AnÃlise do PROEJA no IFCE - Campus Fortaleza: possibilidades e dificuldades da institucionalizaÃÃo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raimundo Josà de Paula Albuquerque
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9904
Resumo: A presente tese insere-se na linha Economia PolÃtica, Sociabilidade e EducaÃÃo do Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo Brasileira da Universidade Federal do CearÃ, igualmente, integra as produÃÃes do grupo de pesquisa do LaboratÃrio de Estudos do Trabalho (LABOR). Elegemos como objeto de estudo o Programa Nacional de IntegraÃÃo da EducaÃÃo Profissional com a EducaÃÃo BÃsica na Modalidade de EducaÃÃo de Jovens e Adultos no IFCE- campus Fortaleza. O PROEJA, como à mais conhecido, foi instituÃdo no primeiro Governo do presidente Luiz InÃcio Lula da Silva (2003-2006) atravÃs do decreto 5478/2005, tendo sido ampliado pelo decreto 5840/2006 de modo a atender tambÃm a alunos do ensino fundamental. Referido programa, conforme documento base que orienta sua implantaÃÃo, destina-se ao resgate e reinserÃÃo no sistema escolar brasileiro de milhÃes de jovens e adultos, possibilitando-lhes acesso à educaÃÃo profissional na perspectiva de uma formaÃÃo integral. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como abordagem o Estudo de Caso, usando procedimentos como: anÃlise documental, anÃlise bibliogrÃfica, entrevistas e questionÃrios. Apresenta-se inicialmente como aporte teÃrico a ontologia marxiana, momento em que se constitui um debate mais denso no campo das relaÃÃes trabalho e produÃÃo no sistema capitalista, tentando fazer uma correlaÃÃo com o percurso histÃrico da EducaÃÃo de Jovens e Adultos no Ãmbito internacional e nacional. Na sequÃncia, apoiando-se no referencial teÃrico-metodolÃgico do pensamento de Haddad e Di Pierro (2000) fundamenta-se o processo histÃrico da EducaÃÃo de Jovens e Adultos, o que nos ofereceu subsÃdios para compreendermos as relaÃÃes histÃricas oriundas de um projeto de resgate do processo educativo deste nÃvel. Outro ponto importante no que diz respeito ao aporte teÃrico à o debate conceitual sobre educaÃÃo permanentem que trouxemos à cena Edgar Fourie (1970), comparando com os debates existentes no Brasil. à guisa de consideraÃÃes, diante do resultado trazido pela pesquisa, advogamos que a escolarizaÃÃo bÃsica como via de habituaÃÃo do trabalhador, e de forma particular o PROEJA tÃm uma relevante influencia na relaÃÃo do processo de educaÃÃo de jovens e adultos. Contudo, vale ressaltar que no contexto histÃrico ao trabalhador pobre, desqualificado, o Programa assume a forma apenas de ascensÃo social com condiÃÃes de possibilitar acesso aos bens de consumo que o capital produz. Todavia, urge a necessidade de se repensar a execuÃÃo do Programa de modo a possibilitar seu alinhamento com as orientaÃÃes previstas em seu documento norteador, gerando efetivamente condiÃÃes para a realizaÃÃo de uma aÃÃo educativa voltada a emancipaÃÃo humana e nÃo sà a reproduÃÃo das relaÃÃes de produÃÃo capitalistas.
