e suas especificidades. Entende-se que o lúdico é uma importante contribuição para o desenvolvimento de todos e que deve ser levado em consideração dentro do contexto escolar, independente da idade, sob constante elaboração e reelaboração no seu planejamento, principalmente como recurso didático. Contudo, é necessário que o professor tenha conhecimento e segurança para que, mesmo na dimensão lúdica, essas atividades tenham caráter didático, para servirem de base para um trabalho pedagógico.
id IFRN-3_98fd364c2c86002a21ddebbaa4388aca
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/434
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling A MATEMÁTICA NAS TURMAS DE PROEJA: O LÚDICO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEMO presente relato aborda a perspectiva de dar ao lúdico e às atividades criativas um papel de destaque no processo de ensino-aprendizagem da matemática e sua contribuição para a construção do conhecimento matemático nas turmas de PROEJA Refrigeração e Climatização, do IFRN Campus Santa Cruz. Nosso objetivo fundamental com este trabalho foi tanto o de apresentar um novo recurso metodológico, bem como sua aplicação em sala de aula. Certas competências e habilidades importantes ao desenvolvimento pessoal e a aprendizagem podem ser encontradas em diversas atividades. Desta forma, este estudo partiu de experiências bem sucedidas que abordam a importância de paródias, mágicas e brincadeiras diversas nas aulas de Matemática, ressaltando tanto o papel do professor, quanto das atividades e suas especificidades. Entende-se que o lúdico é uma importante contribuição para o desenvolvimento de todos e que deve ser levado em consideração dentro do contexto escolar, independente da idade, sob constante elaboração e reelaboração no seu planejamento, principalmente como recurso didático. Contudo, é necessário que o professor tenha conhecimento e segurança para que, mesmo na dimensão lúdica, essas atividades tenham caráter didático, para servirem de base para um trabalho pedagógico.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2010-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/43410.15628/holos.2010.434HOLOS; v. 3 (2010); 136-1491807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/434/348Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendonça, Silvia Regina Pereira2022-05-01T20:46:54Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/434Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:46:54Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv A MATEMÁTICA NAS TURMAS DE PROEJA: O LÚDICO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM
title A MATEMÁTICA NAS TURMAS DE PROEJA: O LÚDICO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM
spellingShingle A MATEMÁTICA NAS TURMAS DE PROEJA: O LÚDICO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM
Mendonça, Silvia Regina Pereira
title_short A MATEMÁTICA NAS TURMAS DE PROEJA: O LÚDICO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM
title_full A MATEMÁTICA NAS TURMAS DE PROEJA: O LÚDICO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM
title_fullStr A MATEMÁTICA NAS TURMAS DE PROEJA: O LÚDICO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed A MATEMÁTICA NAS TURMAS DE PROEJA: O LÚDICO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM
title_sort A MATEMÁTICA NAS TURMAS DE PROEJA: O LÚDICO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM
author Mendonça, Silvia Regina Pereira
author_facet Mendonça, Silvia Regina Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Silvia Regina Pereira
description O presente relato aborda a perspectiva de dar ao lúdico e às atividades criativas um papel de destaque no processo de ensino-aprendizagem da matemática e sua contribuição para a construção do conhecimento matemático nas turmas de PROEJA Refrigeração e Climatização, do IFRN Campus Santa Cruz. Nosso objetivo fundamental com este trabalho foi tanto o de apresentar um novo recurso metodológico, bem como sua aplicação em sala de aula. Certas competências e habilidades importantes ao desenvolvimento pessoal e a aprendizagem podem ser encontradas em diversas atividades. Desta forma, este estudo partiu de experiências bem sucedidas que abordam a importância de paródias, mágicas e brincadeiras diversas nas aulas de Matemática, ressaltando tanto o papel do professor, quanto das atividades e suas especificidades. Entende-se que o lúdico é uma importante contribuição para o desenvolvimento de todos e que deve ser levado em consideração dentro do contexto escolar, independente da idade, sob constante elaboração e reelaboração no seu planejamento, principalmente como recurso didático. Contudo, é necessário que o professor tenha conhecimento e segurança para que, mesmo na dimensão lúdica, essas atividades tenham caráter didático, para servirem de base para um trabalho pedagógico.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/434
10.15628/holos.2010.434
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/434
identifier_str_mv 10.15628/holos.2010.434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/434/348
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 3 (2010); 136-149
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951618025095168