UMA DÉCADA DO PROEJA: SUA GÊNESE, BALANÇO E PERSPECTIVAS
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4998 |
Resumo: | O texto explora,a partir do contexto mais amplo das lutassociais, o percurso do Proeja ao longo da última década, buscando explicitar seus imbricamentos com o Decretonº 5.154 de2004, no processo de redemocratização do país. Para tal, analisa sua vinculação à reforma de Estado da década de 1990, aos compromissos assumidos pelo Brasil juntos aos organismos internacionais, desde a Conferência de Jomtien, sob os marcos da universalização da educação básica, o que tem orientado aênfase nas políticas focais e compensatórias voltadas para públicos considerados vulneráveis, o que produz e sustenta a manutenção da desigualdade educacional. Coloca em análise a construção do Proeja como política públicaperene, marcada por embates e contradições, bem como poralguns avanços pela mediação das pesquisas. Como resultados aponta para os desafios que sua oferta continua representando para a gestão dos Institutos Federais(IFs)e as perspectivas que se vislumbram a partir de experiências nasua continuidade, o que retoma a reflexão sobre o significado da inserção da modalidade EJA nos IFsconformelegislação vigente. |
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