id UFC_663e7d12a863a90972a760883dc5831a
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:6774
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAnÃlise do PROEJA no IFCE - Campus Fortaleza: possibilidades e dificuldades da institucionalizaÃÃo Analysis of the PROEJA IFCE - Fortaleza Campus: possibilities and difficulties of institutionalization2013-05-23EnÃas de AraÃjo Arrais Neto21062560353http://lattes.cnpq.br/5249588794190012Antonia de Abreu Sousa22981942387http://lattes.cnpq.br/7708693714978471Elenilce Gomes de Oliveira26636930306http://lattes.cnpq.br/1430657684290117Odorico de Moraes Eloy da Costa10218386320TÃnia Serra Azul Machado Bezerra83739114304http://lattes.cnpq.br/075357275263020011252052387http://lattes.cnpq.br/9855914871374953Raimundo Josà de Paula AlbuquerqueUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRPROEJA EducaÃÃo de jovens e Adultos Institutos FederaisPROEJA Youth and Adults Federal InstitutesEDUCACAOA presente tese insere-se na linha Economia PolÃtica, Sociabilidade e EducaÃÃo do Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo Brasileira da Universidade Federal do CearÃ, igualmente, integra as produÃÃes do grupo de pesquisa do LaboratÃrio de Estudos do Trabalho (LABOR). Elegemos como objeto de estudo o Programa Nacional de IntegraÃÃo da EducaÃÃo Profissional com a EducaÃÃo BÃsica na Modalidade de EducaÃÃo de Jovens e Adultos no IFCE- campus Fortaleza. O PROEJA, como à mais conhecido, foi instituÃdo no primeiro Governo do presidente Luiz InÃcio Lula da Silva (2003-2006) atravÃs do decreto 5478/2005, tendo sido ampliado pelo decreto 5840/2006 de modo a atender tambÃm a alunos do ensino fundamental. Referido programa, conforme documento base que orienta sua implantaÃÃo, destina-se ao resgate e reinserÃÃo no sistema escolar brasileiro de milhÃes de jovens e adultos, possibilitando-lhes acesso à educaÃÃo profissional na perspectiva de uma formaÃÃo integral. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como abordagem o Estudo de Caso, usando procedimentos como: anÃlise documental, anÃlise bibliogrÃfica, entrevistas e questionÃrios. Apresenta-se inicialmente como aporte teÃrico a ontologia marxiana, momento em que se constitui um debate mais denso no campo das relaÃÃes trabalho e produÃÃo no sistema capitalista, tentando fazer uma correlaÃÃo com o percurso histÃrico da EducaÃÃo de Jovens e Adultos no Ãmbito internacional e nacional. Na sequÃncia, apoiando-se no referencial teÃrico-metodolÃgico do pensamento de Haddad e Di Pierro (2000) fundamenta-se o processo histÃrico da EducaÃÃo de Jovens e Adultos, o que nos ofereceu subsÃdios para compreendermos as relaÃÃes histÃricas oriundas de um projeto de resgate do processo educativo deste nÃvel. Outro ponto importante no que diz respeito ao aporte teÃrico à o debate conceitual sobre educaÃÃo permanentem que trouxemos à cena Edgar Fourie (1970), comparando com os debates existentes no Brasil. à guisa de consideraÃÃes, diante do resultado trazido pela pesquisa, advogamos que a escolarizaÃÃo bÃsica como via de habituaÃÃo do trabalhador, e de forma particular o PROEJA tÃm uma relevante influencia na relaÃÃo do processo de educaÃÃo de jovens e adultos. Contudo, vale ressaltar que no contexto histÃrico ao trabalhador pobre, desqualificado, o Programa assume a forma apenas de ascensÃo social com condiÃÃes de possibilitar acesso aos bens de consumo que o capital produz. Todavia, urge a necessidade de se repensar a execuÃÃo do Programa de modo a possibilitar seu alinhamento com as orientaÃÃes previstas em seu documento norteador, gerando efetivamente condiÃÃes para a realizaÃÃo de uma aÃÃo educativa voltada a emancipaÃÃo humana e nÃo sà a reproduÃÃo das relaÃÃes de produÃÃo capitalistas. This thesis is part of the online Political Economy, Sociability and Education Program of the Graduation on Brazilian Education from the Federal University in CearÃ, also includes the productions of the research group of the Laboratory for the Study of Labor (LABOR). We chose as the object of study the National Program for the Integration of Professional Education with Basic Education in the Mode of Education of Youth and Adults on-campus IFCE Fortaleza. The PROEJA, as it is known, was set up in the first government of President Luiz InÃcio Lula da Silva (2003-2006) through the decree 5478/2005, having been extended by the decree 5840/2006 with the aim to watch out also the elementary students. This program as the base document that guides its implementation, intended to rescue and reintegrate millions of youth and adults into the Brazilian school system, allowing them access to professional education in the perspective of a full training. This is a qualitative research, and having as the Case of Study approach, taking procedures such as documental analysis, literature reviews, interviews and questionnaires. It presents initially as a theoretical Marxian ontology, when the denser debate is in the field of labor relations and production in the capitalist system, trying to make a correlation with the historical background of Youth and Adults at