A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO: CURRÍCULO OFICIAL OU OCULTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1703 |
Resumo: | A preocupação em aliar desenvolvimento econômico e social com a preservação dos recursos naturais é objeto de pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento, dentro do que rege o tema sustentabilidade. Torna-se imperativo que as instituições insiram estes temas em seus currículos. Sobre esta perspectiva, objetivo do nosso trabalho foi verificar qual a importância dada e se está presente a temática da sustentabilidade no currículo do curso Técnico em Administração. Para a pesquisa, foram entrevistados o coordenador do curso e os docentes que ministram as disciplinas técnicas do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria. A escolha dos docentes de acordo com as competências técnicas que ministram no curso Técnico em Administração. Os resultados mostraram que a sustentabilidade é importante para o curso e possui aplicabilidade na área sendo tratada por muitos docentes de forma transversal. Concluiu-se que a sustentabilidade encontra-se no currículo oculto por ser abordada no curso de forma implícita em outros conteúdos devido à iniciativa própria dos docentes, não constando no currículo oficial da escola. |
id |
IFRN-3_99b778c4c7d0c334197caaae4f69a0d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/1703 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO: CURRÍCULO OFICIAL OU OCULTOA preocupação em aliar desenvolvimento econômico e social com a preservação dos recursos naturais é objeto de pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento, dentro do que rege o tema sustentabilidade. Torna-se imperativo que as instituições insiram estes temas em seus currículos. Sobre esta perspectiva, objetivo do nosso trabalho foi verificar qual a importância dada e se está presente a temática da sustentabilidade no currículo do curso Técnico em Administração. Para a pesquisa, foram entrevistados o coordenador do curso e os docentes que ministram as disciplinas técnicas do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria. A escolha dos docentes de acordo com as competências técnicas que ministram no curso Técnico em Administração. Os resultados mostraram que a sustentabilidade é importante para o curso e possui aplicabilidade na área sendo tratada por muitos docentes de forma transversal. Concluiu-se que a sustentabilidade encontra-se no currículo oculto por ser abordada no curso de forma implícita em outros conteúdos devido à iniciativa própria dos docentes, não constando no currículo oficial da escola.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2015-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/170310.15628/holos.2015.1703HOLOS; v. 1 (2015); 214-2261807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1703/pdf_160Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessZamberlan, João FernandoBortolotto, Rafael PivottoRamos, Juliano Perlin deCabral, HelenésioJesus, Geofredy Montilla deLeão, Débora Ortiz deFrizzo, Kamila2022-05-01T20:26:27Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/1703Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:26:27Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO: CURRÍCULO OFICIAL OU OCULTO |
title |
A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO: CURRÍCULO OFICIAL OU OCULTO |
spellingShingle |
A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO: CURRÍCULO OFICIAL OU OCULTO Zamberlan, João Fernando |
title_short |
A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO: CURRÍCULO OFICIAL OU OCULTO |
title_full |
A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO: CURRÍCULO OFICIAL OU OCULTO |
title_fullStr |
A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO: CURRÍCULO OFICIAL OU OCULTO |
title_full_unstemmed |
A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO: CURRÍCULO OFICIAL OU OCULTO |
title_sort |
A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO: CURRÍCULO OFICIAL OU OCULTO |
author |
Zamberlan, João Fernando |
author_facet |
Zamberlan, João Fernando Bortolotto, Rafael Pivotto Ramos, Juliano Perlin de Cabral, Helenésio Jesus, Geofredy Montilla de Leão, Débora Ortiz de Frizzo, Kamila |
author_role |
author |
author2 |
Bortolotto, Rafael Pivotto Ramos, Juliano Perlin de Cabral, Helenésio Jesus, Geofredy Montilla de Leão, Débora Ortiz de Frizzo, Kamila |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zamberlan, João Fernando Bortolotto, Rafael Pivotto Ramos, Juliano Perlin de Cabral, Helenésio Jesus, Geofredy Montilla de Leão, Débora Ortiz de Frizzo, Kamila |
description |
A preocupação em aliar desenvolvimento econômico e social com a preservação dos recursos naturais é objeto de pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento, dentro do que rege o tema sustentabilidade. Torna-se imperativo que as instituições insiram estes temas em seus currículos. Sobre esta perspectiva, objetivo do nosso trabalho foi verificar qual a importância dada e se está presente a temática da sustentabilidade no currículo do curso Técnico em Administração. Para a pesquisa, foram entrevistados o coordenador do curso e os docentes que ministram as disciplinas técnicas do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria. A escolha dos docentes de acordo com as competências técnicas que ministram no curso Técnico em Administração. Os resultados mostraram que a sustentabilidade é importante para o curso e possui aplicabilidade na área sendo tratada por muitos docentes de forma transversal. Concluiu-se que a sustentabilidade encontra-se no currículo oculto por ser abordada no curso de forma implícita em outros conteúdos devido à iniciativa própria dos docentes, não constando no currículo oficial da escola. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1703 10.15628/holos.2015.1703 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1703 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2015.1703 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1703/pdf_160 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 1 (2015); 214-226 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951619816062976 |