Currículo e currículo oculto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2088 |
Resumo: | O relatório apresentado descreve a minha experiência pedagógica como professora estagiária de Língua Espanhola e divide-se em quatro capítulos: Componente Científica, Enquadramento da escola, Componente Lectiva e Componente Extra-curricular. São definidas as estratégias utilizadas na abordagem dos conteúdos leccionados, os métodos aplicados na planificação das aulas e é ainda apresentada uma apreciação crítica da prática pedagógica e dos materiais usados no decorrer da mesma. Com efeito, tal como anteriormente mencionado, o Capítulo I é respeitante à Componente Científica, na qual abordo o tema do Currículo e Currículo oculto, conceitos e teorias, o currículo como projecto, a organização e gestão curriculares e a relação da escola com o currículo. No capítulo seguinte, Capítulo II, é feito o enquadramento da escola onde foi feito o estágio, nomeadamente a sua caracterização e localização geográfica. O Capítulo III é dedicado à Componente Lectiva, subdividindo-se em Estágio Pedagógico em Língua Espanhola e Estágio Pedagógico em Língua Portuguesa. É feita uma apreciação crítica específica e global às aulas leccionadas e aos materiais utilizados nas mesmas. No Capítulo IV são apresentadas as actividades extra-curriculares realizadas ao longo do ano lectivo 2012/2013 e é feita uma breve descrição das mesmas. |
id |
RCAP_4e53a3231bdfd661d1aa716df3542caf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2088 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Currículo e currículo ocultoRelatório de estágioEnsino de línguasCurrículoO relatório apresentado descreve a minha experiência pedagógica como professora estagiária de Língua Espanhola e divide-se em quatro capítulos: Componente Científica, Enquadramento da escola, Componente Lectiva e Componente Extra-curricular. São definidas as estratégias utilizadas na abordagem dos conteúdos leccionados, os métodos aplicados na planificação das aulas e é ainda apresentada uma apreciação crítica da prática pedagógica e dos materiais usados no decorrer da mesma. Com efeito, tal como anteriormente mencionado, o Capítulo I é respeitante à Componente Científica, na qual abordo o tema do Currículo e Currículo oculto, conceitos e teorias, o currículo como projecto, a organização e gestão curriculares e a relação da escola com o currículo. No capítulo seguinte, Capítulo II, é feito o enquadramento da escola onde foi feito o estágio, nomeadamente a sua caracterização e localização geográfica. O Capítulo III é dedicado à Componente Lectiva, subdividindo-se em Estágio Pedagógico em Língua Espanhola e Estágio Pedagógico em Língua Portuguesa. É feita uma apreciação crítica específica e global às aulas leccionadas e aos materiais utilizados nas mesmas. No Capítulo IV são apresentadas as actividades extra-curriculares realizadas ao longo do ano lectivo 2012/2013 e é feita uma breve descrição das mesmas.El relatório presentado describe mi experiencia pedagógica como profesora en prácticas de lengua española y se divide en cuatro capítulos: Componente Científica, Encuadramiento de la escuela, Componente Lectiva y Componente Extracurricular. Se definen las estrategias utilizadas en la transmisión de los contenidos estudiados, los métodos aplicados en la planificación de las clases y se presenta aún una apreciación crítica de la práctica pedagógica y de los materiales usados. De hecho, tal como anteriormente mencionado, el Capítulo I dice respecto a la Componente Científica, en la que abordo el tema del Currículo y Currículo oculto, conceptos y teorías, el currículo como proyecto, la organización y gestión curriculares y la relación de la escuela con el currículo. En el capítulo siguiente, Capítulo II, se hace un encuadramiento de la escuela donde se hicieron las prácticas, especialmente su caracterización y localización geográfica. El Capítulo III se dedica a la Componente Lectiva, se subdivide en Estágio Pedagógico em Língua Espanhola y Estágio Pedagógico em Língua Portuguesa. Se hace una apreciación crítica específica y general a las clases aleccionadas y a los materiales usados en ellas. En el Capítulo IV se presentan las actividades extracurriculares realizadas a lo largo del año lectivo 2012/2013 y se hace una breve descripción de las mismas.Universidade da Beira InteriorSardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumFonseca, Ana Rute Barata de Jesus Mineiro2014-07-23T15:17:40Z2013-062013-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2088porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-27T12:08:57Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2088Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-27T12:08:57Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículo e currículo oculto Relatório de estágio |
title |
Currículo e currículo oculto |
spellingShingle |
Currículo e currículo oculto Fonseca, Ana Rute Barata de Jesus Mineiro Ensino de línguas Currículo |
title_short |
Currículo e currículo oculto |
title_full |
Currículo e currículo oculto |
title_fullStr |
Currículo e currículo oculto |
title_full_unstemmed |
Currículo e currículo oculto |
title_sort |
Currículo e currículo oculto |
author |
Fonseca, Ana Rute Barata de Jesus Mineiro |
author_facet |
Fonseca, Ana Rute Barata de Jesus Mineiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Ana Rute Barata de Jesus Mineiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de línguas Currículo |
topic |
Ensino de línguas Currículo |
description |
O relatório apresentado descreve a minha experiência pedagógica como professora estagiária de Língua Espanhola e divide-se em quatro capítulos: Componente Científica, Enquadramento da escola, Componente Lectiva e Componente Extra-curricular. São definidas as estratégias utilizadas na abordagem dos conteúdos leccionados, os métodos aplicados na planificação das aulas e é ainda apresentada uma apreciação crítica da prática pedagógica e dos materiais usados no decorrer da mesma. Com efeito, tal como anteriormente mencionado, o Capítulo I é respeitante à Componente Científica, na qual abordo o tema do Currículo e Currículo oculto, conceitos e teorias, o currículo como projecto, a organização e gestão curriculares e a relação da escola com o currículo. No capítulo seguinte, Capítulo II, é feito o enquadramento da escola onde foi feito o estágio, nomeadamente a sua caracterização e localização geográfica. O Capítulo III é dedicado à Componente Lectiva, subdividindo-se em Estágio Pedagógico em Língua Espanhola e Estágio Pedagógico em Língua Portuguesa. É feita uma apreciação crítica específica e global às aulas leccionadas e aos materiais utilizados nas mesmas. No Capítulo IV são apresentadas as actividades extra-curriculares realizadas ao longo do ano lectivo 2012/2013 e é feita uma breve descrição das mesmas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06 2013-06-01T00:00:00Z 2014-07-23T15:17:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/2088 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/2088 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817549583867183104 |