the international and national fields. Further, relying on the theoretical and methodological thinking of Haddad and Di Pierro (2000) is based on the historical process of Education for Youth and Adults, which offered subsidies in order to understand the historical relationships derived from a rescued project from the educational process at this level. Another important point with regard to the theoretical framework is the conceptual debate on permanent education we brought to the scene from Edgar Fourie (1970), comparing with the existing debates in Brazil. By way of considerations, through the results brought forth by research, we advocate that the basic education as a means of habituation of the worker, and the particular form, PROEJA has a significant influence on the relationship of the education process of young people and adults. However, it is noteworthy that in the historical context to the poor, disqualified working people, the program takes the form only for social conditions to facilitate the access to the goods consumers that the capital produces. However, there is an urgent need to rethink the implementation of the program to enable its alignment with the guidelines set forth in its guiding document, effectively creating conditions for the realization of an educational activity aimed at human emancipation, not just the reproduction of relations of the capitalists productions.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9904application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:23:00Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv AnÃlise do PROEJA no IFCE - Campus Fortaleza: possibilidades e dificuldades da institucionalizaÃÃo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Analysis of the PROEJA IFCE - Fortaleza Campus: possibilities and difficulties of institutionalization
title AnÃlise do PROEJA no IFCE - Campus Fortaleza: possibilidades e dificuldades da institucionalizaÃÃo
spellingShingle AnÃlise do PROEJA no IFCE - Campus Fortaleza: possibilidades e dificuldades da institucionalizaÃÃo
Raimundo Josà de Paula Albuquerque
PROEJA
EducaÃÃo de jovens e Adultos
Institutos Federais
PROEJA
Youth and Adults
Federal Institutes
EDUCACAO
title_short AnÃlise do PROEJA no IFCE - Campus Fortaleza: possibilidades e dificuldades da institucionalizaÃÃo
title_full AnÃlise do PROEJA no IFCE - Campus Fortaleza: possibilidades e dificuldades da institucionalizaÃÃo
title_fullStr AnÃlise do PROEJA no IFCE - Campus Fortaleza: possibilidades e dificuldades da institucionalizaÃÃo
title_full_unstemmed AnÃlise do PROEJA no IFCE - Campus Fortaleza: possibilidades e dificuldades da institucionalizaÃÃo
title_sort AnÃlise do PROEJA no IFCE - Campus Fortaleza: possibilidades e dificuldades da institucionalizaÃÃo
author Raimundo Josà de Paula Albuquerque
author_facet Raimundo Josà de Paula Albuquerque
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv EnÃas de AraÃjo Arrais Neto
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 21062560353
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5249588794190012
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Antonia de Abreu Sousa
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 22981942387
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7708693714978471
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Elenilce Gomes de Oliveira
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 26636930306
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1430657684290117
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Odorico de Moraes Eloy da Costa
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 10218386320
dc.contributor.referee4.fl_str_mv TÃnia Serra Azul Machado Bezerra
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 83739114304
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0753572752630200
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 11252052387
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9855914871374953
dc.contributor.author.fl_str_mv Raimundo Josà de Paula Albuquerque
contributor_str_mv EnÃas de AraÃjo Arrais Neto
Antonia de Abreu Sousa
Elenilce Gomes de Oliveira
Odorico de Moraes Eloy da Costa
TÃnia Serra Azul Machado Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv PROEJA
EducaÃÃo de jovens e Adultos
Institutos Federais
topic PROEJA
EducaÃÃo de jovens e Adultos
Institutos Federais
PROEJA
Youth and Adults
Federal Institutes
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv PROEJA
Youth and Adults
Federal Institutes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv A presente tese insere-se na linha Economia PolÃtica, Sociabilidade e EducaÃÃo do Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo Brasileira da Universidade Federal do CearÃ, igualmente, integra as produÃÃes do grupo de pesquisa do LaboratÃrio de Estudos do Trabalho (LABOR). Elegemos como objeto de estudo o Programa Nacional de IntegraÃÃo da EducaÃÃo Profissional com a EducaÃÃo BÃsica na Modalidade de EducaÃÃo de Jovens e Adultos no IFCE- campus Fortaleza. O PROEJA, como à mais conhecido, foi instituÃdo no primeiro Governo do presidente Luiz InÃcio Lula da Silva (2003-2006) atravÃs do decreto 5478/2005, tendo sido ampliado pelo decreto 5840/2006 de modo a atender tambÃm a alunos do ensino fundamental. Referido programa, conforme documento base que orienta sua implantaÃÃo, destina-se ao resgate e reinserÃÃo no sistema escolar brasileiro de milhÃes de jovens e adultos, possibilitando-lhes acesso à educaÃÃo profissional na perspectiva de uma formaÃÃo integral. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como abordagem o Estudo de Caso, usando procedimentos como: anÃlise documental, anÃlise bibliogrÃfica, entrevistas e questionÃrios. Apresenta-se inicialmente como aporte teÃrico a ontologia marxiana, momento em que se constitui um debate mais denso no campo das relaÃÃes trabalho e produÃÃo no sistema capitalista, tentando fazer uma correlaÃÃo com o percurso histÃrico da EducaÃÃo de Jovens e Adultos no Ãmbito internacional e nacional. Na sequÃncia, apoiando-se no referencial teÃrico-metodolÃgico do pensamento de Haddad e Di Pierro (2000) fundamenta-se o processo histÃrico da EducaÃÃo de Jovens e Adultos, o que nos ofereceu subsÃdios para compreendermos as relaÃÃes histÃricas oriundas de um projeto de resgate do processo educativo deste nÃvel. Outro ponto importante no que diz respeito ao aporte teÃrico à o debate conceitual sobre educaÃÃo permanentem que trouxemos à cena Edgar Fourie (1970), comparando com os debates existentes no Brasil. à guisa de consideraÃÃes, diante do resultado trazido pela pesquisa, advogamos que a escolarizaÃÃo bÃsica como via de habituaÃÃo do trabalhador, e de forma particular o PROEJA tÃm uma relevante influencia na relaÃÃo do processo de educaÃÃo de jovens e adultos. Contudo, vale ressaltar que no contexto histÃrico ao trabalhador pobre, desqualificado, o Programa assume a forma apenas de ascensÃo social com condiÃÃes de possibilitar acesso aos bens de consumo que o capital produz. Todavia, urge a necessidade de se repensar a execuÃÃo do Programa de modo a possibilitar seu alinhamento com as orientaÃÃes previstas em seu documento norteador, gerando efetivamente condiÃÃes para a realizaÃÃo de uma aÃÃo educativa voltada a emancipaÃÃo humana e nÃo sà a reproduÃÃo das relaÃÃes de produÃÃo capitalistas.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This thesis is part of the online Political Economy, Sociability and Education Program of the Graduation on Brazilian Education from the Federal University in CearÃ, also includes the productions of the research group of the Laboratory for the Study of Labor (LABOR). We chose as the object of study the National Program for the Integration of Professional Education with Basic Education in the Mode of Education of Youth and Adults on-campus IFCE Fortaleza. The PROEJA, as it is known, was set up in the first government of President Luiz InÃcio Lula da Silva (2003-2006) through the decree 5478/2005, having been extended by the decree 5840/2006 with the aim to watch out also the elementary students. This program as the base document that guides its implementation, intended to rescue and reintegrate millions of youth and adults into the Brazilian school system, allowing them access to professional education in the perspective of a full training. This is a qualitative research, and having as the Case of Study approach, taking procedures such as documental analysis, literature reviews, interviews and questionnaires. It presents initially as a theoretical Marxian ontology, when the denser debate is in the field of labor relations and production in the capitalist system, trying to make a correlation with the historical background of Youth and Adults at the international and national fields. Further, relying on the theoretical and methodological thinking of Haddad and Di Pierro (2000) is based on the historical process of Education for Youth and Adults, which offered subsidies in order to understand the historical relationships derived from a rescued project from the educational process at this level. Another important point with regard to the theoretical framework is the conceptual debate on permanent education we brought to the scene from Edgar Fourie (1970), comparing with the existing debates in Brazil. By way of considerations, through the results brought forth by research, we advocate that the basic education as a means of habituation of the worker, and the particular form, PROEJA has a significant influence on the relationship of the education process of young people and adults. However, it is noteworthy that in the historical context to the poor, disqualified working people, the program takes the form only for social conditions to facilitate the access to the goods consumers that the capital produces. However, there is an urgent need to rethink the implementation of the program to enable its alignment with the guidelines set forth in its guiding document, effectively creating conditions for the realization of an educational activity aimed at human emancipation, not just the reproduction of relations of the capitalists productions.
description A presente tese insere-se na linha Economia PolÃtica, Sociabilidade e EducaÃÃo do Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo Brasileira da Universidade Federal do CearÃ, igualmente, integra as produÃÃes do grupo de pesquisa do LaboratÃrio de Estudos do Trabalho (LABOR). Elegemos como objeto de estudo o Programa Nacional de IntegraÃÃo da EducaÃÃo Profissional com a EducaÃÃo BÃsica na Modalidade de EducaÃÃo de Jovens e Adultos no IFCE- campus Fortaleza. O PROEJA, como à mais conhecido, foi instituÃdo no primeiro Governo do presidente Luiz InÃcio Lula da Silva (2003-2006) atravÃs do decreto 5478/2005, tendo sido ampliado pelo decreto 5840/2006 de modo a atender tambÃm a alunos do ensino fundamental. Referido programa, conforme documento base que orienta sua implantaÃÃo, destina-se ao resgate e reinserÃÃo no sistema escolar brasileiro de milhÃes de jovens e adultos, possibilitando-lhes acesso à educaÃÃo profissional na perspectiva de uma formaÃÃo integral. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como abordagem o Estudo de Caso, usando procedimentos como: anÃlise documental, anÃlise bibliogrÃfica, entrevistas e questionÃrios. Apresenta-se inicialmente como aporte teÃrico a ontologia marxiana, momento em que se constitui um debate mais denso no campo das relaÃÃes trabalho e produÃÃo no sistema capitalista, tentando fazer uma correlaÃÃo com o percurso histÃrico da EducaÃÃo de Jovens e Adultos no Ãmbito internacional e nacional. Na sequÃncia, apoiando-se no referencial teÃrico-metodolÃgico do pensamento de Haddad e Di Pierro (2000) fundamenta-se o processo histÃrico da EducaÃÃo de Jovens e Adultos, o que nos ofereceu subsÃdios para compreendermos as relaÃÃes histÃricas oriundas de um projeto de resgate do processo educativo deste nÃvel. Outro ponto importante no que diz respeito ao aporte teÃrico à o debate conceitual sobre educaÃÃo permanentem que trouxemos à cena Edgar Fourie (1970), comparando com os debates existentes no Brasil. à guisa de consideraÃÃes, diante do resultado trazido pela pesquisa, advogamos que a escolarizaÃÃo bÃsica como via de habituaÃÃo do trabalhador, e de forma particular o PROEJA tÃm uma relevante influencia na relaÃÃo do processo de educaÃÃo de jovens e adultos. Contudo, vale ressaltar que no contexto histÃrico ao trabalhador pobre, desqualificado, o Programa assume a forma apenas de ascensÃo social com condiÃÃes de possibilitar acesso aos bens de consumo que o capital produz. Todavia, urge a necessidade de se repensar a execuÃÃo do Programa de modo a possibilitar seu alinhamento com as orientaÃÃes previstas em seu documento norteador, gerando efetivamente condiÃÃes para a realizaÃÃo de uma aÃÃo educativa voltada a emancipaÃÃo humana e nÃo sà a reproduÃÃo das relaÃÃes de produÃÃo capitalistas.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-05-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9904
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295173894995968